Bitcoin só vai continuar se os governos permitirem, diz economista da Allianz

O economista afirmou que o Bitcoin "tira muito dos governos".

Siga no
EL-ERIAN. Imagem: Wikimedia
EL-ERIAN. Imagem: Wikimedia

Mohamed El-Erian, economista-chefe da seguradora alemã Allianz, disse que o rápido aumento de interesse no Bitcoin por investidores em todo o mundo é desencadeado por uma crença na adoção contínua do setor privado, mas que a criptomoeda só se estabelecerá se os governos permitirem.

Ele disse ainda que o Bitcoin não se tornou “grande demais para colapsar”. Ao mesmo tempo, a queda da criptomoeda pode abalar o sistema financeiro global.

“Em um sentido restrito, o Bitcoin não é muito grande para entrar em colapso. De forma mais ampla, este seria outro desafio para o paradigma da liquidez, em que os investidores estão simplesmente apostando na liquidez”, disse ele à CNN. – “Já estivemos perto disso três vezes, então você precisa ter cuidado. Você nunca sabe que um pequeno acidente rodoviário causará um engarrafamento”.

O economista afirmou que o Bitcoin “tira muito dos governos, tira a ‘senhoriagem’, a capacidade de fornecer moeda e se beneficiar disso.”

Governo pode não tolerar o Bitcoin

Se as pessoas estão investindo em Bitcoin, é porque acreditam que a adoção do setor privado vai continuar, o que na visão de El-Erian é “a coisa certa a se acreditar” – mas os investidores também acreditam que o governo não vai interferir nisso, e ele não está convencido que isso seja verdade.

“Tendo a dizer às pessoas que tenham muito cuidado; este é um ativo que quer  se estabelecer, mas só pode se estabelecer se os governos permitirem. […] Digo às pessoas para serem cautelosas, porque você não está apenas assumindo a adoção privada, mas também está assumindo a tolerância do governo.”

El-Erian expressou confiança na disseminação contínua do Bitcoin entre os investidores institucionais, mas duvidou que as autoridades olhariam para ele com calma.

“É um trunfo que está tentando acontecer, mas só pode acontecer se as autoridades permitirem. Cuidado, porque você não está vindo apenas da proliferação do setor privado, mas também da tolerância das autoridades. Não tenho certeza sobre o segundo”, acrescentou.

Três tipos de investidores

El-Erian disse também que a última alta do Bitcoin está relacionada a vários investidores que perceberam que, dada a atual política do banco central dos EUA (FED) e a impressão de dinheiro descontrolada, os títulos do governo não podiam mais ser considerados um refúgio seguro.

Ele complementou que o Bitcoin “inclui três coisas” que atraem tipos diferentes de investidores, mas ao mesmo tempo levanta preocupações para os bancos centrais.

Um dos grupos acredita que o Bitcoin vai virar dinheiro, o segundo foi forçado a ingressar no mercado de criptomoedas por falta de alternativas, e o terceiro são especuladores que são atraídos pela volatilidade.

“Quando o bitcoin é negociado acima de US $ 50.000, todas essas três ideias criam problemas para os bancos centrais. Descobriremos que os bancos centrais estão cada vez mais olhando para as criptomoedas como uma área em que devem participar, e não apenas ficar à margem”, disse ele.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Bitcoin ganha novo impulso de alta e supera US$ 34 mil, entenda

O Bitcoin continua a se recuperar de sua queda no início da semana após várias empresas darem sinais que estão correndo para apostar no...
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock

Valor total de transações com bitcoin em 2021 deve superar PIB dos EUA

Pela primeira vez em menos de sete meses, o volume total de transferências com bitcoin ultrapassou US $ 15,8 trilhões. Como resultado, o volume...
CEFI vs DEFI

DeFi vs CeFi: Finanças Centralizadas vs Finanças Descentralizadas

Finanças descentralizadas (DeFi) são uma das fatias mais cobiçadas da indústria de blockchain hoje, mas a ideia em si tem origens muito mais humildes. Na verdade,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias