Bitcoin não deu certo? El Salvador pode estar criando criptomoeda própria, diz site

O governo disse que são projetos anteriores que estavam sendo discutidos, mas acabaram descartados.

Siga no
El Salvador Bitcoin
El Salvador escrito sobre pincelada dourada

Ao que parece, El Salvador está prestes a partir o coração de alguns fãs do Bitcoin. De acordo com o site EL Faro, o governo do país está se preparando para lançar sua própria criptomoeda.

O jornal relatou na sexta-feira (16) que El Salvador está estudando a emissão de uma criptomoeda. O artigo explica ainda que os irmãos do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, estão liderando o projeto.

Ibrajim e Yusef Bukele, que supostamente representam o presidente, têm se reunido com investidores estrangeiros para falar sobre o assunto. A criptomoeda pode ser uma moeda estável (stablecoin) apelidada de ‘dólar-cólon’.

O jornal mostrou vídeos vazados do Google Meet entre os irmãos do presidente e várias empresas de blockchain. Não está claro se a CBDC ou quaisquer planos que eles elaboraram nessas reuniões ainda estão em vigor.

É importante notar que o artigo afirma que os vídeos são de 27 de maio, 4 e 7 de junho. O anúncio de que o país tornaria o Bitcoin moeda de curso legal aconteceu na conferência Bitcoin 2021 em 6 de junho. O Congresso salvadorenho aprovou a Lei do Bitcoin em 9 de junho.

O que o governo diz sobre os vídeos?

O governo disse que são projetos anteriores que estavam sendo discutidos, mas acabaram descartados.

“Naquela época, estudávamos diferentes propostas. No final, a proposta que fez mais sentido foi adotar o Bitcoin junto com o dólar, e fazer com que o dólar continuasse a ser a moeda de referência.”. Disse Ernesto Sanabria, Secretário de Imprensa da Presidência, ao El Faro.

Uma fonte disse ao jornal que conhece o projeto e garantiu que mesmo após a aprovação da Lei do Bitcoin, o plano de acabar emitindo uma moeda digital salvadorenha ainda estava em cima da mesa.

Isso não significa nada se o governo salvadorenho não criar a CBDC. Eles farão isso, entretanto? Os vídeos contêm várias ideias que podem ser consideradas problemáticas.

A notícia chega semanas depois que o governo do país aprovou a lei de bitcoin do presidente, que tratará a criptomoeda como curso legal e exigirá que todas as empresas a aceitem como pagamento por bens e serviços.

A revelação também acontece em meio a preocupações sobre a adoção do Bitcoin planejada pelo país como moeda com curso legal. O JPMorgan é uma das muitas organizações que questionaram a validade da decisão. De acordo com o banco de investimentos, o Bitcoin provavelmente fracassará como meio de troca devido à sua iliquidez e à natureza do volume do Bitcoin, o que impõe limitações.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock

Volume de transferências com bitcoin em 2021 deve superar PIB dos EUA

Pela primeira vez em menos de sete meses, o volume total de transferências com bitcoin ultrapassou US $ 15,8 trilhões. Como resultado, o volume...
CEFI vs DEFI

DeFi vs CeFi: Finanças Centralizadas vs Finanças Descentralizadas

Finanças descentralizadas (DeFi) são uma das fatias mais cobiçadas da indústria de blockchain hoje, mas a ideia em si tem origens muito mais humildes. Na verdade,...
Tokyo 2020

Emissora usa imagem do Bitcoin para representar El Salvador nas Olimpíadas de Tóquio

As Olimpíadas de Tóquio começaram oficialmente nesta sexta-feira (23), em meio às restrições da pandemia e atraso de um ano. O evento começou com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias