Uma empresa de segurança cibernética alertou para os riscos de identidade no ambiente do metaverso. O termo surgiu há várias décadas, mas a maturidade da tecnologia atual permite que aplicações no metaverso sejam enfim colocadas em prática.
Dessa forma, várias empresas e pessoas já esperam ingressar nesse ambiente para colocar suas marcas em destaque.
Uma das empresas que anunciou a chegada no setor foi a Adidas, que agora será seguida pela rival Puma, que também já deixou claro que prepara sua entrada no setor. O movimento ganhou mais força com a chegada da empresa ex-Facebook, agora Meta, que deverá criar inovações no setor.
Apesar de ser considerado promissor no campo da tecnologia, os riscos devem ser avaliados pelos usuários.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Riscos de identidade no metaverso são muitos e devem ser avaliados, alerta Kaspersky
A Kaspersky publicou na última terça-feira (18) um guia sobre a proteção da identidade pessoal no ambiente do metaverso. Para a empresa, essa inovação deverá trazer riscos a usuários desatentos com esses detalhes.
Dessa forma, fica claro que a nova tecnologia que está ganhando adoção já chega mostrando que nem tudo são flores.
Um dos pontos destacados pela Kaspersky é justamente com relação ao roubo de identidade das pessoas no ambiente do metaverso, assim como o sequestro de contas por login.
Caso isso ocorra, uma conta de um usuário poderia ser utilizada pelos invasores para chantagear a vítima, roubar dinheiro associado a conta do metaverso dela ou até usar o avatar para abordar conhecidos e pedir moedas como pagamento.
A empresa ainda alerta para os esquemas de engenharia social no metaverso, principalmente aqueles relacionados a namoros virtuais. Como essas aplicações deverão ser criadas, como o Tinder já anunciou que pretende fazer, por exemplo, isso acarreta em riscos com as práticas de catfishing, perseguição e doxing.
Problemas ligados ao blockchain?
Alguns metaversos mais famosos hoje estão ligados a tecnologia blockchain e de criptomoedas, como o Decentraland, The Sandbox, entre vários outros. Dessa forma, a Kaspersky alerta que as pessoas devem proteger suas carteiras para acessar esses ambientes, que podem oferecer alguns riscos de identidade.
Outro risco que a empresa prega cautela tem relação com a privacidade, visto que esses metaversos serão ambientes de interações sociais e, desse modo, é fundamental proteger dados pessoais.
Por fim, o risco dever ser considerado por pais que deixam seus filhos acessarem ambientes de metaverso, pois as crianças são vítimas fáceis para potenciais infratores do metaverso. Com esses problemas identificados e mitigados, as pessoas poderão entrar nas plataformas do setor com mais segurança.