Doações com criptomoedas crescem 583% em 2021

Objetivo é acelerar a adoção das criptomoedas.

Arte com Bitcoin em Banksy
Arte com Bitcoin em Banksy - Crédito: sabotag3x

Realizado pela The Giving Block, o evento chamado Crypto Giving Tuesday — Terça para Doar Criptomoedas, em tradução literal — presenciou um aumento de 583% nas doações em relação ao ano passado. No total, as doações ultrapassaram a marca de 2,4 milhões de dólares (R$ 13,66 mi).

Outros programas de caridade como da Binance Charity e da FTX Foundation também tem foco em fazer o bem com as criptomoedas. Como exemplo, a Binance já arrecadou 7,2 milhões de dólares para combater à Covid-19, além de milhões em outros projetos.

Indo além, outros projetos como a Wikimedia, mantenedora da Wikipedia, também aceitam doações com criptomoedas. Algumas dessas instituições dependem unicamente de tais doações para existir.

Número de doações aumentou muito

O objetivo da The Giving Block com este evento é acelerar a adoção das criptomoedas, bem como ajudar Organizações não Governamentais (ONGs) e indivíduos. Mais informações sobre os participantes podem ser encontradas no Twitter, com a hashtag #CryptoGivingTuesday ou no próprio site da TGB.

Além do crescimento de 583% da quantidade doada por usuários, o relatório da TGB também aponta um crescimento de 839% de organizações participantes do programa.

Estatísticas do Crypto Giving Tuesday. Fonte: The Giving Block
Estatísticas do Crypto Giving Tuesday. Fonte: The Giving Block

Outras estatísticas também mostram que, ao contrário dos dois anos anteriores, as pessoas doaram mais Ethereum (ETH) do que Bitcoin (BTC) em 2021. Dos 2,4 milhões de dólares, 1,2 milhão foram de ETH, 885 mil em BTC e 294 mil em USDC.

Sites que aceitam doações em criptomoedas

Para quem não estava ciente do evento e deseja doar, o site da The Giving Block está sempre operante e permite que você escolha para qual instituição deseja doar. Eles aceitam cerca de 60 criptomoedas diferentes, incluindo BTC, ETH, DOGE e SHIB.

Além de doações de caridade, como no caso acima, há vários outros sites que aceitam, e alguns dependem, de doações de criptomoedas.

Como exemplo podemos citar os softwares de código aberto LibreOffice, que serve como alternativa gratuita aos programas da Microsoft, o Blender, um software gratuito de edição de imagens e vídeos 3D, e também o GIMP que compete com o gigante Photoshop.

Por fim, também há a opção de doar para o Wikileaks, uma das primeiras organizações a usar o Bitcoin, e ao Freedom of the Press Foundation, focada na proteção de jornalistas ao redor do mundo. Outra importante instituição é a Human Rights Foundation, que também aceita Bitcoin como doação.

Programas como estes são ótimos para acelerar a adoção do Bitcoin, e outras criptomoedas, além de desmentir a falácia de que o BTC é usado apenas para atividades ilegais.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias