Deputado do PT questiona privacidade do PIX

Uma pesquisa apontou que a população até conhece o novo sistema do Banco Central, mas ainda há muita dificuldade em fazer o uso dele.

Siga no
Deputado Estadual PT Ceará Acrísio Sena
Acrísio Sena/Facebook

Um deputado do Partido dos Trabalhadores (PT) questionou a privacidade do PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. O questionamento veio após os resultados de uma pesquisa sobre o tema.

Com a chegada definitiva do PIX no último dia 16 de novembro, os brasileiros conheceram a novidade. Promovida há alguns meses pelo Banco Central do Brasil, o PIX seria uma inovação para sufocar às criptomoedas no país.

Além disso, o PIX poderia substituir o TED e o DOC, antigos sistemas de transferências bancárias. Com menos taxas e com funcionamento ininterrupto, sete dias por semana, o PIX ainda é alvo de desconfianças.

Uma delas é a privacidade das transações, um assunto sério principalmente em tempos de LGPD.

Após pesquisa, Deputado estadual do PT no Ceará questiona qual a privacidade do PIX

Com uma semana de funcionamento, o Banco Central do Brasil deve divulgar o balanço do PIX nesta terça (24). É esperado que os dados sobre o funcionamento do sistema e transações sejam apresentados à população.

O sistema, que ainda é gratuito para algumas transações, permite transferências entre bancos a qualquer hora. Com a novidade, o PIX recebe atenção também de alguns críticos da novidade.

Para o Deputado estadual do Ceará pelo PT, Acrísio Sena, o PIX ainda é nebuloso para a população. Com o mundo todo atravessando uma crise na economia e saúde, é normal haver um receio em aderir a nova tecnologia de pagamentos.

No entanto, tudo poderia ser pior com possíveis intervenções do governo no PIX, declarou o deputado. De acordo com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Acrísio espera que o Bacen seja claro com as informações do PIX. A privacidade foi uma das preocupações do parlamentar.

“Qual o controle do Governo sobre estas transações? Qual o nível de fiscalização? Como fica a privacidade das pessoas? As transações via Pix serão tributadas? Se sim, em qual percentual? São diversas dúvidas que surgem, agravadas pela total inoperância da equipe que hoje ocupa o Ministério da Fazenda”, declarou o deputado.

Em relação à tributação do PIX, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem falado sobre o assunto. Em aparições públicas, Guedes deixa claro que o PIX deverá ser tributado, mas ainda não há definições sobre o assunto.

Pesquisa aponta que grande parte dos brasileiros ainda não sabe usar o PIX

Em uma pesquisa encomendada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, fica claro que o PIX ainda é um mistério para muitos. Cerca de 66,7% dos entrevistados deixaram claro que ouviram falar do PIX, mas não sabem como usar a ferramenta.

Os outros 33,3% afirmaram que conhecem e já utilizam o PIX em suas transações. Na pesquisa nenhum dos respondentes declarou não conhecer o PIX, outro dado que chamou atenção.

De qualquer forma, para um economista ouvido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, cabe aos bancos e ao Banco Central desmistificar o sistema. Ou seja, sanar dúvidas de clientes e ensinar como utilizar as chamadas chaves privadas deve ser um processo contínuo.

Em um artigo do Tribunal de Contas de MT recente, o autor afirmou que as “Criptomoedas levarão vantagem em relação ao Pix”. Ainda assim, o Bacen luta para fazer o sistema nacional ganhar essa disputa, mesmo com questões como a privacidade, sendo cada vez mais colocadas em destaque.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Agenda de Davos em 2021, o Fórum Econômico Mundial, conta com duas palestras sobre criptomoedas

Fórum Econômico Mundial terá duas palestras sobre criptomoedas

Com duas palestras sobre criptomoedas de bancos centrais nos próximos dias, o Fórum Econômico Mundial começa neste domingo (24). Em 2021, o Fórum de...
Filme sobre Bitcoin na Prime Video Cryptopia Bitcoin, Blockchains

Filme sobre Bitcoin na Amazon Prime ganha legenda em português

Mais uma opção de aprendizado sobre Bitcoin está disponível na Amazon Prime Video. Com legendas em português, o filme documentário lançado em 2020 é...

Apresentador aconselha ganhador de loteria a investir 5% em Bitcoin, $ 731 milhões

O apresentador do Mad Money, da CNBC, Jim Kramer, ofereceu sua estratégia de investimento ao vencedor da loteria dos Estados Unidos. O sortudo ganhou...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Filme sobre Bitcoin na Amazon Prime ganha legenda em português

Mais uma opção de aprendizado sobre Bitcoin está disponível na Amazon Prime Video. Com legendas em português, o filme documentário lançado em 2020 é...

Apresentador aconselha ganhador de loteria a investir 5% em Bitcoin, $ 731 milhões

O apresentador do Mad Money, da CNBC, Jim Kramer, ofereceu sua estratégia de investimento ao vencedor da loteria dos Estados Unidos. O sortudo ganhou...

Chainlink bate recorde histórico de preço e supera Litecoin

A criptomoeda Chainlink (LINK) bateu um novo recorde de preço e passou a ser negociada acima dos 25 dólares (R$ 130), isso fez a...

Bancos fecham contas de Trump com milhões de dólares

Quatro bancos cortaram relações com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e fecharam suas contas. O Bank United, onde Trump tinha entre US...

Desligamento de mineradoras no Irã não afeta hashrate do Bitcoin

O hashrate do Bitcoin parece não ter sido perturbado, mesmo com notícias do Irã apreendendo 47 mil equipamentos de mineração e fechando fazendas por...