Deputado pergunta a Paulo Guedes por que Real digital é mais seguro que bitcoin

O ministro da Economia, Paulo Guedes, discursa durante congresso Mercado Global de Carbono, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, zona sul da cidade.
O ministro da Economia, Paulo Guedes. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um deputado federal pede esclarecimentos ao ministro da Economia Paulo Guedes sobre o Real digital, visto que o Bacen alega que este será mais seguro que o bitcoin. A moeda digital brasileira ainda não saiu do papel e sua teoria já traz desconfiança.

Isso porque, o Banco Central do Brasil estuda a tecnologia blockchain nos últimos anos e procura entender como pode tirar vantagens dessa para criar sua própria versão de moeda digital. As CBDCs são uma forma que os bancos centrais de todo mundo encontraram de combater o crescimento do bitcoin, que segue chamando atenção pelo mundo.

Em menos de 1 ano, por exemplo, dois países de continentes diferentes já tornaram o bitcoin uma moeda de curso legal, sendo estes El Salvador e República Centro-Africana.

Deputado federal pede que Paulo Guedes explique vantagens do Real digital sobre o bitcoin

As CBDCs são as tecnologias que bancos centrais esperam criar moedas digitais, embora os países estejam procurando criar suas próprias versões desse dinheiro. Ou seja, as moedas nacionais passarão para moedas digitais em breve, uma realidade que permite que autoridades do governo tenham acesso a informações de consumo de toda população.

Dessa forma, o Deputado Federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), protocolou na Câmara dos Deputados na última terça-feira (31) um requerimento de informações que deverá ser encaminhado ao Ministro Paulo Guedes.

“Requer informações para Excelentíssimo Senhor Ministro da Economia, Paulo Guedes, informações sobre Real Digital, uma moeda digital.”

Deputado Capitão Alberto Neto
Deputado Capitão Alberto Neto. Billy Boss/Câmara dos Deputados

Segundo o parlamentar, o ministro terá que responder três questões sobre o Real digital. A primeira delas é “Como o Real Digital pode impactar a economia e os brasileiros?“.

Já a segunda questão, o deputado entra na questão de comparar o Real digital com o bitcoin, moeda que já funciona há 13 anos de forma ininterrupta.

2- O bitcoin foi desenvolvido como uma resposta direta à crise financeira americana (imobiliária), qual o objetivo do desenvolvimento do Real Digital?

Por fim, o Capitão Alberto questiona sobre qual é a garantia do sistema proposto pelo Banco Central do Brasil. As respostas, assim que aprovadas pela Câmara, deverão ser encaminhadas para que Paulo Guedes responda sobre o assunto.

Em agosto de 2021, dias após o Faraó dos Bitcoins ser preso, este mesmo deputado pediu explicação da PF sobre golpes com Bitcoin, dizendo que as criptomoedas cresciam no gosto dos criminosos.

Real digital adiado para 2023

Na última segunda-feira (30), um representante do Bacen participou de um evento público da Febraban. Naquela ocasião, o tema principal era justamente sobre o Real digital.

Assim, com planos de lançar testes do sistema já em 2022, a greve dos servidores do banco central adiou tudo para 2023. Mesmo assim, o sistema segue sendo avaliado pela autarquia e por toda sociedade, que ainda desconfia que a tecnologia possa ser segura.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias