Departamento de Justiça dos EUA dá “patada” na Binance após corretora implorar por elogios

A agência disse basicamente o seguinte: "A Binance não fez mais que sua obrigação". 

Siga no
Dedo encostando em aplicativo da Binance
Dedo encostando em aplicativo da Binance

A Binance é sem dúvida uma das mais importantes forças do criptomercado, sendo a maior exchange da indústria. Mas isso não quer dizer que ela não é vista em situações no mínimo estranhas. Dessa vez, o Departamento de Justiça dos EUA teve que pedir para a Binance parar de pedir que o governo enviasse uma carta de agradecimento à exchange. 

Exatamente isso, segundo um artigo da Bloomberg a Binance pediu que o Departamento de Justiça enviasse cartas de agradecimento após ter auxiliado as entidades em diferentes operações contra lavagem de dinheiro. Ou seja, ela queria um tipo de validação, implorando por agradecimentos do Departamento de Justiça.

Fontes da Bloomberg afirmam que os pedidos de agradecimento irritaram tanto o Departamento de Justiça que ele enviou várias ordens para o FBI, para o Serviço Secreto e à Receita Federal para que eles parem de assinar as cartas de agradecimento.

O e-mail enviado pelo Departamento de Justiça argumenta que a Binance é obrigada por lei a cooperar com investigações criminais, por isso, notas de apreciação não devem ser necessárias.

A agência disse basicamente o seguinte: “A Binance não fez mais que sua obrigação”. 

Mas antes de que as ordens para parar as cartas chagassem, a Binance recebeu vários elogios e agradecimentos de diferentes agências regulatórias do mundo, com o Bloomberg destacando um investigador do Reino Unido e a Receita Federal dos EUA.

A situação, claro, chamou a atenção de muitos que acompanham o criptomercado, com pessoas achando estranho o comportamento “pidão” da Binance.

“A parte estranha não é o DOJ dizendo ‘pare’, mas o fato de que a Binance estava pedindo que agentes da lei enviassem cartas de agradecimento. Isso é algo totalmente bizarro de se fazer. Eu nunca ouvi falar disso antes e nem consigo imaginar o para que isso serviria.”

No entanto, o objetivo da exchange é bem claro: Com muitas cartas de agradecimento por ajudar autoridades de diferentes países a pressão em cima da corretora pode diminuir.

Vale lembrar que a Binance está sempre na mira dos órgãos regulatórios, principalmente quando o assunto é o compliance com as muitas normas de KYC e anti-lavagem de dinheiro aplicadas em diferentes jurisdições.

A Binance então estaria tentando aliviar sua barra com esses agradecimentos ou será que a companhia apenas gosta de ser elogiada?

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

O Ethos de um Bitcoinheiro

Desde que eu caí na toca do coelho, algo sempre chamou a minha atenção: como os bitcoinheiros possuem um ethos próprio bastante particular. Primeiro,...
Moedas físicas de Bitcoin em várias cores

Fundo de Investimentos em Cingapura anuncia compra de Bitcoin “físico”

Um fundo de investimentos baseado em Cingapura anunciou uma nova compra de Bitcoin "físico", o que causou surpresa no mercado local. O setor financeiro tradicional...
Jogador do Flamengo Gabriel Barbosa

Token do Flamengo despenca após derrota para o Palmeiras na Libertadores

Nas últimas 24 horas, o fan token do Flamengo despencou mais de 27%, após o clube ser derrotado pelo Palmeiras na final da Copa...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias