A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou a suspensão imediata da criptomoeda $EIKE no Brasil, cujo garoto propaganda é o ex-bilionário Eike Batista.
Como publicado pelo Livecoins nos últimos dias, a criptomoeda de Eike já havia atraído a atenção das autoridades, após ele divulgar seu projeto de criar uma supercana no Brasil.
Para isso, ele buscou a captação de recursos via criptomoeda, um token criado na rede Solana e com foco a atrair investidores dos EUA e Europa.
Agora, com a suspensão, Eike Batista e sua equipe não podem mais captar recursos de brasileiros.
Entenda a suspensão da criptomoeda de Eike Batista pela CVM
Em nota ao público, a CVM divulgou um alerta ao mercado de capitais e ao público em geral sobre a atuação de Eike Fuhrken Batista, Luis Claudio Silva Rubio, Sizuo Matsuoka, Ebx Digital LLC, BRXE Global Holdings LLC, BRXE Brasil Holdings Ltda, BRXE USA Holdings LLC e BRXE Dubai Holdings LLC.
De acordo com o entendimento da autarquia, o site oficial do token tem um forte apelo a captação de recursos de brasileiros investidores. Assim, o regulador entendeu que a prática se deu como oferta de valores mobiliários, sem autorização para isso.
O lançamento de tokens no Brasil é uma prática que deve passar previamente por análise do regulador.
Com o alerta geral ao mercado, a CVM deixa claro que todos os divulgadores da criptomoeda de Eike Batista podem receber multa diária de R$ 100 mil, caso descumpram a determinação. A multa, contudo, não afasta outras futuras medidas administrativas contra os mencionados.
Publicamente, até o fechamento desta matéria, Eike Batista não se manifestou sobre o caso, e suas redes sociais seguem ativas.
Eike Batista disse não ser o dono do token que leva seu nome
Após a recente movimentação de inspeção do regulador sobre o seu token, Eike Batista passou a se manifestar publicamente como um apoiador do projeto.
Isso porque, ele alega que ainda tem processos pendentes contra ele, sendo que seus bens seguem bloqueados pela justiça brasileira. Ou seja, se ele se tornar sócio de alguma empresa, esta pode vir a ter seus bens penhorados também.
Não está claro agora o que ocorrerá com o token de Eike, mas a página que mantém a sua oferta segue ativa e com conteúdos escritos apenas em inglês. Em um vídeo promocional do token, Eike se dirige ao público falando em inglês, dando a entender que não busca captação de brasileiros.
De qualquer forma, a nova suspensão mostra que a CVM está atenta a novos lançamentos de tokens no país.