Empresas se recusam a congelar bitcoins de manifestantes canadenses e zombam do governo

"Não"

Freedom Convoy
Freedom Convoy

Algumas empresas de criptomoedas estão se recusando a bloquear carteiras de bitcoin pertencentes a doadores do movimento de protesto Canadian Freedom Convoу, cujos membros estão lutando contra medidas restritivas no Canadá.

A ministra das Finanças do Canadá, Chrуstia Freeland, ordenou que as contas de pessoas físicas e jurídicas que doaram criptomoedas aos membros do Freedom Convoу devem ser congeladas.

A situação mostra, de certa forma, como os governos ‘democráticos’ tentarão reprimir o Bitcoin.

No início do mês, mais de US$ 8 milhões em fundos dos caminhoneiros foram bloqueados na plataforma de doações GoFundMe. Em retaliação aos fundos censurados, manifestantes organizaram uma campanha de doação através do aplicativo Tallycoin, construído sobre a rede bitcoin.

Os doadores conseguiram enviar fundos através de uma rede imutável sabendo em primeira mão que não poderiam ser censurados.

A resposta surtada do governo canadense a isso foi congelar as contas bancárias de todos os usuários de criptomoedas. Esse tipo de censura generalizada aos cidadãos pagadores de impostos é uma resposta autoritária, e não se esqueça, isso pode acontecer em qualquer lugar.

Empresas se recusam a bloquear carteiras de Bitcoin e governo vira chacota

As autoridades do Canadá continuaram na tentativa de censurar as transações com criptomoedas e ordenaram que todas as empresas financeiras regulamentadas deixassem de facilitar quaisquer transações para 34 carteiras de criptomoedas vinculadas ao financiamento dos protestos liderados por caminhoneiros no país.

Para a surpresa do governo, nem todas as organizações concordaram em cumprir a ordem e responderam em tom de deboche.

Representantes da empresa Nunchuk.io, uma carteira de bitcoin, disseram que não revelará as identidades dos clientes doadores, bloquear seus acessos ou congelar seus fundos.

“Aprenda como funcionam as carteiras sem custódia e as chaves privadas. Quando o dólar canadense se desvalorizar, estaremos à sua disposição”, disse a equipe da Nunchuk.io, zombando a ministra canadense com um e-mail endereçado à Suprema Corte da província canadense de Ontário.

Já a Edge Wallet, também uma carteira de Bitcoin, disse, de forma bem provocativa, que não acatará a ordem de bloqueio das contas dos usuários.

A resposta veio em forma de um meme com um caracol e a legenda “Não”.

Governo fascista, diz Charles Hoskinson

Em um tweet publicado ontem, Charles Hoskinson, o fundador da Cardano, criticou o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau por invocar a Lei de Emergências no país para reprimir protestos.

A lei permite o uso de militares, mas pode não necessariamente levar a isso, e Trudeau disse que o governo não os está convocando. Mas pode suspender temporariamente os direitos dos cidadãos à livre circulação.

Hoskinson chamou o Canadá de governo fascista. Ele fez a observação enquanto compartilhava um vídeo da vice-primeira-ministra canadense Chrystia Freeland, onde ela estava falando sobre as penalidades impostas para pessoas que doaram criptomoedas para os caminhoneiros do país.

De acordo com dados oficiais, o movimento Freedom Convoу já arrecadou cerca de US$ 20 milhões em doações de moeda fiduciária e criptomoedas, incluindo de muitos norte-americanos de direita e apoiadores do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

Guerra perdida

O governo do Canadá, descobrirá, mais cedo ou mais tarde, que o Bitcoin não pode ser censurado, caso esteja em carteiras seguras.

Uma das propriedades mais importantes do Bitcoin vem da forma como ele foi desenvolvido. Ele é verdadeiramente descentralizado, o que o torna extremamente seguro e altamente imutável devido ao fato de não ter uma autoridade central para tomar todas as decisões.

Ele permite que uma rede transparente onde os usuários podem permanecer totalmente anônimos, tudo devido a garantias de confiança e não a suposições de confiança.

Ao que parece, o Canadá está fazendo uma verdadeira campanha de marketing para o Bitcoin, mostrando ao mundo um dos aspectos mais importantes da criptomoeda criada por Satoshi Nakamoto, o que pode levar a uma mudança de paradigma no pensamento sobre o ativo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Últimas notícias