Empregos relacionados a Bitcoin e criptomoedas dispararam em 2021, diz LinkedIn

Empregos em alta, apesar das desconfianças no longo prazo do mercado também.

Mulher de negócios trabalhando no laptop com Bitcoin
Mulher de negócios trabalhando no laptop com Bitcoin

Segundo um levantamento feito pelo LinkedIn, rede social focada em empregos, vagas relacionadas com Bitcoin e criptomoedas dispararam no ano de 2021, principalmente nos Estados Unidos.

A seção do LinkedIn News, que procura apresentar ideias e notícias para sua base de usuários, apresentou os dados que comprovam um aumento no interesse pelo mercado de criptomoedas.

Com mais empresas chegando ao setor para oferecer serviços de pagamentos, ou mesmo utilizar a tecnologia blockchain para criar inovações, as vagas no setor dispararam. Um levantamento da Visa chegou a estimar que 25% dos pequenos negócios planejam aceitar criptomoedas, indicando que a busca por profissionais é cada vez mais necessária.

Vagas de empregos com Bitcoin dispararam, diz relatório do LinkedIn

Segundo o LinkedIn News, as publicações relacionadas a Bitcoin e outros termos ligados a moeda digital cresceram 395% nos Estados Unidos, entre 2020 e 2021. O cenário chama atenção ao se comparar com o crescimento de vagas em tecnologia em geral, que cresceu, mas nem tanto assim.

“As publicações de empregos com títulos contendo termos como “bitcoin”, “ethereum”, “blockchain” e “criptomoeda” cresceram 395% nos EUA de 2020 a 2021, superando a indústria de tecnologia mais ampla – que teve um aumento de 98% nas listagens durante o mesmo período de tempo.”

O perfil de empresas que mais buscaram profissionais com esses conhecimentos são de softwares ou de finanças. Isso mostra que o nicho de mercado que mais gera emprego está envolto na criação de programas relacionados com criptomoedas e empresas que oferecem serviços financeiros com Bitcoin e similares.

Mesmo assim, outros setores já começaram a se movimentar pela busca de profissionais com esse talento. Um dos setores que viram crescimento são de profissionais que oferecem “serviços profissionais como contabilidade e consultoria, bem como os setores de pessoal e hardware de computador“.

Engenheiros e desenvolvedores blockchain são a principal demanda

A dica do LinkedIn para profissionais interessados em trabalhar neste setor foi dada, com a rede social informando que engenheiros e desenvolvedores blockchain são as principais vagas publicadas.

Segundo o LinkedIn, a disparada de vagas no setor foi impulsionada por um influxo de financiamento a empresas que trabalham com criptomoedas. Além disso, inspirações como a presença marcante de Elon Musk no espaço também motivaram empresas a buscarem conhecer as vantagens da tecnologia.

O relatório pondera que não está claro se o ritmo de alta do mercado deverá se manter por muito tempo, com alguns profissionais já demonstrando ceticismo com essas inovações.

“Apesar do crescente crescimento da indústria em geral, alguns especialistas expressaram ceticismo em relação à utilidade de longo prazo da tecnologia e afirmam que a criptomoeda é uma bolha.”

Mesmo assim, cabe aos trabalhadores estudarem esse mercado e buscar oportunidades, que seguem chamando atenção.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias