Empresário perde R$ 8 milhões após ter NFTs roubados

Ladrão roubando obra de arte.
Ladrão roubando obra de arte.

Arthur Cheong, fundador da DeFiance Capital, teve uma perda equivalente a mais de 8 milhões de reais nesta segunda-feira (21) após ter seus NFTs e ethers (ETH) roubados por hackers.

A vítima agora acreditar ter fortes evidências de que o responsável foi o grupo Lazarus. Embora não tenha dado mais detalhes sobre a acusação, é possível encontrar similaridades com outros ataques do grupo.

Mostrando apego por seus NFTs, Cheong pediu para que as pessoas que compraram as imagens roubadas mantenham a custódia das mesmas, sinalizando interesse em comprá-las de volta.

Roubo de arte digital

Trama de diversos filmes de ação, os roubos de obras de artes tiveram mudanças significativas em sua forma, afinal, graças aos NFTs é possível encontrar coleções e até mesmo peças únicas que ultrapassam os seis dígitos.

A última vítima destes criminosos virtuais foi Arthur Cheong, fundador da DeFiance Capital. No total, o empresário perdeu 59 NFTs, incluindo alguns de coleções famosas como CloneX e Azuki.

Carteira do hacker que roubou 59 NFTs, já marcada no site EtherScan.

No momento, a carteira do hacker está com 589 ETH, equivalente a 8,7 milhões de reais, provenientes deste roubo. Segundo a vítima, seu erro foi ter confiado em alguém a ponto de abrir um documento de extensão docx enviado a seu e-mail.

“Descobri a provável causa raiz do exploit, é um ataque de engenharia social direcionado. Recebi um e-mail de spear phishing (ataque direcionado) que realmente parece ter sido enviado por uma empresa de nosso portfólio com conteúdo que parecia ser relevante para o setor em geral.”

Seguindo, Cheong nota que nenhum de seus antivírus foi capaz de detectar a ameaça, além disso, também afirmou ter “fortes evidências” de que os hackers são do grupo Lazarus, conhecidos por ataques semelhantes no passado.

Ainda sobre a questão da segurança, o empresário conta que costumava usar carteiras de hardware, porém, conforme começou a negociar NFTs com maior frequência, passou a usar uma carteira de celular. Por fim, após perder R$ 8 milhões, ele nota que elas não são seguras assim.

“Mexeram com a pessoa errada”

Em tom ameaçador, o fundador da DeFiance Capital afirma que o hacker “mexeu com a pessoa errada”. Contudo, embora o desejo de vingança seja natural, é difícil pensar que algo possa ser feito a esta altura.

“A única coisa que posso dizer ao hacker é: você mexeu com a pessoa errada.”

Por fim, Cheong pediu para que os compradores dos NFTs roubados os mantenham sob custódia e afirmou que entrará em contato com os mesmos. Portanto, parece que ele está disposto a negociar pelas artes para obtê-las de volta, ou então deseja processar os mesmos, não sabemos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias