“Difícil explicar queda do ouro”, diz grande banco

A queda do preço do metal tem sido vista principalmente em um contrato futuro, o mais líquido hoje. Ao mesmo tempo, o Bitcoin registrou o maior fechamento diário de sua história. Ambos são ativos considerados ideais para momentos de crise.

Siga no
Valor do ouro em queda
Barras de ouro

De acordo com a visão de um banco, está difícil explicar o momento de queda no preço do ouro nos mercados. Ainda assim, o preço do bitcoin alcançou a alta histórica e o movimento poderia até ter uma relação, segundo especialista.

O ouro é tradicionalmente um ativo de proteção contra crises financeiras, ou seja, um hedge. Em 2020, o valor do metal teve uma boa valorização, ao passo que a pandemia se intensificou.

Mesmo sem sinais claros de uma vacina que poderia apaziguar o vírus, o ouro está com preços em queda. Um dos contratos de negociações do metal mais líquidos hoje, perdeu grande valor na última segunda-feira (30/11).

No momento da queda do ouro, o Bitcoin registrou o maior fechamento diário de sua história.

Para banco, é um momento difícil de explicar com a queda do ouro nos mercados

Nos últimos dias, o otimismo com uma possível vacina contra a COVID-19 já havia pressionado o ouro. E o momento certamente continua de desafios para quem ainda acredita na alta do metal.

Isso porque, o valor do ouro em alguns investimentos tem caído e mostrado indefinições. O contrato mais ativo do ouro em negociação na Comex caiu 0,4%. Este contrato, de acordo com o Estadão, seria de entrega de onça-troy do ouro para fevereiro de 2021.

A Comex é a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), parte da CME Groups. A empresa também negocia contratos futuros de bitcoin.

A queda do ouro inclusive poderia novamente ter relação com notícias de uma vacina. Isso porque, na segunda-feira a farmacêutica Moderna anunciou que sua vacina registrou eficácia de 94% em pacientes contra o coronavírus.

Ou seja, a queda ou alta do ouro poderia estar relacionada com o lançamento (ou não), de uma vacina contra a COVID-19. Mas o banco Commerzbank, segundo maior da Alemanha, declarou que a queda do ouro não faz sentido ainda.

O banco teria declarado, segundo o Estadão, que é difícil encontrar fundamentos para a queda do ouro. Dessa forma, o banco não vê uma relação da produção da vacina com a desvalorização do metal nos mercados.

Bitcoin registra forte movimento de alta e testa U$ 20 mil

Enquanto os comprados em ouro repensam suas posições, o Bitcoin registrou nova alta histórica. Ao se aproximar de U$ 20 mil, o preço da moeda digital animou investidores.

Para o especialista financeiro Edward Moya, da empresa Oanda, o ouro foi substituído por criptomoedas. De acordo com o Estadão, o especialista acompanha o movimento em que investidores trocam metais preciosos por criptomoedas.

Ou seja, a nova alta do Bitcoin poderia até ter relação com a pressão vendedora do ouro. Apesar disso, o especialista reforçou que a perspectiva de longo prazo do ouro ainda é de alta.

Para voltar a se valorizar, basta que bancos centrais imprimam mais dinheiro nos mercados. Um movimento assim daria força para o metal novamente, diz o especialista. E no radar desses movimentos, tanto o FED, quanto o BCE, declararam recentemente que estão prontos para ligar suas impressoras.

Por fim, ouro e Bitcoin continuam como ativos de proteção na mira dos investidores. Ainda sim, em 2020, o Bitcoin deu mais retorno a quem acreditou na sua tecnologia.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Coluna do TradingView: Bitcoin explode a máxima histórica e retoma alta

Moedas retomam alta após romperem o tão disputado topo histórico. Confira a visão dos analistas do TradingView sobre o momento do mercado. Dann Trade Crypto Estamos...

Valor de mercado do Bitcoin supera todas as empresas da B3

Nesta terça-feira (13) o Bitcoin bateu um novo recorde histórico e passou a ser negociado acima de 63 mil dólares. A alta fez a...
Imagem: Freepick

Dinheiro com data de vencimento e dívidas excessivas. Bitcoin resolve isso!

Estudos estimam que a dívida global representa 355% do PIB mundial, ou seja, o boleto do cartão de crédito mundial é de aproximadamente 284...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias