“Moeda digital de Banco Central é fascista”, diz Snowden

Moedas serão emitidas por bancos centrais, mas preocupações com tecnologia seguem sendo compartilhadas por especialistas em privacidade.

Livro do Edward Snowden em destaque
Livro do Edward Snowden em destaque

Para o engenheiro da computação ex-NSA Edward Snowden, a moeda digital de banco central, popular CBDC, é uma tecnologia fascista, da qual poderá levar problemas para população mundial.

Essa tecnologia é uma alternativa pensada pelos bancos centrais mundiais para fazer frente a crescente adoção do Bitcoin no mundo. Isso porque, essa tecnologia imparável e descentralizada mostra que o poder do dinheiro não pertence a órgãos de governos, assustando políticos e autoridades.

Para evitar o crescimento do Bitcoin como moeda, muitos categorizam a tecnologia como “ativo”, ao usar, por exemplo, o termo “criptoativo” ao invés de criptomoeda, o mais correto.

Mesmo assim, o tempo corre para que governos lancem suas moedas digitais, realidade vista inclusive no Brasil, com o projeto Real digital.

As moedas digitais de bancos centrais são fascistas, diz Edward Snowden

O termo CBDC – Central Bank Digital Currency (em tradução: moeda digital de banco central), é uma nova tecnologia estudada em todo mundo. Em breve, não seria estranho ver uma CBDC do Dólar, Euro, Real, entre outras moedas fiduciárias mais.

Organizações financeiras mundiais como o FMI, Banco Mundial, GaFi, entre outras mais, pedem urgência para que os países lancem suas próprias versões de moedas digitais. Ou seja, com uma realidade onde o dinheiro deve evoluir para versões cada vez mais digitais, uma grande preocupação surge entre defensores da liberdade.

E um deles é Edward Snowden, que chamou essas moedas digitais de bancos centrais de “cripto-fascistas”, segundo uma entrevista divulgada pelo site Decrypt nos últimos dias.

Em sua explicação, essas tecnologias são criadas para vigilância da população. E como muitas pessoas se acostumaram a viver uma vida confortável, muitos não questionam as “inovações” que são impostas a elas.

Snowden lembrou que regulações são baseadas em controle da liberdade das pessoas, embora não sejam publicamente expostas essas intenções por governantes.

“Bitcoin é uma moeda pública”

Questionado sobre o Bitcoin, moeda que ele é um fã declarado, Snowden disse que essa é uma tecnologia de moeda pública, privada para quem precisa dessa característica.

Ou seja, para o ex-engenheiro de computação da CIA e NSA, o Bitcoin é uma tecnologia contrária aos planos de CBDCs de bancos centrais, garantindo para as pessoas que usam a moeda de forma correta privacidade que será tirada com as tecnologias centralizadas em estudo pelo mundo.

Recentemente, o brasileiro Fernando Ulrich também lembrou que as CBDCs são a maior ameaça do século, visto que governos se preparam para o maior movimento de vigilância em massa já visto.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias