E se Satoshi Nakamoto voltasse hoje, quais ações e consequências no mundo das criptomoedas?

-

Siga no
satoshi nakamoto livecoins
satoshi nakamoto livecoins
Anúncio

Satoshi Nakamoto revolucionou o modo de se pensar e usar o dinheiro. Muito se especula sobre a sua real identidade, são vários os candidatos: Dorian Nakamoto, Hal Finney, Nick Szabo, Wei Dai ou todos eles juntos.

A única coisa que podemos afirmar é que Satoshi é um Bilionário. O número de bitcoins de propriedade de Satoshi Nakamoto é cerca de 1.148.800 BTC, com base numa análise detalhada publicada em 2013. Na época, a recompensa por bloco era de 50 BTC e dos 1.814.400 concedidos, 63% nunca foram gastos, deixando Satoshi com uma fortuna de mais de 1,1 milhão de BTC.

Na cotação do Bitcoin hoje, a fortuna estaria avaliada em aproximadamente R$ 25.151.000.000 (Vinte e Cinco Bilhões de Reais). O Endereço Genesis é o endereço mais famoso, cerca de 16 Bitcoins já foram doados para o endereço.

Como Provar quem é Satoshi Nakamoto?

Anúncio

Satoshi Nakamoto Livecoins

O Criador do Bitcoin está diretamente ligado a sua invenção. A maneira mais prática na qual ele pode provar a sua identidade é assinando uma mensagem com algum dos endereços associados a ele.

Outra forma de provar seria utilizar o antigo email de Satoshi. Mas, mesmo com o email dificilmente poderia se provar algo, pois não haveria muita garantia de sua identidade.

E se ele conseguisse provar a sua identidade, o que aconteceria em seguida?

Consequências

Início

Se desde o início Satoshi estivesse a frente do projeto, provavelmente a adoção seria mais rápida e o preço seria regulado de acordo com as suas atitudes, funcionando como uma grande empresa e ele o grande CEO. Provavelmente o preço nunca atingiria o patamar que atingiu sem ele.

Podemos citar um exemplo menos abstrato, o caso do CEO Elon Musk que fumou durante uma entrevista e fez as ações da Tesla caírem 14% e em seguida sua saída da presidência do conselho da empresa em que ele é CEO.

Com Satoshi e o Bitcoin a situação seria similar ao caso do Musk. Ou seja, o preço do Bitcoin estaria atrelado á pessoa Satoshi Nakamoto, e não ao ativo Bitcoin. Para algo mais similar ainda podemos citar o caso de Vitalik.

Vitalik é o co-fundador do Ethereum, qualquer ação, seja boa ou não, dele pode vir a influenciar o preço do ETH. O mesmo ocorreria com Satoshi e o Bitcoin.

Mesmo com a vinda de Satoshi, a comunidade poderia vir a não associar e apenas continuar no Bitcoin sem relacionar Satoshi, mas seria algo complicado de se conciliar.

Hoje

Caso ele voltasse hoje, o preço seria o primeiro a ser atingido. O preço subiria com toda certeza, voltando talvez à casa dos 15 mil dólares ou mais. Teríamos perguntas a ele, o fórum Bitcointalk seria atingindo diretamente, o Mercado como um todo estaria verde. Mas, em resumo, com o tempo o mercado se limitaria a Satoshi como no exemplo anterior.

Por que Satoshi abandonou o Bitcoin?

Satoshi não irá retornar “das cinzas”, talvez infelizmente nunca iremos conhecer o criador da Blockchain e do Bitcoin. Satoshi criou o BTC por dois grandes motivos: Eliminar os Bancos e, consequentemente, descentralizar o sistema financeiro.

Não faz sentido ficar no centro de algo que visa Descentralizar um sistema. Satoshi simplesmente sumiu porque o Bitcoin deve ser descentralizado, deve ser de todos.

Ele apenas o criou e deixou nas mãos de quem realmente precisaria, a comunidade.

A própria comunidade que se beneficiaria dessa ferramenta e a disseminou no mundo. Satoshi é um símbolo, não um alguém.

_______
“A segunda melhor coisa que Satoshi Nakamoto fez foi o Bitcoin.

_______
A melhor coisa que Satoshi Nakamoto fez foi desaparecer”

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Avatar
Mateus Lima
Entusiasta em criptomoedas desde 2015. No BitcoinTalk firmei meu conhecimento, desde então venho aprendendo e escrevendo sobre Criptos! Obrigado Satoshi. Comprem Bitcoin. Contato: [email protected]

Leia mais

Últimas notícias

Entenda as semelhanças e diferenças entre o mercado tradicional e cripto

São Paulo, outubro de 2020. Entender o mercado de investimentos é uma das principais atitudes que o investidor deve ter para se arriscar nesse...

Vítima envia R$ 440 mil em Bitcoin para endereço errado e perde tudo

Os malwares continuam apresentando vários riscos para os investidores, com alguns casos desses softwares mal intencionados roubando muito dinheiro de suas vítimas. Em um...

Evento de startups fala sobre criptomoedas na próxima terça

Um evento de startups fala sobre as criptomoedas na próxima terça, totalmente online. Promovido por grandes empresas como a Ambev, Bradesco, Dínamo e Salesforce,...