Duas empresas recebem multa de US $ 15 milhões por esquema de opções binárias

Se esse esquema lhe parece familiar é porque ainda existem muitos do tipo sendo oferecidos aqui no Brasil. O Bitcoin Revolution é um desses exemplos, que usa táticas sem escrúpulos para tentar roubar dinheiro de investidores desavisados.

Siga no
Pirâmide
Pirâmide

Os esquemas de opções binárias são bem comuns no mercado financeiro brasileiro, no entanto, não é só por aqui que esses golpes são endêmicos. Eles também acontecem muitos nos EUA, onde os órgãos reguladores também precisam fiscalizar a atividade suspeita.

Como exemplo disso, a CFTC aplicou uma multa milionária em dois executivos acusados de participar de esquemas de pirâmide.

De acordo com um documento da Commodity and Futures Exchange Commission (CFTC), Tal Valariola e Itay Barak, da Digital Platinum Limite (DPL) foram ultados em US$ 15 milhões por terem auxiliado uma empresa chamada All In Publishing (AIP) a criar e promover diferentes esquemas de investimento falsos e com propaganda enganosa.

Segundo o órgão regulador, os golpes que milionárias aconteceram entre outubro de 2013 e agosto de 2018 e envolviam promessas de investimento no setor de opções binária.

As promessas apuradas pela CFTC são as clássicas, com promessas de lucros grandiosos em pouco tempo e sem se preocupar com as movimentações do mercado.

A velha tática de oferecer algo que parece bom demais para ser verdade, para atrair aqueles que não em entendem o suficiente do mercado financeiro.

Uma das promessas incluía o acesso a sistemas de opções binárias automáticas. Os clientes abriam uma conta com uma corretora recomendada pelo golpe e o “sistema ultra revolucionário” fazia operações de opção binária automaticamente, sempre retornando muito dinheiro.

Se esse esquema lhe parece familiar é porque ainda existem muitos do tipo sendo oferecidos até mesmo no Brasil. O Bitcoin Revolution é um desses exemplos, que usa táticas sem escrúpulos para tentar roubar dinheiro de investidores desavisados.

E-mails falsos e promessas com Bitcoin e Ethereum

Golpe usando Bitcoin
Golpe usando imagem do Bitcoin

Um dos envolvidos em todo o esquema, Daniel Fingerhut, da AIP, foi ouvido pela CFTC e admitiu ter criado uma série de histórias de sucesso falsa de supostos clientes dos esquemas criados.

Os e-mails eram sempre a mesma ladainha, com histórias de como pessoas, sem sair de casa e sem nenhum conhecimento, estavam ganhando US$ 20 mil dólares por mês no mercado de criptomoedas.

Vídeos também foram produzidos com o mesmo teor. Os golpes aplicados pela CPL e AIP chegaram na casa das dezenas de milhões em todo o território dos EUA.

Supostamente o Bitcoin e o Ethereum eram utilizados para as negociações de opções binárias e arbitragem para gerar o lucro para os clientes. No entanto, é bem provável que o dinheiro investido não tenha sido usado para comprar criptomoedas, apenas para sustentar a pirâmide financeira.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Bitcoin em cima de uma pilha de dólares

Polícia Civil encontra Bitcoin em transações de traficantes e milícias

A polícia civil do Rio de Janeiro encontrou Bitcoin em transações financeiras de organizações criminosas (orcrims). A informação é de um jornalista do jornal...

Bilhões estão saindo do ouro e indo para o Bitcoin

Toneladas de ouro foram retiradas dos ETFs enquanto o preço do bitcoin estava subindo ao longo de 2020, mostrando uma correlação impressionante entre os...
UniSwap-arte

Defi chega a um milhão de usuários em todo mundo

As Finanças descentralizadas (DeFI) ultrapassaram um milhão de usuários apenas alguns meses depois de ganhar força em meados deste ano. O mercado cresceu 5...

Últimas notícias

Bilhões estão saindo do ouro e indo para o Bitcoin

Toneladas de ouro foram retiradas dos ETFs enquanto o preço do bitcoin estava subindo ao longo de 2020, mostrando uma correlação impressionante entre os...

Defi chega a um milhão de usuários em todo mundo

As Finanças descentralizadas (DeFI) ultrapassaram um milhão de usuários apenas alguns meses depois de ganhar força em meados deste ano. O mercado cresceu 5...

“Perdi amigos porque vendi Bitcoin”, diz cypherpunk brasileiro

De acordo com Avelino Morganti, um cypherpunk brasileiro, a comunidade bitcoin reagiu mal a sua saída do mercado. Ele relatou que até perdeu amigos...