“Dia do Trader de Criptomoedas” será votado por comissão em SP

Dia para homenagear profissionais que compram criptomoedas e vivem disso pode ajudar a tornar profissão legalizada.

Jovem trader apontando para os dados na tela do computador com caneta e segurando Bitcoin
Jovem trader apontando para os dados na tela do computador com caneta e segurando Bitcoin

O cômico “Dia do Trader de Criptomoedas” será votado em sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, na Câmara Municipal de São Paulo nesta quarta-feira (9).

Conforme divulgado pelo Livecoins em novembro de 2021, o vereador Alessandro Guedes (PT-SP) apresentou o projeto de lei para ser comemorado anualmente essa data na cidade. Assim, caso seja aprovado, o dia 23 de agosto seria a data em que os traders teriam homenagens.

Vale ressaltar que todas as datas festivas da comunidade de criptomoedas foram criadas apenas pela própria comunidade, como o Bitcoin Pizza Day, por exemplo, comemorado anualmente em 22 de maio. Já o dia do lançamento da rede Bitcoin, em 3 de janeiro, também é uma data comum de ser comemorada.

Mas políticos começam a querer deixar suas marcas no “calendário do Bitcoin”.

Dia do Trader de Criptomoedas será votado nesta quarta

A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de São Paulo marcou a 1.ª Reunião Ordinária semipresencial de 2022 para essa quarta-feira, às 14 horas. Serão apreciadas na comissão 52 propostas de vereadores, como nomes de praças, entre outras mais.

E na sessão de títulos e honrarias, será votada a proposta de criação do Dia Municipal do Profissional de Trader e Operadores de Criptomoedas no Município de São Paulo, que se aprovada segue sua tramitação na casa legislativa.

E o que chama atenção para a justificativa dessa proposta a ser analisada nas próximas horas é que caso um dia fosse criado para a profissão no Brasil, isso poderia ajudar essa a ser regulada, destacou o vereador.

“Mas, por que celebrar o DIA MUNICIPAL DO PROFISSIONAL DE TRADER E OPERADORES DE CRIPTOMOEDAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, é a possibilidade de fortalecer a luta para buscar a inclusão desta atividade na listagem de profissões regulamentadas.”

Ele também deixa claro que a data escolhida envolve a criação da primeira bolsa de valores do Brasil, ainda que o mercado financeiro de ações não tenha uma relação com as criptomoedas, que são tecnologias de pagamentos.

De qualquer forma, vereadores deverão se reunir para decidir se o projeto avança ou se ele não merece prosperar.

Pressão por regulação do setor?

O mercado de criptomoedas tem sido alvo de pressão por reguladores de todo mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente Joe Biden deverá publicar uma medida em breve para dar o tom da pressão a este mercado.

No Brasil, seguindo o mundo, há debate da Câmara dos Deputados e Senado Federal para regulamentar as criptomoedas e empresas que atuam no setor. Ou seja, o projeto de se criar um dia do trader, aparentemente uma honraria, pode ser apenas mais uma pressão a ser colocada no mercado em prol da regulação das empresas do setor.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias