Departamento do Tesouro dos EUA quer ferramenta para rastrear Bitcoin

Movimento mostra que secretária Janet Yellen começou a cumprir sua promessa contra o Bitcoin.

Siga no
Departamento de Tesouro dos Estados Unidos
Departamento de Tesouro dos Estados Unidos - foto por EDrost88 disponível em Flickr

A agência dos Estados Unidos responsável pela implementação de sanções contra empresas, parte do Departamento do Tesouro, quer uma ferramenta capaz de rastrear o uso de Bitcoin. O edital para captar a solução foi publicado na última terça-feira (4).

O Office of Foreign Assets Control (OFCA) é o órgão que busca a implementação da nova ferramenta. Após a criação, a agência espera que mais dados sobre pessoas e empresas sancionadas tenham suas consultas facilitadas.

A nova busca por uma ferramenta capaz de rastrear Bitcoin deixou claro o interesse em identificar usos da criptomoeda, associando transações e endereços a pessoas.

OFCA, parte do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, quer rastrear Bitcoin de pessoas com sanções econômicas

Os Estados Unidos nutrem uma disputa política e econômica contra vários países e políticos pelo mundo. Territórios como Cuba, Rússia, Irã, Venezuela e Coreia do Norte são alguns exemplos dos principais países a receber sanções, em algum nível, dos EUA.

Para controlar e emitir algumas dessas sanções, ao nível nacional e global, o OFCA é o órgão responsável. Dessa forma, a Lista SDN, por exemplo, sempre que é atualizada causa temor em políticos e países pelo mundo.

Quem consta na lista SDN é proibido de fazer negócios com pessoas e empresas nos Estados Unidos. Contudo, caso a transação tenha sido feita com Bitcoin, os Estados Unidos ainda não conseguem identificar.

Tudo está prestes a mudar, visto que a OFCA lançou um edital público, com a intenção de criar uma ferramenta capaz de rastrear endereços Bitcoin e transações da criptomoeda.

Com a nova ferramenta, segundo apurou o The Block, intervenções nos Estados Unidos feitos por agentes russos, sejam ataques cibernéticos ou influência em eleições, poderiam diminuir.

Ferramenta tem que permitir acesso de vários funcionários da OFCA e ser apresentada até o próximo dia 25 de maio

A OFCA quer uma ferramenta para rastrear Bitcoin que dê acesso simultâneo a pelo menos cinco funcionários. Além disso, há o interesse em conhecer duas ferramentas capazes de realizar a tarefa.

O edital, aberto no dia 4 de maio, estará aberto até o dia 25 deste mês.

“Essas ferramentas serão usadas para preparar os investigadores do grupo Office of Global Targeting (OGT) da OFAC para analisar e rastrear transações de moeda virtual, por exemplo, Bitcoin, a fim de coletar informações de atribuição sobre as partes envolvidas que a OGT pode colocar na Lista SDN. Essas ferramentas serão usadas especificamente para apoiar a implementação de sanções cibernéticas levada a cabo pela OFAC.”

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, órgão acima do OFAC, é comandado hoje pela Secretária Janet Yellen.

Indicada pelo presidente Joe Biden, Yellen é uma critica do Bitcoin desde sua chegada ao tesouro nacional dos EUA.

Em fevereiro de 2021, a comunidade Bitcoin mundial viu uma declaração de guerra feita por Janet contra às criptomoedas.

De qualquer forma, ela já havia prometido lutar contra transações de Bitcoin que podem ser realizadas por criminosos, sendo a nova ferramenta um dos primeiros movimentos para cumprir sua promessa.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Dogecoin. Imagem:ShutterStock

CVM da Tailândia bane Dogecoin e NFTs

Aparentemente a Comissão de Valores Mobiliários da Tailândia não é grande fã de artes digitais. O órgão regulador baniu os NFTs e todas as...
Bandeira dos Estados Unidos e Cuba com Dólar no meio

Cuba bane dólar do país a partir da próxima semana

O Banco Central de Cuba anunciou que a partir da próxima segunda-feira (21), o dólar será banido temporariamente da ilha. A medida é uma...
Peso Argentino do Banco Central da Argentina e Bitcoin

BC da Argentina investiga nove empresas que trabalham com Bitcoin

O BC da Argentina está investigando o uso de Bitcoin em nove fintechs que podem ter descumprido a legislação de investimentos do país. A...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias