É impossível “entender” o Bitcoin, desista

Quando você ganha R$ 100 mil por mês vendendo Udemy para trouxas, é mole criar uma “carteira” de investimentos milionária, e mostrar apenas os trades que deram certo.

Siga no
Bitcoin duvidas
Bitcoin duvidas

Algoritmos de assinatura digital utilizando curvas elípticas (ECDSA), Schnorr, Testemunha independente (Segwit), SHA-256, transações Multisig, Lighting Network, tolerância a erros bizantinos, mecanismo de consenso, implementação de propostas BIP, Soft Fork ativado por usuário (UASF), checkpoints, clientes leves SPV, neutrino, UTXO, selfish mining, ataques 51%, pools, ASICBoost, fungibilidade, sidechains, script… a lista é infinita.

Simplesmente não há como uma única pessoa dominar todas as áreas que envolvem o Bitcoin: criptografia, programação, hardware de mineração, redes, teoria dos jogos, psicologia, trade, macroeconomia, eficiência energética, entre outros.

Tudo o que podemos almejar é ser “menos burro”, ou ao menos admitir que é impossível imaginar o futuro, ou potencial, do Bitcoin.

Onde devo concentrar meus estudos?

Ao invés de estudar Bitcoin, recomendo a compreensão e análise da história do dinheiro. Um ponto de partida eficaz são os vídeos do economista Saifedean Ammous, incluindo seu livro “O Padrão Bitcoin”.

Não importa se você possui mestrado em economia, há muito para aprender com ele.

Outro conhecido palestrante e estudioso, Andreas Antonopoulos, possui excelentes vídeos introdutórios com legenda em português.

Ao invés de apresentar teoria, o professor da Universidade de Nicosia dá exemplos reais de como o dinheiro fiduciário não favorece o cidadão médio.

Ok, mas qual o próximo passo?

Você provavelmente utiliza algum motor elétrico ou a combustão, seja no meio de transporte, ou geladeira, correto? Por acaso sabe explicar como ocorre este processo, incluindo a geração e transmissão de energia?

De maneira análoga, talvez seja melhor entender como utilizar dispositivos de cold wallet de maneira correta, ou como garantir que sua seed (chave mestra) foi criada de maneira segura.

Nesse aspecto, o pessoal do canal YouTube Bitcoinheiros faz um excelente serviço.

E os cursos de trade?

Desculpe o palavreado, mas enfia no c# isso tudo. Se existisse uma maneira de tornar um simples mortal em trader de sucesso, o próprio professor criaria seu exército. Esses vendedores de curso ganham dinheiro com… adivinhe? Venda de curso!

Quando você ganha R$ 100 mil por mês vendendo Udemy para trouxas, é mole criar uma “carteira” de investimentos milionária, e mostrar apenas os trades que deram certo.

É inútil tentar entender o Bitcoin?

Não, de forma alguma. Conforme falei no início, ser “menos burro” te dá a possibilidade de enxergar o mercado alguns anos antes do resto do povo.

Isso vai lhe ajudar a perceber a importância de acumular satoshis, zerar as chances de você perder moedas para um atacante (físico ou virtual), e até mesmo, quem sabe, de participar no desenvolvimento do ecossistema.

Em suma, Bitcoin não é só trade, muito pelo contrário, então corra atrás de conhecimento para não se arrepender depois.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.
Claudio Oliveira. "Rei do Bitcoin"

‘Rei do Bitcoin’ e mais oito pessoas são indiciadas por fraude bilionária

O "Rei do Bitcoin", Cláudio Oliveira, fundador do Bitcoin Banco, e mais oito pessoas foram indiciadas em seis crimes que causaram um prejuízo bilionário...

Ethereum vai ultrapassar o Bitcoin, diz CEO da Pantera Capital

O Ethereum está prestes a passar por uma de suas mais importantes atualizações, o hard fork London, em preparação para o Ethereum 2.0. Essa...

TradingView: Mercado cripto ainda tímido, analistas otimistas

Após forte alta, mercado sofre breve retração, que não foi o suficiente para tirar as esperanças dos analistas. Confira os estudos do TradingView. Lorena Almada O...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias