Estagiários do Exército conhecem sistema blockchain brasileiro

Estudantes da Escola Superior de Guerra visitaram iniciativas no Estado de São Paulo, para aprofundar conhecimentos.

A Escola Superior de Guerra (ESG), por meio do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), levou militares do exército brasileiro para conhecerem um sistema de blockchain no país.

A visita técnica ocorreu como parte da disciplina “Expressão Científica e Tecnológica do Poder Nacional“. Os estagiários puderam assim conhecer várias iniciativas de guerra brasileiras, entre tecnologias, inclusive da Marinha e Aeronáutica.

As visitas técnicas dos alunos ocorreram entre os dias 12 e 16 de junho de 2023. O objetivo foi o de apresentar à turma CAEPE 2023, na prática, conceitos relativos à Ciência e Tecnologia e suas inter-relações com o pensamento da Escola e aplicação na realidade brasileira.

Vale lembrar que a Escola Superior de Guerra é uma instituição vinculada ao Ministério da Defesa do Brasil.

Estagiários do Exército Brasileiro na ESG conheceram sistema de blockchain do CPQD

No dia 12 de junho, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), em Campinas (SP), foram apresentados projetos em andamento sobre tecnologias de ponta na aérea de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Blockchain e Conectividade Inteligente, dentre outros assuntos.

No mesmo dia, os estagiários assistiram a uma palestra no Centro de Tecnologia do Exército em Campinas sobre a atuação da Organização Militar e sua interação com a indústria, universidades e empresas, compondo o modelo conhecido como “tríplice hélice”.

Já no dia 13 de junho, em Aramar (SP), a comitiva do CAEPE assistiu a uma palestra no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo sobre o Programa Nuclear da Marinha, um dos Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil. Em seguida, os estagiários percorreram as instalações do Centro, em especial a Usina de Hexafluoreto de Urânio, o Laboratório de Testes de Equipamentos de Propulsão e o Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica.

Alunos conheceram instalações da Embraer e AMAN

Já em São José dos Campos, em 14 de junho, a comitiva visitou a Embraer unidade Ozires Silva, onde foi feita uma apresentação institucional e demonstração da produção da família dos aviões Embraer E-Jets E2, bem como explanações acerca da atuação e as questões sobre o mercado aeroespacial civil e militar. Houve, ainda, visita ao Centro de Experiência do Cliente, à Linha de Equipagem de Sistema e Junção de Estruturas e à Linha Híbrida de Montagem Final.

No dia seguinte, ainda em São José dos Campos, a programação foi no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde, em palestra institucional, foram apresentados feitos e projetos desenvolvidos pelo DCTA nas áreas da ciência, inovação e tecnologia. Em seguida, foram visitados o Laboratório de Ensaios de Turbina a Gás e a Divisão de Aerodinâmica, Controle e Estruturas do Instituto Aeronáutico e Espaço, o Instituto de Pesquisa e Ensaios de Voo e o Simulador do Hangar-X30.

Por fim, dia 16 de junho, em Resende (RJ), os estagiários concluíram a viagem de estudos na Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN). Após a palestra sobre a Academia e os aspectos da formação dos Oficias do Exército Brasileiro, os integrantes do CAEPE puderam conhecer as instalações físicas da AMAN, incluindo a imponente Biblioteca e o moderno Simulador de Apoio e Fogo.

STF já determinou que o Exército Brasileiro utilize a blockchain para fiscalizar armas de fogo

Em 2021, o Ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal julgou um caso que envolvia a rastreabilidade da venda de armas de fogo no Brasil.

Na ocasião, o STF determinou que o Exército deveria utilizar um sistema com blockchain para fiscalização de armas.

Ao que tudo indica, o tema segue em alta entre os militares do Brasil, que seguem estudando sobre o assunto.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias