Deputado quer homenagear policiais que encerraram pirâmide de Bitcoin

Crime teria chamado atenção na capital mineira, com líder do esquema se passando por Jesus Cristo.

Siga no
Medina Bank foi uma pirâmide encerrada pela Polícia Civil de Minas Gerais
Medina Bank foi uma pirâmide encerrada pela Polícia Civil de Minas Gerais/Reprodução

Um deputado estadual de Minas Gerais apresentou um requerimento para homenagear os policiais civis que encerraram uma pirâmide de Bitcoin. O golpe Medina Bank lesou inúmeros investidores na capital do estado.

Os crimes de pirâmides financeiras não são novos no mundo, pelo contrário, são aplicados em investidores há dezenas de anos. Esses golpes financeiros, inclusive, passam por análise na Câmara dos Deputados, com uma audiência pública acontecendo na última quarta-feira (26).

Normalmente, para atrair investidores, os líderes desses esquemas prometem rendimentos altos sobre o dinheiro aportado. Além disso, prometem benefícios por indicações, com a prática de marketing multinível.

Para encerrar esses esquemas, autoridades brasileiras, como a polícia civil, federal e ministérios públicos estaduais e federal conduzem investigações após denúncias de vítimas dos negócios.

Após as investigações, são analisados os dados, e caso a justiça autorize, operações policiais são conduzidas. Após fazer 500 vítimas em Belo Horizonte, esse foi o fim da Medina Bank.

Deputado estadual de Minas Gerais quer homenagear policiais que prederam líderes de esquema

Em março de 2021, o Livecoins noticiou o fim da pirâmide financeira Medina Bank. Os principais líderes do esquema foram presos pela polícia civil de Minas Gerais, em cumprimentos de mandados de busca e apreensão da Operação “Medina”.

Os líderes moravam em uma casa de luxo na capital do estado, custeando um aluguel de R$ 18 mil. Para isso, teriam criado um esquema com a imagem do Bitcoin, que simulava supostos investimentos com alta rentabilidade.

As promessas de 15% ao mês acabaram em problema, com o negócio certamente indo à ruína e deixando de pagar os investidores, como é comum nestes golpes. A delegada que apurou o caso, Monah Zein, disse em uma coletiva recente que o líder do negócio já teria sido colocado em prisão domiciliar pela justiça.

Mesmo assim, o que chamou atenção no golpe é que o líder do esquema se passava até por Jesus Cristo, para convencer as pessoas a investir na pirâmide. Com o golpe, cerca de 500 clientes da fraude ficaram sem seus recursos.

Passado a fase mais importantes das investigações, agora o Deputado Estadual Sargento Rodrigues (PDT), quer homenagear os policiais que atuaram na prisão dos líderes do golpe.

Para isso, foi apresentado um requerimento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, publicado no Diário do Legislativo nesta quinta-feira (27).

Deputado apresenta requerimento para homenagear policiais que encerraram pirâmide de Bitcoin em Belo Horizonte
Deputado apresenta requerimento para homenagear policiais que encerraram pirâmide de Bitcoin em Belo Horizonte/Diário do Legislativo

O requerimento de n.º 8.077/2021 será encaminhado para a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, que deverá dar o parecer quanto a possível homenagem.

Esse documento seria um dos primeiros já apresentados para homenagear policiais que combateram pirâmides de Bitcoin no Brasil, modalidade de golpe comum nos últimos anos. Procurado para comentar o caso, o deputado não respondeu até o fechamento da matéria.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki diz que crash do Bitcoin é uma “excelente notícia” – “Hora de...

Não é segredo para ninguém que o mercado de criptomoedas está em um período bem complicado, com uma correção que começou na virada do...
XP Investimentos e gráficos ao fundo

XP Investimentos lança fundo focado em metaverso

A XP Investimentos e a corretora Rico anunciaram nesta segunda-feira (24) um fundo focado no metaverso, que estará disponível para seus clientes. A XP...

Nova ameaça ao Ethereum? Fantom ultrapassa Solana, BSC e Avalanche

Com o setor DeFi ainda sendo um ponto importante para o mercado de criptomoedas e diferentes ecossistemas, uma rede está se destacando em relação...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias