Desenvolvedor consegue fazer GameBoy minerar Bitcoin

O Gameboy tem um rendimento de US $ 2 a cada 100 mil anos nas condições atuais.

Siga no

Aproveitando a tendência atual de mineração de criptomoedas, um desenvolvedor teve a ideia de modificar um console Nintendo Game Boy, lançado em 1989, para minerar Bitcoin.

Em um vídeo que foi publicado no Youtube, o programador e modder identificado como “stacksmashing” mostra todo o processo necessário para tornar o game Game Boy capaz de minerar a criptomoeda.

“Para minerar, precisamos nos comunicar de alguma forma com um nó Bitcoin que se comunica com a rede do Bitcoin e nos fornecerá os dados necessários para a mineração. Também precisamos anunciar nosso bloco caso consigamos minerar um, mas o Game Boy não tem Wi-Fi nem nada, então como podemos fazer com que ele se comunique com o nó Bitcoin?”

O primeiro problema foi colocar Internet no vídeo game portátil, para isso ele usou uma placa Raspberry Pi. Depois disso, ele conseguiu fazer uma interface entre o Game Boy e o computador, fazendo o GameBoy ser capaz de se conectar a rede do Bitcoin.

“Felizmente, o Game Boy tem uma porta de link, que normalmente é usada para realizar transações de Pokémon e outras coisas muito importantes, mas para mineração, podemos usá-la para nos comunicarmos com um computador. Para construir um adaptador de cabo de link para USB, decidi usar o Raspberry Pi Pico, pois torna muito fácil implementar todos os tipos de protocolos IO, e eu estava realmente ansioso para fazer uso disso.”

Depois ele usou uma aplicação para desenvolver jogos, e com ela, desenvolveu um software pequeno que permitia o GameBoy minerar a criptomoeda.

A ROM resultante do código foi disponibilizada no Github, então qualquer pessoa que tenha um GameBoy antigo pode repetir o processo para minerar a criptomoeda.

Minerar Bitcoin no GameBoy dá lucro?

Lançado há mais de 30 anos, o console da Nintendo produz 0,8 hash por segundo. Para efeito de comparação, um equipamento de mineração ASIC moderno produz cerca de 100 terahashes – 125 trilhões a mais.

Nesse ritmo, a mineração de um único Bitcoin levaria vários bilhões de anos no console. Colocando em outra perspectiva, o Gameboy tem um rendimento de US $ 2 a cada 100 mil anos.

A ideia de usar dispositivos antigos para fazer algo fora do comum não é nova. Entre os usuários da Internet, existe um “desafio” de rodar o jogo DOOM em todos os tipos de dispositivos que não foram feitos para isso.

O Nintendo Game Boy original tem um processador Sharp LR35902 de 8 bits com frequência de 4,2 MHz. A quantidade de RAM é de 8 KB e 8 KB adicionais são alocados para a memória de vídeo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Nova atualização do Bitcoin pode dividir comunidade e criar “novo” Bitcoin

Ao que parece, a nova atualização do Bitcoin pode dividir a comunidade da moeda digital e criar uma nova moeda, assim como aconteceu em...

Alta do Dogecoin criou 1.351 novos milionários no mundo

A alta recente da criptomoeda Dogecoin transformou mais de 1300 pessoas em novos milionários. A moeda disparou mais de 40.000% em um intervalo de...

Próxima queda do mercado cripto será brutal, alerta “Cobra”, dono do bitcoin.org

O mercado de criptomoedas é cheio de altos e baixos, ao longo de 12 anos os investidores viram períodos de altas constantes, chamados de...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias