O deputado federal Ivan Valente (PSOL-RJ) utilizou seu tempo na tribuna da Câmara dos Deputados para criticar o que chamou de golpe da criptomoeda de Javier Milei, presidente da Argentina.
Embora não tenha nenhum indício de que brasileiros caíram no golpe da $LIBRA, promovida na conta do presidente argentino, o deputado brasileiro julgou necessário criticar a situação no país.
Assim, Valente declarou que Milei promoveu um golpe e armou um circo para ofuscar sua participação no esquema fraudulento.
Deputado do PSOL critica golpe de criptomoeda promovida em perfil de Javier Milei na Argentina e associa com Bolsonaro
O deputado PSOL aproveitou a trapalhada cometida pelo presidente Javier Milei para atacar ele e Jair Bolsonaro, a quem citou ser um apoiador de seu mandato.
De acordo com Ivan Valente, Milei é um dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem convidou para sua posse como mandatário na Argentina.
Vale lembrar que, embora Bolsonaro não tenha nenhuma relação com o golpe da Libra e nunca se associou publicamente a nenhuma memecoin, sua conta no X foi invadida no início de 2025, para divulgar uma criptomoeda suspeita chamada $BRAZIL, que depois se provou um golpe.
De qualquer forma, Valente associou o caso até ao pedido de anistia de deputados da oposição, que pedem liberdade para todos no caso de 8 de janeiro.
“Quero falar de impeachment hoje, mas não é do Lula não, é do Milei. Enquanto eles brigam se querem anistia ou impeachment, entende, depois dos crimes em série do facínora que o faz com crueldade, o Bolsonaro. O Milei, da qual mais de 20 deputados e o Bolsonaro foram aqui na posse babar, cometeu uma criminalidade em série. Ele lançou uma criptomoeda e patrocinou no Twitter dele, ou seja, na rede social dele. Presidente da República. Hoje ele tá sendo acusado por vários crimes. O pior de tudo é que ele montou um circo para se justificar que ele não promoveu, apenas divulgou. A criptomoeda dele se chama Libra, 40 mil pessoas entraram no golpe, 4 bilhões de reais subiu e desceu que nem um foguete, era jogo combinado para ganhar dinheiro.”
Em continuação a sua explicação, Valente voltou a citar Bolsonaro ao chamar Milei de “picareta”.
“Este picareta presidente da Argentina, amigo do Trump. Então é igual o Bolsonaro: é a turminha da extrema-direita corrupta e fascista e que está em jogo. Só que ele cometeu um deslize que vai, pode lhe custar um mandato, e uma pena na justiça. Por isso hoje ele tá desmoralizado, a bolsa de valores lá em Nova York caiu, e ele é chamado lá do bobo de Wall Street.”
Milei não se pronunciou mais sobre caso da criptomoeda, fundador do projeto sumiu
O golpe da Libra eclodiu no dia 15 de fevereiro de 2025, arrasando o dinheiro de investidores que confiaram na mais nova memecoin que surgiu na rede Solana. Deste então, o responsável pela criação do projeto sumiu, sendo sua última aparição em um podcast, onde disse que sua vida corria risco.
Já Javier Milei, investigado pela oposição e pelo seu próprio governo, a pedido dele mesmo, também silenciou sobre o caso, indicando que não pretende se expor ainda mais. De qualquer forma, o caso segue sem uma resolução, com críticos de todo o mundo apontando para a fraude.