Bitcoin não deu certo? El Salvador pode estar criando criptomoeda própria, diz site

O governo disse que são projetos anteriores que estavam sendo discutidos, mas acabaram descartados.

El Salvador Bitcoin
El Salvador escrito sobre pincelada dourada

Ao que parece, El Salvador está prestes a partir o coração de alguns fãs do Bitcoin. De acordo com o site EL Faro, o governo do país está se preparando para lançar sua própria criptomoeda.

O jornal relatou na sexta-feira (16) que El Salvador está estudando a emissão de uma criptomoeda. O artigo explica ainda que os irmãos do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, estão liderando o projeto.

Ibrajim e Yusef Bukele, que supostamente representam o presidente, têm se reunido com investidores estrangeiros para falar sobre o assunto. A criptomoeda pode ser uma moeda estável (stablecoin) apelidada de ‘dólar-cólon’.

O jornal mostrou vídeos vazados do Google Meet entre os irmãos do presidente e várias empresas de blockchain. Não está claro se a CBDC ou quaisquer planos que eles elaboraram nessas reuniões ainda estão em vigor.

É importante notar que o artigo afirma que os vídeos são de 27 de maio, 4 e 7 de junho. O anúncio de que o país tornaria o Bitcoin moeda de curso legal aconteceu na conferência Bitcoin 2021 em 6 de junho. O Congresso salvadorenho aprovou a Lei do Bitcoin em 9 de junho.

O que o governo diz sobre os vídeos?

O governo disse que são projetos anteriores que estavam sendo discutidos, mas acabaram descartados.

“Naquela época, estudávamos diferentes propostas. No final, a proposta que fez mais sentido foi adotar o Bitcoin junto com o dólar, e fazer com que o dólar continuasse a ser a moeda de referência.”. Disse Ernesto Sanabria, Secretário de Imprensa da Presidência, ao El Faro.

Uma fonte disse ao jornal que conhece o projeto e garantiu que mesmo após a aprovação da Lei do Bitcoin, o plano de acabar emitindo uma moeda digital salvadorenha ainda estava em cima da mesa.

Isso não significa nada se o governo salvadorenho não criar a CBDC. Eles farão isso, entretanto? Os vídeos contêm várias ideias que podem ser consideradas problemáticas.

A notícia chega semanas depois que o governo do país aprovou a lei de bitcoin do presidente, que tratará a criptomoeda como curso legal e exigirá que todas as empresas a aceitem como pagamento por bens e serviços.

A revelação também acontece em meio a preocupações sobre a adoção do Bitcoin planejada pelo país como moeda com curso legal. O JPMorgan é uma das muitas organizações que questionaram a validade da decisão. De acordo com o banco de investimentos, o Bitcoin provavelmente fracassará como meio de troca devido à sua iliquidez e à natureza do volume do Bitcoin, o que impõe limitações.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Últimas notícias