“Difícil explicar queda do ouro”, diz grande banco

A queda do preço do metal tem sido vista principalmente em um contrato futuro, o mais líquido hoje. Ao mesmo tempo, o Bitcoin registrou o maior fechamento diário de sua história. Ambos são ativos considerados ideais para momentos de crise.

Siga no
Valor do ouro em queda
Barras de ouro

De acordo com a visão de um banco, está difícil explicar o momento de queda no preço do ouro nos mercados. Ainda assim, o preço do bitcoin alcançou a alta histórica e o movimento poderia até ter uma relação, segundo especialista.

O ouro é tradicionalmente um ativo de proteção contra crises financeiras, ou seja, um hedge. Em 2020, o valor do metal teve uma boa valorização, ao passo que a pandemia se intensificou.

Mesmo sem sinais claros de uma vacina que poderia apaziguar o vírus, o ouro está com preços em queda. Um dos contratos de negociações do metal mais líquidos hoje, perdeu grande valor na última segunda-feira (30/11).

No momento da queda do ouro, o Bitcoin registrou o maior fechamento diário de sua história.

Para banco, é um momento difícil de explicar com a queda do ouro nos mercados

Nos últimos dias, o otimismo com uma possível vacina contra a COVID-19 já havia pressionado o ouro. E o momento certamente continua de desafios para quem ainda acredita na alta do metal.

Isso porque, o valor do ouro em alguns investimentos tem caído e mostrado indefinições. O contrato mais ativo do ouro em negociação na Comex caiu 0,4%. Este contrato, de acordo com o Estadão, seria de entrega de onça-troy do ouro para fevereiro de 2021.

A Comex é a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), parte da CME Groups. A empresa também negocia contratos futuros de bitcoin.

A queda do ouro inclusive poderia novamente ter relação com notícias de uma vacina. Isso porque, na segunda-feira a farmacêutica Moderna anunciou que sua vacina registrou eficácia de 94% em pacientes contra o coronavírus.

Ou seja, a queda ou alta do ouro poderia estar relacionada com o lançamento (ou não), de uma vacina contra a COVID-19. Mas o banco Commerzbank, segundo maior da Alemanha, declarou que a queda do ouro não faz sentido ainda.

O banco teria declarado, segundo o Estadão, que é difícil encontrar fundamentos para a queda do ouro. Dessa forma, o banco não vê uma relação da produção da vacina com a desvalorização do metal nos mercados.

Bitcoin registra forte movimento de alta e testa U$ 20 mil

Enquanto os comprados em ouro repensam suas posições, o Bitcoin registrou nova alta histórica. Ao se aproximar de U$ 20 mil, o preço da moeda digital animou investidores.

Para o especialista financeiro Edward Moya, da empresa Oanda, o ouro foi substituído por criptomoedas. De acordo com o Estadão, o especialista acompanha o movimento em que investidores trocam metais preciosos por criptomoedas.

Ou seja, a nova alta do Bitcoin poderia até ter relação com a pressão vendedora do ouro. Apesar disso, o especialista reforçou que a perspectiva de longo prazo do ouro ainda é de alta.

Para voltar a se valorizar, basta que bancos centrais imprimam mais dinheiro nos mercados. Um movimento assim daria força para o metal novamente, diz o especialista. E no radar desses movimentos, tanto o FED, quanto o BCE, declararam recentemente que estão prontos para ligar suas impressoras.

Por fim, ouro e Bitcoin continuam como ativos de proteção na mira dos investidores. Ainda sim, em 2020, o Bitcoin deu mais retorno a quem acreditou na sua tecnologia.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Agenda de Davos em 2021, o Fórum Econômico Mundial, conta com duas palestras sobre criptomoedas

Fórum Econômico Mundial terá duas palestras sobre criptomoedas

Com duas palestras sobre criptomoedas de bancos centrais nos próximos dias, o Fórum Econômico Mundial começa neste domingo (24). Em 2021, o Fórum de...
Filme sobre Bitcoin na Prime Video Cryptopia Bitcoin, Blockchains

Filme sobre Bitcoin na Amazon Prime ganha legenda em português

Mais uma opção de aprendizado sobre Bitcoin está disponível na Amazon Prime Video. Com legendas em português, o filme documentário lançado em 2020 é...

Apresentador aconselha ganhador de loteria a investir 5% em Bitcoin, $ 731 milhões

O apresentador do Mad Money, da CNBC, Jim Kramer, ofereceu sua estratégia de investimento ao vencedor da loteria dos Estados Unidos. O sortudo ganhou...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Filme sobre Bitcoin na Amazon Prime ganha legenda em português

Mais uma opção de aprendizado sobre Bitcoin está disponível na Amazon Prime Video. Com legendas em português, o filme documentário lançado em 2020 é...

Apresentador aconselha ganhador de loteria a investir 5% em Bitcoin, $ 731 milhões

O apresentador do Mad Money, da CNBC, Jim Kramer, ofereceu sua estratégia de investimento ao vencedor da loteria dos Estados Unidos. O sortudo ganhou...

Chainlink bate recorde histórico de preço e supera Litecoin

A criptomoeda Chainlink (LINK) bateu um novo recorde de preço e passou a ser negociada acima dos 25 dólares (R$ 130), isso fez a...

Bancos fecham contas de Trump com milhões de dólares

Quatro bancos cortaram relações com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e fecharam suas contas. O Bank United, onde Trump tinha entre US...

Desligamento de mineradoras no Irã não afeta hashrate do Bitcoin

O hashrate do Bitcoin parece não ter sido perturbado, mesmo com notícias do Irã apreendendo 47 mil equipamentos de mineração e fechando fazendas por...