Daniel Fraga: A opinião do pioneiro do bitcoin no Brasil sobre manifestações

Primeiro youtuber a falar de Bitcoin no Brasil, Daniel Fraga abordava os problemas do Estado pela ótica libertária.

O primeiro youtuber do Brasil a falar de bitcoin, Daniel Fraga, era uma figura conhecida por abordar temas como anarcocapitalismo em seu canal, que chegou a se posicionar contra as manifestações no país.

Isso porque, segundo a opinião de Fraga, as manifestações não servem para nada e não geram resultados práticos de melhorias para a população.

Em um vídeo publicado há sete anos, ele reconhece que já participou de protestos, mas que entendeu durante a ocasião que nenhum deles deu resultados esperados.

“Lembrando que eu já participei de vários protestos no passado. Na época era contra a corrupção e depois eu percebi que, na verdade, eram os protestos errados, ou seja, eles estavam atacando o sintoma do problema e não a causa.”

E a falha dos protestos, segundo o libertário, era o ponto que não adiantava pedir a troca de presidentes, ou o fim da corrupção. Isso porque, o problema “Estado” permanece, independente da troca de pessoas que o comandam.

O que dizia Daniel Fraga sobre manifestações no Brasil?

Na ocasião da gravação dos vídeos de Daniel Fraga, figura polêmica da internet que desapareceu sem deixar rastros, o Brasil vivia um clima de protestos contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Assim, Daniel dizia que pedir a saída de Dilma do poder não seria o fim da corrupção do Brasil.

“Quando você usa o verbo “fora Dilma” você tá falando para sair de algo, sair do cargo de presidente, mas você não tá atacando mal pela raiz, ou seja, o estado. Você tá atacando a pessoa, né? Então você tá dizendo a Dilma vai sair e vai entrar outro no lugar. Mudou alguma coisa? Não mudou nada.”

Na explicação de Daniel Fraga, os libertários como ele entendem haver outras maneiras de lidar com os problemas. Entre algumas de suas opiniões, ele defendia a sonegação de impostos, argumentando que a prática enfraqueceria o estado, ainda que a legislação brasileira considere o ato um crime.

Por fim, Daniel Fraga fazia uma previsão para seus seguidores, dizendo que não importava quantos protestos ocorressem, o final deles seria o mesmo.

“Você quer protestar? Vai protestar. Mas eu já vou fazer uma previsão aqui e anota esse vídeo. Se quiser baixa tá para depois do dia 15 de março, até daqui a um ano, até em 2018 ou quantos anos você quiser. Você pode fazer quantos protestos for, não vai mudar absolutamente nada. Você vai continuar sendo um escravo enquanto o estado estiver mandando e desmandando na sua vida.”

Primeiro a revelar investimentos em bitcoin publicamente no Brasil

Defensor do bitcoin como um mecanismo de soberania monetária, Daniel Fraga é o pioneiro no Brasil a revelar investimentos na moeda digital.

Influente até hoje entre comunidades libertárias, seus vídeos ainda inspiram debates sobre a soberania individual e propriedade privada.

No entanto, o paradeiro de Daniel Fraga não é conhecido há alguns anos, embora algumas movimentações sigam sob rastreio dos seus fãs.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias