A empresa Circle, que emite a stablecoin USDC, pode estar por trás da caçada contra a Binance USD (BUSD), emitida pela Paxos nos Estados Unidos. De acordo com Bloomberg Law, uma queixa protocolada acendeu o alerta para a moeda.
Como a reclamação da Circle sobre uma possível má administração de recursos chegou ao conhecimento do Departamento de Serviços Financeiros de Nova Iorque, a situação pode ter levado ao alerta contra a stablecoin BUSD.
Vale lembrar que na última segunda-feira (13), a Paxos foi ordenada a parar de emitir a Binance USD no mercado.
Emissora da USDC entregou Binance USD para reguladores, revela Bloomberg
De acordo com documentos obtidos pela Bloomberg Law, a Circle acusou a Binance USD de não manter reservas concretas na emissão de sua stablecoin, conduzida pela Paxos.
O alerta teria como base uma análise em blockchain do BUSD, em que analistas da Circle revelaram o problema ao órgão de Nova Iorque.
Em nota ao público após emitir um comunicado, o Departamento de Serviços Financeiros declarou que a Paxos é obrigada a permitir o resgate de BUSD a todos que tiverem o token.
“A Paxos é obrigada a resgatar seus tokens BUSD emitidos pela Paxos por dólares americanos por meio da Paxos a uma taxa de câmbio de 1:1 de acordo com os protocolos de conformidade para clientes em situação regular.”
Apesar da possível declaração da Circle contra a Paxos ao regulador, a empresa que emite o USDC não quis comentar sobre o assunto. Vale lembrar que a USDC perdeu espaço no mercado após a Binance mudar sua política com stablecoins em 2022.
A Binance, por outro lado, disse que já procura resolver a situação e busca outra empresa para emitir sua stablecoin.
O que disse a Paxos?
Na última segunda-feira, após a SEC revelar o processo contra a Paxos, envolvendo a Binance USD, a empresa regulada nos EUA discordou das medidas.
Assim, declarou que entrará em contato com o regulador e pode até acionar a justiça para intermediar uma disputa entre as partes.
“Paxos discorda categoricamente da equipe da SEC porque o BUSD não é um valor mobiliário sob as leis federais de valores mobiliários. Este aviso da SEC Wells refere-se apenas ao BUSD. Para ser claro, inequivocamente não há outras acusações contra Paxos. A Paxos sempre priorizou a segurança do patrimônio de seus clientes. O BUSD emitido pela Paxos é sempre lastreado 1:1 com reservas denominadas em dólares americanos, totalmente segregadas e mantidas em contas remotas de falência. Entraremos em contato com a equipe da SEC nesta questão e estamos preparados para litigar vigorosamente, se necessário.”
Desde 2022, reguladores se preocupam com as stablecoins do mercado, principalmente após o colapso da Terra (LUNA).