Certamente uma figura conhecida é Edward Snowden, famoso por vazar dados dos EUA para o mundo. Nesse caso, Snowden precisou pagar os servidores para enviar os arquivos, e na época, usou Bitcoin para isso.
Esse é mais um caso público de uso da criptomoeda, que coloca a mesma em destaque pelo fato de ter impactado muito o mundo. Isso porque o vazamento desses dados transformou o mundo todo em relação à privacidade.
Snowden usou Bitcoin para contratar servidores.
Em um evento nos EUA, Snowden fez uma teleconferência compartilhando algumas de suas experiências. Cabe o destaque que este analista está exilado na Rússia, e não se conhece o seu paradeiro.
Por lá, Snowden disse que, em 2013, precisou contratar servidores para armazenar as provas para os jornalistas. Isso porque o vazamento se deu através de dois grandes jornais: The Guardian e The Washington Post.
Para essa contratação, Snowden teria utilizado Bitcoin (BTC) para realizar o pagamento dos servidores. Certamente, após isso o mundo não foi o mesmo, com os EUA passando a ter sérios problemas diplomáticos com países. O caso foi um dos marcos para a privacidade das pessoas, que perceberam o potencial do “Big Brother”.
Além disso, a até então pouco conhecida NSA, agência de espionagem virtual, passou a ser destaque no mundo todo. O caso na época repercutiu muito no Brasil, com informações que a então presidente Dilma estaria sendo espionada.
Bitcoin é uma moeda digital que permite transferências “anônimas”
Certamente não é de se espantar que um analista de uma das maiores agências de inteligência cibernética do mundo conhecesse o Bitcoin em 2013. Cabe o destaque, que nessa época o Bitcoin estava em seu início.
Além disso, o Bitcoin possibilita que transações sejam anônimas. Cabe o destaque que para ser totalmente anônima, a moeda deve ser utilizada com alguns cuidados.
Entretanto, o que mais chamou a atenção é o contexto em que a criptomoeda foi utilizada. Isso porque, o vazamento de dados realizado por Snowden é um dos maiores já realizados no mundo todo.
Durante a Bitcoin 2019 Conference, realizada em São Francisco e que terminou dia 26, Snowden confessou o uso do Bitcoin. Para a comunidade de criptomoedas, a confissão adiciona mais um aplicação no cotidiano, principalmente em um marco histórico.