“Estamos olhando para Blockchain”, diz Ministério da Agricultura

"Para a Agricultura Digital estamos olhando para a rápida transformação que o digital está e vai promover no campo." diz o texto.

Siga no
A ministra Agricultura, Tereza Cristina, participa da abertura do 1º Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária
A ministra Agricultura, Tereza Cristina, participa da abertura do 1º Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastacimento revelou em um artigo publicado no site do Governo Federal (gov.br) que está “olhando para a rápida transformação digital que vai acontecer no campo”. De acordo com o texto publicado na manhã desta quinta-feira (19), o uso da tecnologia Blockchain é considerado para promover avanços no setor.

“O agronegócio é um dos poucos setores que tem condições concretas de contribuir para superar alguns grandes desafios da humanidade como a pobreza, a fome, a geração de riqueza e a melhoria da expectativa e qualidade de vida”, começa o artigo, complementando que a inovação digital pode transformar e alavancar o agronegócio Brasileiro.

A tecnologia do Bitcoin, a Blockhain, já é utilizada em muitos lugares do mundo para rastrear produtos e garantir autenticidade. Ela tem sido explorada no setor para beneficiar várias etapas do processo produtivo, como por exemplo, na tokenização de ativos que podem representar direitos futuros de produção (rebanhos, vegetais, grãos e frutos).

A blockchain pode ajudar o setor também com rastreabilidade, que permite um rastreio transparente de todo processo de produção e levando assim a autenticidade dos produtos. O ministério deve estudar a tecnologia e implementar algumas dessas vantagens em um futuro próximo.

Além da tecnologia Blockchain, o texto diz também que considera estudar aprendizagem virtual, uso de Bots, inteligência artificial e até mesmo computação holográfica e gêmeos digitais.

“Para a Agricultura Digital estamos olhando para a rápida transformação que o digital está e vai promover no campo. Seja pelo uso de ferramentas e tecnologia de: aprendizagem virtual, blockchain, avanços em conectividade, uso de Bots, avanços da agricultura de precisão, inteligência artificial, ou mesmo plataformas digitais como a Plataforma Nacional de Registro e Gestão de Tratores. Da mesma forma precisamos antecipar o futuro e trazer aplicações de computação holográfica e gêmeos digitais para o agro.”

Gov.br Artigo Inovação
Gov.br Artigo Inovação

Os projetos e o potencial de uso da Blockchain no agronegócio já são amplamente discutidos no mercado, mas há ainda uma lacuna que pode ser preenchida pelas empresas que entenderem mais rapidamente os benefícios de uso dessas soluções.

Veja aqui como a Blockchain pode ser empregada no agronegócio

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Idoso segurando Bitcoins aposentadoria

Empresa passa a oferecer aposentadoria com Bitcoin

Uma parceria entre três empresas do mercado de criptomoedas possibilitou a criação de um produto de aposentadoria com Bitcoin. Os planos de aposentadoria, normalmente chamados...

Líder de pirâmide com Bitcoin é solto e volta a aplicar golpes prometendo lucros

Mesmo depois de ter sido preso e indiciado pela Polícia Civil, o dono da pirâmide financeira "Medina Bank", Izaltino Medina Filho, de 60 anos,...

Modelo do Instagram vende seu “amor” em forma de criptomoeda

O mercado dos tokens não-fungíveis (NFTS) realmente se tornou uma grande moda nos últimos meses, sendo uma forma que muitos escolheram para vender peças...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias