Este metal raro valorizou mais que o Bitcoin em 2021

Siga no

Nos últimos meses o Bitcoin teve um ótimo desempenho, com uma movimentação positiva desde janeiro de 2021. Desde o começo do ano o Bitcoin valorizou pouco mais de 85%, mas existe um metal precioso que está superando os ganhos da criptomoeda, e não é o ouro.

O metal raro, Irídio, valorizou 131% desde o início do ano.

O Irídio é um dos metais mais raros do mundo, mas é possível que tenha perto de você. Esse é o metal utilizado em diferentes tipos de equipamentos, principalmente em displays eletrônicos e em velas de ignição para veículos automotores.

O metal é um subproduto da platina e do paládio, e ele possui uma produção e mineração relativamente pequena por causa da raridade. Isso faz com que qualquer problema na linha de produção do Irídio altere consideravelmente o mercado.

Durante o ano passado e 2021 houve um aumento da demanda pelo metal por causa da produção de telas eletrônicas. Ao mesmo tempo houve diferentes problemas na produção do Irídio. Esses dois fatores afetaram consideravelmente o mercado do metal precioso, fazendo com que o preço disparasse do ano passado para cá.

Valorização do Bitcoin (em vermelho) e do Irídio (em preto), o Bitcoin é comparado por moeda enquanto o Irídio é comparado pelo preço por onça. Fonte: Boomberg

Desde o final do ano passado, o Irídio subiu da casa US $ 1.500 por onça para US $ 6.000. Sendo assim, a onça do metal é três vezes mais valiosa que a onça do ouro.

Infelizmente, diferente do Bitcoin, participar do mercado de Irídio é mais complicado do que parece.

O metal não é negociado em nenhum ETF ou bolsa de valores, por isso é preciso um investimento mais direto, com varejistas tendo que comprar direto de alguns poucos vendedores. Sendo assim, o mercado de Irídio é dominando pelo setor industrial, que tem como principal objetivo o uso dele na produção de diferentes produtos.

O Irídio não é o único subproduto da Platina que está valorizando. O Ródio alcançou um recorde de preço de US $ 29.800 por onça e o Rutênio está chegando próximo de seu valor mais alto já registrado.

Infelizmente, esses são investimentos bem complicados para quem não está dentro do “jogo”. Sendo assim, o Irídio pode até ter passado os ganhos do Bitcoin, mas ainda não superou a democratização de investimento que a criptomoeda pode oferecer.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

“Bitcoin não me atrai”, diz André Esteves do BTG Pactual em áudio vazado

Um áudio vazado de uma conversa de André Esteves, banqueiro do BTG Pactual, deixou claro a opinião dele sobre o Bitcoin como um investimento. O...
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

China pode estar planejando cancelar proibição do Bitcoin

A China tem sido um dos países que mais aparece nos holofotes do setor financeiro, seja ele o tradicional ou então o criptomercado. Com...

Alemanha vai leiloar R$ 75,2 milhões em Bitcoin

O leilão de criptomoedas realizados por diferentes governos tem sido algo cada vez mais comum, e desta vez um estado da Alemanha vai leiloar...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias