Diretor do Mercado Bitcoin defende congelamento de saques do real digital

Fabricio Tota, diretor da corretora de criptomoedas Mercado Bitcoin, se pronunciou em suas redes sociais nesta quarta-feira (12) sobre a recente discussão em torno do Real Digital.

Na última segunda-feira (10), o Livecoins noticiou que o Banco Central do Brasil liberou o código-fonte do projeto-piloto da nossa futura moeda digital estatal.

Segundo análise de especialistas, o BC terá poderes totais sobre as contas bancárias dos brasileiros. Dentre as funções está o congelamento de contas, confisco de saldos e até mesmo a possibilidade de pausar o sistema por completo.

Diretor do Mercado Bitcoin defende o Real Digital

Conforme o código do Real Digital se parece muito com stablecoins — criptomoedas privadas geralmente lastreadas em dólar — criadas no Ethereum, o assunto acabou se estendendo até a comunidade internacional.

No entanto, os comentários mais interessantes ficaram por conta dos brasileiros, que provavelmente serão obrigados a usar o Real Digital em um futuro próximo.

Um dos destaques fica para os comentários de Fabricio Tota, diretor da corretora de criptomoedas Mercado Bitcoin. Segundo o executivo, o congelamento de contas “não é exatamente uma polêmica”.

“Essas funcionalidades permitem que o BCB congele contas, mude saldos, emita e queime tokens. Parece assustador, mas calma lá!”, comentou Tota, notando que stablecoins como Tether e USDC trabalham de forma similar.

“Então essa visão de que “o governo vai congelar minha carteira”, “o governo vai bloquear minhas transações”, “o governo vai tomar meu dinheiro” não encontra amparo no que se enxerga para um futuro visível”, continuou Tota. “Ao menos aqui no Brasil.”

“Pode o BCB decidir amanhã que o Real Digital será de uso obrigatório para todo cidadão? Sim. Pode vir um governo autoritário e mudar tudo? Sim. Vai acontecer? C’mon [vamos lá], não me parece razoável… teoria da conspiração tem pra todo lado. Principalmente na bolha cripto do Twitter.”

Como alternativa a essa política, o executivo recomendou o uso do Bitcoin. Em seu último tuíte, Tota lembra que o Mercado Bitcoin está trabalhando com o Banco Central no desenvolvimento do Real Digital.

“Não defendi congelamento de saques”

Em resposta à matéria publicada, a assessoria de imprensa do Mercado Bitcoin enviou uma nota afirmando que a intenção da publicação era trazer à tona algumas constatações sobre o projeto do Real Digital.

Ele destaca que mencionou a possibilidade de congelamento de saques, mas em nenhum momento defendeu ou endossou essa medida.

Confira a nota:

“Em relação à matéria publicada pelo Livecoins – “Diretor do Mercado Bitcoin defende congelamento de saques do real digital” – assinada pelo jornalista Henrique Kalashnikov, com base em informações retiradas de uma postagem que realizei no meu perfil do Twitter, é importante ressaltar que em nenhum momento eu defendi o congelamento de saques do Real Digital, como sugere a manchete.

Eu trouxe constatações sobre o projeto e destaquei que a possibilidade de congelamento não é surpreendente. A interpretação das minhas postagens pelo jornalista, traduzida na manchete que utilizou na reportagem, está equivocada.”

Outro brasileiro diz que Vitalik Buterin é o responsável pelo Real Digital e a destruição do Brasil

Enquanto o diretor do Mercado Bitcoin elogiou o desenvolvimento do Real Digital, outro brasileiro acredita que a digitalização de nossa moeda é o caminho para a destruição do Brasil.

Em texto compartilhado em suas redes sociais, o perfil que se autointitula como Alpha Zeta, CIO da Swan, culpou o criador do Ethereum pela criação do Real Digital.

“Parabéns por isso Vitalik Buterin. Sério mesmo.”

“Sua tecnologia está prestes a colocar o país em que nasci e amo em um caminho catastrófico. Espero que você esteja orgulhoso disso”, comentou o executivo da Swan. “Perdi a parte do white paper em que procurávamos dar mais poder aos políticos.”

Na postagem compartilhada, um terceiro perfil nota que o Banco Central do Brasil está usando a tecnologia base do Ethereum, mas em uma rede privada, para dar vida ao Real Digital.

Por fim, nossa futura moeda digital ainda está fase piloto, mas já está gerando discussões importantes tanto no Brasil quanto lá fora.

Embora suas funções se pareçam com a de uma stablecoin, vale lembrar que ninguém é obrigado a usar stablecoins, ao contrário do que acontecerá com nossa moeda.

*Atualização: 14/07/2023 – 10:30. Incluído resposta do mercado bitcoin.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias