Estátua de Satoshi Nakamoto é revelada na Hungria

“O conceito básico do bitcoin é que ele pertence a todos, às pessoas da Internet, que somos todos Satoshi”, disse Gilly à AFP em seu workshop nos arredores de Budapeste no início deste mês.

Siga no
Estátua Satoshi Nakamoto Hungria
Estátua Satoshi Nakamoto Hungria

Nesta quinta-feira (16), entusiastas de bitcoin na Hungria revelaram uma estátua em Budapeste que é a primeira no mundo a homenagear Satoshi Nakamoto, o misterioso criador do Bitcoin.

A pessoa por trás da criptomoeda nunca revelou sua identidade, mas é considerada uma espécie de líder filosófico da moeda digital.

Uma das pessoas que ajudaram a construir a estátua, Andras Gyorfi, disse à um jornal local que o elemento mais importante da obra de arte única é seu rosto.

“Representa Satoshi – claro que não sabemos como ele era, mas esta estátua tem uma face estilizada feita de um composto de alumínio de bronze que é reflexivo … se você for até a estátua, olhe em sua face e você verá seu próprio rosto.”

Todos somos Satoshi

A reflexão pretende servir de mensagem que todos fazemos parte do mercado de criptomoedas, que todos os envolvidos são uma espécie de Satoshi.

A estátua também usa um moletom para representar a geração da Internet, muitos dos quais foram os pioneiros a trabalhar em casa e em locais de trabalho menos tradicionais.

O busto de bronze é de uma figura encapuzada, em uma alusão ao fato de que a verdadeira identidade de Nakamoto – um pseudônimo – é desconhecida.

A escultura, erguida em um parque comercial ao lado de uma estátua do fundador da Apple, Steve Jobs, e uma instalação do inventor húngaro Erno Rubik, foi ideia do empresário e jornalista bitcoin Andras Gyorfi.

Ela foi financiada por quatro empresas de criptomoedas da Hungria.

“Em março, eu estava pesquisando a conexão entre arte digital e blockchain,” a tecnologia por trás do bitcoin, Gyorfi disse à AFP antes da revelação.

“E eu pensei: ‘por que o Satoshi não deveria ter uma estátua em Budapeste?’”, Disse ele.

Para refletir o mistério que cerca a verdadeira identidade do fundador do bitcoin, os escultores Tamas Gilly e Reka Gergely transformaram o rosto em uma espécie de espelho.

“O conceito básico do bitcoin é que ele pertence a todos, às pessoas da Internet, que somos todos Satoshi”, disse Gilly à AFP em seu workshop nos arredores de Budapeste no início deste mês.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

China pode estar planejando cancelar proibição do Bitcoin

A China tem sido um dos países que mais aparece nos holofotes do setor financeiro, seja ele o tradicional ou então o criptomercado. Com...

Alemanha vai leiloar R$ 75,2 milhões em Bitcoin

O leilão de criptomoedas realizados por diferentes governos tem sido algo cada vez mais comum, e desta vez um estado da Alemanha vai leiloar...
Rafael Portugal em uma live pelo Instagram

“Não perdi nada” – Rafael Portugal consegue bloquear R$ 1,4 milhão da empresa do...

Em uma publicação em seu Instagram, o ator do "Porta dos Fundos" Rafael Portugal afirmou que "não perdeu nada". Agradecendo o carinho dos fãs...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias