Edward Snowden revela que participou do lançamento da criptomoeda Zcash (ZEC)

Além dele, outros nomes de peso como Andrew Miller, Peter Van Valkenburgh, Zooko Wilcox, Derek Hinch e Peter Todd completaram esta equipe. Todd, por exemplo, é um famoso desenvolvedor do Bitcoin, enquanto Wilcox é um cypherpunk de longa data.

Edward Snowden revelando que participou da criação da criptomoeda Zcash (ZEC). Fonte: YouTube/Reprodução.
Edward Snowden revelando que participou da criação da criptomoeda Zcash (ZEC). Fonte: YouTube/Reprodução.

Sendo a segunda criptomoeda mais famosa em termos de privacidade, atrás apenas da Monero (XMR), a Zcash (ZEC) teve um evento curioso em seu lançamento. Seis pessoas colaboraram para criar a chave pública necessária para dar início a moeda. Em uma revelação publicada nesta quarta-feira (27), Edward Snowden afirmou ser uma dessas seis pessoas.

Cada um dos seis participantes gerou parte desta chave pública, o que aumentou o grau de segurança em relação a um possível abuso da mesma. Na ocasião, Snowden teria usado o pseudônimo John Dobbertin para manter-se anônimo.

Além dele, outros nomes de peso como Andrew Miller, Peter Van Valkenburgh, Zooko Wilcox, Derek Hinch e Peter Todd completaram esta equipe. Todd, por exemplo, é um famoso desenvolvedor do Bitcoin, enquanto Wilcox é um cypherpunk de longa data.

Snowden, defensor da privacidade

Edward Snowden, conhecido por vazar documentos secretos dos EUA, é um dos maiores defensores da privacidade. Sendo assim, seu envolvimento na criação da Zcash (ZEC), segunda criptomoeda mais famosa na área de privacidade, não é nenhuma surpresa.

Em vídeo publicado nesta quarta-feira (27), Snowden revelou ser John Dobbertin, única pessoa que usou um pseudônimo na famosa cerimônia da Zcash. Sendo mais um grande nome a participar da mesma.

“Meu nome é Edward Snowden. Participei na cerimônia original do Zcash sob o pseudônimo John Dobbertin.”

Explicando seus motivos, Snowden afirma que concordou em participar da criação da Zcash por conta das pessoas envolvidas no projeto. Indo além, obviamente afirmou que a questão da privacidade da Zcash, muito maior que a do Bitcoin, foi outro motivo.

“A razão pela qual participei foi o envolvimento de vários criptógrafos acadêmicos confiáveis”, declarou Edward Snowden, analista de sistemas. “E eu pensei que era um projeto muito interessante porque quando olhamos para as criptomoedas, em geral, geralmente vemos que as propriedades criptográficas estão sendo usadas para garantir que seja um livro-razão justo, mas nada é usado para garantir que seja um livro-razão privado.”

“O problema com isso é que você não pode ter livre comércio a menos que tenha comércio privado e não pode ter uma sociedade livre sem livre comércio”.

Finalizando, o analista afirma que não teve participação na criação dos algoritmos: “deixei isso para quem sabe o que está fazendo”. Entretanto, afirma que seu papel foi fundamental, afinal caso às seis partes da chave pública, criada nesta cerimônia, fossem reunidas, isso comprometeria todo o projeto.

Hoje a Zcash (ZEC) é a 51.ª maior criptomoeda do mercado com uma capitalização de mercado de 10,4 bilhões de reais. Em questão de privacidade, é apenas menor que a Monero (XMR), que possui R$ 20,8 bilhões.

Snowden sumiu desde início da guerra na Rússia

Em 2013, Edward Snowden recebeu asilo político de Vladimir Putin, presidente da Rússia. Desde então, o analista está morando em Moscou, evitando voltar aos EUA, onde provavelmente seria preso.

Entretanto, o que tem chamado atenção nas últimas semanas é o desaparecimento de Snowden nas redes sociais. Usuário constante do Twitter, onde defende a liberdade de expressão e a privacidade, sua última publicação aconteceu no dia 27 de fevereiro, três dias após o início das invasões russas à Ucrânia.

Portanto, Snowden parece estar em uma situação difícil, afinal poderia ser extraditado caso protestasse contra as ações de Putin. Quanto ao vídeo da Zcash, embora publicado nesta semana, provavelmente foi gravado muito antes.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias