Criptomoedas

Com base em dados históricos de preço do Bitcoin é possível esperar uma tendência de alta para a criptomoeda no final do ano. O site CryptoPotato levantou dados que mostram que na maioria dos anos o preço do Bitcoin aumentou no último trimestre.

Os dados apoiam uma ideia de que o final do ano parece aumentar o otimismo no mercado de criptomoedas. O motivo pode estar ligado a uma tendência similar das ações tradicionais conhecido como “efeito de dezembro” na maioria dos mercados.

Conforme relatado pelo CryptoPotato é comum que o preço do Bitcoin seja afetado por notícias ou eventos globais que muitas vezes parecem ter pouco a ver com o mercado de criptomoedas.

Ao longo dos anos, muitos investidores observaram movimentos de preços do Bitcoin durante os períodos de inverno, primavera, verão e outono, e chegaram a algumas conclusões sobre como os preços se comportam ao longo do ano.

Embora o Bitcoin seja relativamente novo como um ativo em negociação, em seus 10 anos de história os pesquisadores notaram que seu preço tende a diminuir em torno do início do ano. Esse padrão ocorreu em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2018.

Isso parece natural, já que no final de cada ano geralmente experimentamos uma alta de preços.

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----
variação preço bitcoin meses
Variação preço bitcoin em meses. Fonte: CryptoPotato

A partir desta tabela podemos ver que no primeiro trimestre há uma queda de 20,15% no preço médio acumulado em 3 meses do BTC.

Durante o segundo trimestre o preço aumenta em média 45%. No terceiro trimestre os preços do BTC aumentam apenas 3,63% e, finalmente, no 4 trimestre (de outubro a dezembro), vemos um aumento acumulado 73%.

As manifestações anuais de dezembro no mercado de ações tradicional provavelmente tiveram um efeito cascata no mercado de criptomoedas a cada ano.

Existe também uma suspeita que o fim do ano se tornou uma profecia auto-realizável de aumento de preços entre os investidores. Em outras palavras, se um número suficiente de pessoas antecipar um aumento de preços durante o mês de dezembro, elas comprarão mais Bitcoins, fazendo com que o preço suba.

Será interessante ver se essas tendências sazonais continuam válidas nos próximos anos. Por enquanto,esta informação pode ser útil para fazer o swing trade ou investimentos de longo prazo.

Vai acontecer a mesma coisa este ano ? Parece plausível, mas só o tempo dirá!

XDEX: Negocie bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite também para negociar outras 6 criptomoedas com as menores taxas do mercado. Abra sua conta, é grátis!