Governo de El Salvador analisa permitir pagamento de salários com Bitcoin

De acordo com a Lei de Integração Financeira de El Salvador de 2001, todos os salários podem ser pagos em dólares americanos. Embora essa lei tenha sido substituída nos anos seguintes, a nova alteração pode permitir que o Bitcoin seja utilizado.

Siga no
El Salvador BTC
El Salvador BTC

Poucos dias depois de o Bitcoin se tornar moeda de curso legal em El Salvador, o governo do país agora estuda com pagar salários com a moeda digital.

De acordo com o jornal ElSalvador.com, o ministro do Trabalho do país, Rolando Castro, disse na terça-feira (15) que não descarta a possibilidade de que as empresas paguem os salários de seus empregados com a criptomoeda.

“Isso é um assunto que está sendo discutido no Ministério da Fazenda e no Ministério da Economia, teremos uma reunião com todo o gabinete do governo para poder definir este tipo de aspecto monetário que tem a ver com a atual legislação que foi aprovada na Assembleia Legislativa, mas ainda e muito cedo adiantar critérios sobre este assunto.”

Na entrevista foi revelado que o Ministério da Economia e Finanças trabalharão em conjunto com o ministério relevante na iniciativa.

De acordo com a Lei de Integração Financeira de El Salvador de 2001, todos os salários podem ser pagos com dólares americanos. Embora essa lei tenha sido substituída nos anos seguintes, a nova alteração pode permitir que o Bitcoin seja utilizado.

Apesar disso, logo após um tuíte ser publicado pelo canal de televisão onde Castro falou sobre o assunto – que posteriormente foi compartilhado pela Diretora de Tecnologia e Inovação de Negócios em PROESA, Mónica Taher – o ministro negou que ter se referido ao pagamento de salários com Bitcoin.

“Esclarecimento. Em nenhum momento eu mencionei isso, quando questionado apenas disse que era muito prematuro falar sobre salários, que estou focado em encontrar mais e melhores empregos. A questão monetária corresponde ao gabinete econômico do qual não faço parte.”

El Salvador tem estado no centro das atenções do mundo todo após adotar Bitcoin como moeda de curso legal, sendo o primeiro no mundo a realizar tal feito.

Certamente vários aspectos vão mudar, assim como muitas coisas devem ser estudadas e analisadas com precaução.

Isso não é algo novo só para El Salvador, mas para o mundo inteiro. Agora o Bitcoin é utilizado como meio de pagamento no país, mas as pessoas realmente estão capacitadas para isso?

Gerenciamento das carteiras, extremamente importante

Como o governo é responsável pela adoção do Bitcoin, ele deve estar preparado para o que acontecer.Certamente ele será responsável se as pessoas não souberem gerenciar de forma correta a moeda digital, e se isso acontecer, será catastrófico, naturalmente as pessoas vão querer achar um culpado, no caso vão querer culpar o governo.

Por isso é de extrema importância que o governo se preocupe em educar a população sobre o gerenciamento das carteiras e das criptomoedas.

As pessoas devem conhecer a fundo como gerenciar chaves privadas e todos os aspectos que compõem a utilização de criptomoedas.

Isto não acontece de noite pro dia, El Salvador tem dado um passo gigante, mas ainda tem muito pela frente por construir.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Lorena Almada
Estudante de Engenharia Eletromecânica. Apaixonada por Economia. Seguidora da Escola Austríaca. Entusiasta do Bitcoin, descentralização e liberdade.
BItcoin e moeda Yuan da China

Chineses driblam banimento e continuam comprando bitcoin

A luta da China para banir o Bitcoin parece não ter fim, assim como pequenos mineradores estão encontrando brechas para continuar exercendo a atividade...
Bitcoin e bandeira da China

China quer criar imposto sobre Bitcoin e coloca em dúvida banimento

O governo da China planeja criar um imposto para corretoras de Bitcoin que operam no país, colocando em dúvida o banimento de transações de...
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin rompe alta histórica e é negociado acima dos 65 mil dólares

Com um mercado otimista em relação a questões regulatórias, o preço do Bitcoin rompeu a sua máxima histórica de 64.895 dólares registrada em abril...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias