Este metal raro valorizou mais que o Bitcoin em 2021

Siga no

Nos últimos meses o Bitcoin teve um ótimo desempenho, com uma movimentação positiva desde janeiro de 2021. Desde o começo do ano o Bitcoin valorizou pouco mais de 85%, mas existe um metal precioso que está superando os ganhos da criptomoeda, e não é o ouro.

O metal raro, Irídio, valorizou 131% desde o início do ano.

O Irídio é um dos metais mais raros do mundo, mas é possível que tenha perto de você. Esse é o metal utilizado em diferentes tipos de equipamentos, principalmente em displays eletrônicos e em velas de ignição para veículos automotores.

O metal é um subproduto da platina e do paládio, e ele possui uma produção e mineração relativamente pequena por causa da raridade. Isso faz com que qualquer problema na linha de produção do Irídio altere consideravelmente o mercado.

Durante o ano passado e 2021 houve um aumento da demanda pelo metal por causa da produção de telas eletrônicas. Ao mesmo tempo houve diferentes problemas na produção do Irídio. Esses dois fatores afetaram consideravelmente o mercado do metal precioso, fazendo com que o preço disparasse do ano passado para cá.

Valorização do Bitcoin (em vermelho) e do Irídio (em preto), o Bitcoin é comparado por moeda enquanto o Irídio é comparado pelo preço por onça. Fonte: Boomberg

Desde o final do ano passado, o Irídio subiu da casa US $ 1.500 por onça para US $ 6.000. Sendo assim, a onça do metal é três vezes mais valiosa que a onça do ouro.

Infelizmente, diferente do Bitcoin, participar do mercado de Irídio é mais complicado do que parece.

O metal não é negociado em nenhum ETF ou bolsa de valores, por isso é preciso um investimento mais direto, com varejistas tendo que comprar direto de alguns poucos vendedores. Sendo assim, o mercado de Irídio é dominando pelo setor industrial, que tem como principal objetivo o uso dele na produção de diferentes produtos.

O Irídio não é o único subproduto da Platina que está valorizando. O Ródio alcançou um recorde de preço de US $ 29.800 por onça e o Rutênio está chegando próximo de seu valor mais alto já registrado.

Infelizmente, esses são investimentos bem complicados para quem não está dentro do “jogo”. Sendo assim, o Irídio pode até ter passado os ganhos do Bitcoin, mas ainda não superou a democratização de investimento que a criptomoeda pode oferecer.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Dogecoin passa banco Itaú, Santander e Bradesco em valor de mercado

Dogecoin, a criptomoeda feita como uma piada, surpreendeu o mundo após disparar 150% em poucas horas e ser negociada por um valor recorde de...

Pelé terá coleção NFT na plataforma Ethernity

Edison Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, é o mais famoso jogador de futebol da história e é um grande ícone para os...

Rothschild investe R$ 26 milhões em Ethereum

A Rothschild Investment adquiriu mais de 265.302 ações da Grayscale Ethereum Trust, marcando seu primeiro investimento em Ethereum, o ativo digital nativo da plataforma...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias