Um deputado federal enviou um requerimento de informação para o Ministério da Fazenda, sobre o controle do Ministro Fernando Haddad, cobrando informações sobre o Drex, o real em formato digital.
“Requer do Excelentíssimo Ministro da Fazenda, Senhor Fernando Haddad, informações acerca da implantação da Drex, a moeda digital brasileira“, diz o documento a que o Livecoins obteve acesso.
O pedido foi apresentado na última quarta-feira (5) na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e ainda aguarda os trâmites no legislativo. Se aprovado o pedido, Haddad deverá explicar o funcionamento da nova moeda do Brasil.
A apresentação das perguntas chega a pedido do deputado federal Allan Garcês (PP-MA), médico eleito como suplente em 2022, atualmente na oposição ao governo.
Deputado federal questiona Haddad se Drex é uma moeda segura e se não é um mecanismo de controle social, similar ao chinês
O Drex, diferente de moedas digitais descentralizadas como o Bitcoin, é uma moeda emitida pelo Banco Central do Brasil, ainda em fase de testes.
Como tecnologia, a nova divisa pretende se unir ao Pix para digitalizar o sistema financeiro nacional.
Mas com várias desconfianças públicas sobre o Drex, o deputado Allan Garcês pediu uma nova cobrança do Ministro Fernando Haddad. Entre 10 questões, a reportagem apurou que ele pergunta sobre a segurança do projeto,
Entre as dúvidas, ele pergunta o cronograma de lançamento do projeto, se haverá integração com Pix entre outros aspectos técnicos. Na parte de funcionamento, o deputado quer entender o processo de fiscalização do Drex, se será conduzido apenas pelo BCB, ou se a Receita Federal e Coaf também terão acesso.
Já com relação ao sigilo bancário e privacidade dos dados, o deputado questiona se a nova solução consegue manter os brasileiros protegidos. Além disso, questiona se o Drex não é um mecanismo de controle, similar ao chinês, segundo o parlamentar.
“Entretanto, surgem diversas dúvidas com o andamento do projeto. O eventual controle excessivo por parte do governo e controle comportamental semelhantes ao modelo chinês, são algumas das preocupações. A possível extinção do dinheiro físico e a falta de acesso por parte das pessoas mais humildes também surgem como preocupação latente. Desta forma, são necessárias informações adicionais sobre a matéria, com o intuito de subsidiar a atuação parlamentar sobre o tema“, justifica o deputado.
Segunda cobrança partindo da Câmara dos Deputados
Conforme publicado pelo Livecoins, nos últimos meses outra cobrança envolvendo informações sobre o funcionamento do Drex já havia partido do Congresso Nacional.
Isso porque, o deputado Capitão Alberto Neto (PL/AM) também cobrou o Ministro Haddad acerca do Drex.
Ou seja, há uma dúvida geral no parlamento sobre o avanço do tema, que deve em breve contar com mais detalhes públicos em respostas do Executivo.