DREX

“Dá para ter controle com Drex, mas não é para isso que ele serve”, diz Fernando Haddad

Share

O Ministro da Fazenda Fernando Haddad participou no sábado (27) do podcast 3 irmãos e teve de responder sobre o possível controle social que poderia ocorrer com a chegada do Drex.

Em criação pelo Banco Central do Brasil, o Drex é uma nova versão digital do Real brasileiro. Ou seja, a moeda brasileira passaria a deixar de contar com uma produção física em espécie, funcionando apenas em formato digital.

Assim, em conversa com Haddad, o apresentador Rodrigo (TIORRO) questionou o ministro se ele apoia o Drex. “O senhor apoia o Drex? Tem muitos brasileiros com medo do Drex, que vai ter controle e tudo. O que o senhor me fala sobre?“, questionou.

Em resposta, Haddad disse que não há um mecanismo de controle, ainda que dê para existir um com a tecnologia. “Não tem nada de controle. Tem transparência. Não tem controle. Você fala em transparência no Brasil todo mundo associa com o controle. Dá, dá, mas não é para isso que ele serve“, finalizou a resposta o ministro.

Questionado se Drex chega até 2030, Haddad declarou que ataques hackers ao sistema do Pix congelaram a agenda do banco central

Seguindo em sua conversa com os apresentadores, Rodrigo também perguntou ao ministro se ele acredita que a nova moeda digital chega até 2030. “Você acha que até 2030 a gente implanta o Drex no Brasil?“, questionou.

Em resposta, ele lembrou que o BCB é o responsável pela criação, afetada pelos recentes ataques hackers ao sistema do Pix. “Isso é com o Banco Central, não é agenda da Fazenda. Agora mesmo o Banco Central teve que estancar a agenda dele por causa da do hackeamento do Pix“, disse Haddad.

Haddad antes havia falado sobre o sistema Pix, que no atual Governo Lula enfrentou várias fake news. Como uma das mais relevantes, disse que nunca pensou em tributar o pix do brasileiro.

Além disso, destacou que o BC trabalha para blindar o Pix de qualquer interferência internacional, principalmente dos EUA. Ele ainda declarou que, mesmo se as pessoas deixarem de utilizar cartões para utilizar apenas o sistema nacional, que os brasileiros são livres para escolher e que o Pix é uma moeda digital soberana.

Tem uma preocupação deles. O próprio governo americano manifestou é uma certa inconformidade com com o Pix brasileiro. E é uma coisa de desinformada, pô. O Pix é uma moeda digital soberana“, disse.

120% de cashback + produtos Apple! Crie sua conta na BingX e participe da campanha exclusiva para o Brasil: bingx.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Gustavo Bertolucci

Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci
Tags: Haddad