Especial sobre Bitcoin na TV Cultura cita lucros e riscos da moeda

Programa foi apresentado na noite do último domingo (30), pelo Matéria de Capa.

Siga no
Matéria de Capa, da TV Cultura, apresenta especial sobre Bitcoin
Matéria de Capa, da TV Cultura, apresenta especial sobre Bitcoin/Reprodução

O canal aberto brasileiro TV Cultura apresentou na noite do último domingo (30) um especial sobre Bitcoin. Além de mostrar os principais conceitos da moeda digital, o programa Matéria de Capa citou os lucros e riscos envolvidos na tecnologia.

Fundada em 1960, a TV Cultura pertence à Fundação Padre Anchieta, instituição ligada ao governo do Estado de São Paulo. O canal é apenas uma das atividades mantidas pela fundação, que também cuida da Cultura FM e Cultura Brasil, programas de rádio.

Com a exibição do programa Matéria de Capa, foi a segunda vez em um mesmo dia que a TV Cultura exibiu a imagem do Bitcoin aos seus telespectadores. Isso porque, como foi a responsável por transmitir as 500 milhas de Indianápolis, ela exibiu a corrida que teve o Carro Bitcoin como protagonista em 32 voltas.

Especial sobre Bitcoin na TV Cultura alerta sobre cuidados, mesmo com potencial

Apresentado pela jornalista Andresa Boni, o Matéria de Capa vai ao ar todos os domingos pela TV Cultura, sempre às 19 horas. Os temas são sempre os destaques no Brasil e no mundo.

Como na última semana o Banco Central do Brasil apresentou as diretrizes do real digital, o programa se aprofundou no tema das criptomoedas. De acordo com o especial, o potencial de uso do Bitcoin é enorme.

Além de explicar a história do Bitcoin, desde sua criação até o funcionamento da segurança das transações, o programa procurou apresentar a opinião de especialistas. Um dos convidados foi o professor da FGV, Eduardo Diniz, que lembrou da característica do Bitcoin ser um porto seguro (“safe heaven“).

Para Diniz, o ouro sempre foi considerado um ativo de reserva, ao longo de várias crises no passado. No entanto, com a pandemia, o Bitcoin acompanhou o ouro como um ativo de reserva, explicando sua valorização no mercado.

Outro especialista mencionado foi Don Tapscott, autor do livro Blockchain Revolution. Sua apresentação em um TED, sobre a tecnologia das criptomoedas, acabou sendo destaque no especial sobre o Bitcoin na TV Cultura, apresentando o potencial futuro da tecnologia.

Apesar dos lucros recentes, a TV Cultura destacou que Bitcoin ainda teria como risco sua extrema desvalorização de mercado, limitação em seu uso como pagamentos, uso em atividades legais e alto gasto de energia elétrica.

O Matéria de Capa alertou investidores de Bitcoin para os cuidados ao se expor à moeda, como armazenar com cuidado as senhas de acesso ao saldo ou investir em empresas que prometem rendimentos. Além disso, é necessário cautela com ataques hackers e esquemas de pirâmide.

Na conclusão do especial, a jornalista Andresa, citando o Presidente do Banco Central da Inglaterra, declarou que só deve comprar Bitcoin quem está preparado para perder dinheiro.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

NFT pode “matar” o Bitcoin? Qual a relação entre ambos?

É provável que muita gente conheça os NFTs, regularmente confundidos com “arte digital”. A ação ganhou força após Stephen Curry, astro da NBA, e...
Plataformas NFT e Ethereum empresas

Empresas listadas na bolsa apostam no mercado de NFT

O crescimento do mercado de NFTs tem quebrado barreiras mais rápido do que outros recursos relacionados a blockchain. Hoje até mesmo grandes empresas, listadas...
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

Mineradores brasileiros comentam banimento de Bitcoin pela China

A proibição de Bitcoin pela China nos últimos dias abalou o mercado, com muitas pessoas ficando preocupadas com isso, menos dois mineradores brasileiros que...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias