“De 5 mil, apenas 40 criptomoedas possuem liquidez”, afirma trader

Siga no
Bitcoin e Altcoins
Bitcoin e Altcoins

Um trader e analista de criptomoedas, Willy Woo, afirmou que pouquíssimas criptomoedas são consideradas “bons investimentos”. O trader utilizou dados do Coinmarketcap para apontar que só 40 criptomoedas possuem liquidez.

De 4987 criptomoedas, só 40 possuem liquidez

O trader defende que de acordo com dados do CoinMarketCap, apenas as 40 principais criptomoedas das 4987 listadas possuem liquidez. O Coinlib têm mais de 6 mil criptomoedas listadas.

Ou seja, criptomoedas “líquidas” são as que oferecem um influxo de mercado suficiente por exemplo, para que investidores institucionais consigam entrar sem “pagar caro demais”.

Um exemplo é o Bitcoin, que só nas últimas 24 horas já negociou mais de US$ 17 bilhões, de acordo com o próprio CoinMarketCap. Isto significa que caso um grande investidor queira comprar hoje US$ 10 milhões em Bitcoin, deverá conseguir sem nenhum problema de liquidez e volume.

Ceticismo da comunidade e manipulação

Parte da comunidade não concordou com o argumento do trader, afirmando que são poucas as criptomoedas que existem há tempo suficiente para “fazer volume”. Isto se você comparar com os volumes do Bitcoin, Ethereum e similares.

No entanto, mesmo que criptomoedas sejam consideradas reservas de valor, o mercado é muito fácil de manipular. O próprio Tether é uma grande “pedra no sapato” da comunidade. Muitos Bitcoiners acreditam que o Tether manipule o valor do Bitcoin há muito tempo.

A falta geral de liquidez no mercado acaba dando poder a pessoas com más intenções. Por exemplo, uma empresa, como a Ripple que detem mais da metade dos tokens XRP criados pode facilmente com essa quantidade, manipular o preço do ativo.

Menos de 1% das criptomoedas tem liquidez

Investidores institucionais estão sendo afastados do mercado justamente pela falta de liquidez. Ou seja, eles não conseguiriam comprar e vender rapidamente um ativo sem abalar seu preço.

Willy Woo, que é um analista de destaque no mercado, compartilhou um gráfico com dados interessantes. No gráfico abaixo, das 50 principais criptomoedas “em volume”,  apenas as 39 primeiras possuem liquidez. Isso significa que somente 0,81% de todas as criptomoedas listadas no Coinmarketcap oferecem liquidez. Um dado um tanto preocupante.

“Os investidores querem liquidez na entrada e liquidez na saída. Pouquíssimas moedas têm liquidez suficiente para serem bons investimentos”, escreveu ele.

Investimentos estão concentrados em Bitcoin e Ethereum

Justamente pelo problema de liquidez, investidores têm evitado diversificar seu portfólio de criptomoedas. Woo explicou que havia dois tipos de investimento – a alocação de ativos e investimento em tecnologia. E os que procuraram alocar em cripto-ativos, evitam criptomoedas que não possuem liquidez.

Sendo assim, investimentos relevantes ficam concentrados nas maiores criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Ripple, apenas por possuírem maior capacidade de negociação.

Woo comenta ainda que o Bitcoin é a criptomoeda que representa todo o setor, caso os investidores queiram investir em criptomoedas. O restante, seriam só “apostas iniciais”, segundo ele.

Cardano sobe 2600% em um ano e se torna a 3ª criptomoeda mais valiosa...

Apesar de o mercado de criptomoedas estar em queda desde segunda-feira (22), a Cardano valorizou 48% nos últimos 7 dias e se tornou a...

Maioria dos mineradores de Ethereum aceitam proposta para reduzir taxas

A grande maioria dos mineradores de Ethereum não devem protestar contra a proposta EIP-1559, que diminui as taxas da rede e, consequentemente, diminui a...
Bitcoin em destaque capa

‘Aprecie com moderação’: como gestoras de fundos de criptomoedas no Brasil veem valorização do...

A grande valorização recente experimentada pelo bitcoin — apesar da correção ocorrida nesta semana — novamente fez o mercado financeiro olhar mais profundamente para...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Maioria dos mineradores de Ethereum aceitam proposta para reduzir taxas

A grande maioria dos mineradores de Ethereum não devem protestar contra a proposta EIP-1559, que diminui as taxas da rede e, consequentemente, diminui a...

‘Aprecie com moderação’: como gestoras de fundos de criptomoedas no Brasil veem valorização do bitcoin

A grande valorização recente experimentada pelo bitcoin — apesar da correção ocorrida nesta semana — novamente fez o mercado financeiro olhar mais profundamente para...

Líder da pirâmide com Bitcoin, ArbCrypto, é preso em Minas

Um dos fundadores da empresa ArbCrypto - que atuava com arbitragem de criptomoedas - Alexandre Cesário Kwok, foi preso em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nesta quinta-feira (25). Havia...

Bitcoin pode registrar maior queda semanal desde março de 2020

O preço do Bitcoin está em forte queda nesta sexta-feira (26). Com uma perda de 7% nas últimas 24 horas, o ativo digital está...

Tether cria dólares do nada, igual ao Fed, diz Pompliano

Um processo contra a Tether e a corretora Bitfinex foi encerrado no inicio desta semana, de acordo com a decisão, empresa enganou clientes e o...