“É impossível banir as criptomoedas”, diz CEO da Binance

CZ acrescenta que limitar a capacidade das pessoas de ter criptomoedas é quase o mesmo ou provavelmente pior do que limitar o uso da Internet.

Siga no
CZ binance
CZ binance

Changpeng Zhao (CZ), o CEO da maior corretora de criptomoedas do mundo, Binance, disse em uma entrevista ao Business Today que é impossível banir as criptomoedas.

Ele afirmou que tecnicamente, banir o uso de Bitcoin, por exemplo, não é possível. Ele admite que o governo pode proibir legalmente o uso do ativo digital, mas a moeda continuará funcionando. As definições não importam, disse ele.

Alguns participantes da indústria acreditam que os governos podem banir o uso das criptomoedas como moeda ou ativo, CZ não concordar com isso.

Governos de vários países têm tentado de todas as formas diminuir a adoção do Bitcoin como moeda, com alguns países até propondo proibir a posse dos ativos digitais, como é o caso da Nigéria, Índia e Irã.

A maioria das pessoas que defendem a proibição dos ativos digitais apontam para o fato de a criptomoeda ser utilizada em atividades ilícitas. Para CZ, essa afirmação não faz sentido, já que as criptomoedas, assim como uma moeda comum, podem ser usadas para propósitos bons ou ruins.

“Se as pessoas usam dólares para cometer algum crime, isso não os torna ilegais. Não há nada de ruim em dólares americanos. Bitcoin é uma moeda melhor em muitas frentes diferentes”, disse ele.

Pior do que banir a Internet

CZ acrescenta que limitar a capacidade das pessoas de ter criptomoedas é quase o mesmo ou provavelmente pior do que limitar o uso da Internet ou do telefone. “Isso será devastador para a economia. Não permitir criptomoedas gera riscos muito maiores para o desenvolvimento econômico dos países, governo e cidadãos.”

Além do medo de financiar atividades ilícitas, os governos temem que o Bitcoin e outras criptomoedas possam prejudicar suas moedas nacionais. Mas para o CEO da Binance, banir o uso de criptomoedas não é a coisa certa a se fazer.

“É como proibir todos os carros para proteger o uso da carroça. Em vez disso, você deve fazer a carroça correr mais rápido, mais barato e melhor e, se não puder, deve permitir que seus cidadãos usem uma ferramenta melhor”, diz CZ.

“A melhor forma de mitigar o risco das criptomoedas em qualquer país é fazer com que os tradicionais setores financeiros, os bancos operem com muito mais eficiência, taxas mais baixas, melhor atendimento e mais liberdade”, acrescenta.

Bitcoin a US $ 10 milhões cada

Com o Bitcoin renovando seu recorde de preço, superando os 62 mil dólares, muitos analistas estão preocupados se o ativo digital está com preços justos. CZ, no entanto, disse que não ficaria surpreso se o Bitcoin atingisse 10 milhões de dólares.

O CEO observou que o preço da moeda digital é determinado pelo número de pessoas que o negociam, já que a criptomoeda está listada em milhares de corretoras em todo o mundo. Portanto, qualquer preço é justo.

”É como perguntar se o preço das ações da Tesla é justo. É muito difícil saber. O Bitcoin é negociado em muitas corretoras diferentes no mundo. É negociado por provavelmente centenas de milhões de usuários hoje, então o preço é determinado pela negociação. Acredito que qualquer preço é justo.”

De acordo com CZ, a adoção do Bitcoin ainda está para acontecer. Ele ressaltou que o número daqueles que atualmente usam a moeda digital em comparação com aqueles que podem potencialmente utilizar é muito baixo.

Ele também acrescentou que as atuais condições do mercado dão forte evidência de que o Bitcoin ainda tem muito espaço para crescer. Portanto, não seria uma surpresa para ele se o Bitcoin chegar a US $ 10 milhões no futuro.

”Cem mil, duzentos mil ou 1 milhão de dólares, estes números não me assustam. Mesmo 10 milhões de dólares não me assustam… Mas se podemos chegar lá ou não, não tenho certeza, ninguém pode prever o futuro.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Dogecoin passa banco Itaú, Santander e Bradesco em valor de mercado

Dogecoin, a criptomoeda feita como uma piada, surpreendeu o mundo após disparar 150% em poucas horas e ser negociada por um valor recorde de...

Pelé terá coleção NFT na plataforma Ethernity

Edison Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, é o mais famoso jogador de futebol da história e é um grande ícone para os...

Rothschild investe R$ 26 milhões em Ethereum

A Rothschild Investment adquiriu mais de 265.302 ações da Grayscale Ethereum Trust, marcando seu primeiro investimento em Ethereum, o ativo digital nativo da plataforma...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias