Estimativas ajudam a entender próximo halving do Bitcoin

Evento em maio de 2020!

Siga no
Halving do bitcoin
Halving do bitcoin

O halving do Bitcoin é um dos eventos mais esperados de 2020, sendo que um perfil do Twitter compartilhou algumas estimativas sobre este.

De fato, o cenário é um pouco confuso para quem passou a acompanhar este mercado recentemente. Mesmo assim, com a pauta em alta na comunidade Bitcoin, muitos querem entender mais sobre este.

O halving é um evento programado por Satoshi Nakamoto quando este criou o Bitcoin, ainda em 2009. Este é fundamental para o controle inflacionário do Bitcoin, que possui uma emissão diária no mercado.

Atualmente, a emissão de Bitcoin é feita através do processo de mineração, que busca encontrar blocos de transações válidos na rede. Para essa atividade, são utilizadas máquinas específicas, que além de encontrar os blocos fazem a segurança da rede. O algoritmo que realiza a mineração é o Proof of Work, considerado o mais seguro até aqui.

Ao encontrar 210 mil blocos, a recompensa que os mineradores obtém por bloco cai pela metade. Ou seja, a emissão diária é menor a cada período, deflacionando a moeda, processo que se chama halving do Bitcoin.

Estimativas para o próximo halving do Bitcoin podem ajudar traders a ser prepararem para impacto

Ainda que poucos saibam realmente o impacto que este poderá ter no criptomercado, um perfil do Twitter compartilhou estimativas sobre o halving do Bitcoin.

Certamente, o cenário poderá ser de grande volatilidade nos preços, uma vez que os mineradores irão concorrer por menores recompensas. De acordo com o Bitcoin Charts, o evento poderá acontecer em 8 de maio de 2020.

Essa estimativa dá conta da duração média de tempo em que um bloco é encontrado na rede, que é cerca de 10 minutos. Contudo, a regra dos dez minutos não é uma medida exata, mas sim uma média. Ou seja, quanto mais a média for desviada, mais cedo ou tarde o halving poderá começar.

Segundo informações, os blocos gerados na rede, com diferença em segundos, poderia impactar o início do halving em até cinco dias. As estimativas compartilhadas pelo perfil indicam que o evento poderá variar entre os dias 7 e 12 de maio. Com isso, restam de 99 a 104 dias para que este aconteça.

Estimativas do Halving do Bitcoin
Estimativas do Halving do Bitcoin – Reprodução/Twitter Bitcoin Charts

Próximo halving poderá ser o mais importante de toda a história do BTC

Com a diminuição da inflação, o próximo evento poderá ser muito importante, segundo um especialista que fez a afirmação recentemente. Isso porque, com a menor inflação, o Bitcoin terá destaque em relação aos EUA e sua moeda, o Dólar.

De fato, ao se comparar a moeda digital com a principal economia do mundo, que emite a divisa mais utilizada pelos países, percebe-se que este evento possui uma certa magnitude para o Bitcoin.

Em outro ponto, a diminuição da emissão de Bitcoin fará a moeda mais escassa. Cabe o destaque que mais que 86% de todos os Bitcoins já foram criados até aqui. Apenas 21 milhões de BTCs serão emitidos em toda a história, com mais que 18 mi já em circulação.

Em resumo, a partir de maio a inflação do Bitcoin cairá para meados de 1,8% ao ano, o que poderá dar mais destaque a tecnologia de pagamentos.

Porque é importante saber a data exata do halving para traders?

Os traders de criptomoedas, principalmente aqueles de curto prazo, precisam se preparar para o impacto do halving. O evento deixa a rede com um funcionamento instável por uns dias, até que se ajuste novamente.

Isso certamente fará com que no início de maio, quem precise utilizar a rede, possa ter alguns atrasos. Aqueles traders que fazem arbitragem com Bitcoin, por exemplo, poderão ser alguns que serão afetados.

Com isso, saber a conta exata de quando o halving do Bitcoin acontecerá é algo fundamental para estes. Ferramentas como a brasileira Halving e a estrangeira BitcoinBlockHalf podem ajudar a se preparar para este impacto.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Elon Musk e Shiba Inu, cachorro símbolo da Dogecoin

Usando imagem de Elon Musk, golpe rouba R$ 522 mil de vítimas

O mercado de criptomoedas tem chamado atenção de novos investidores pelo mundo, muitos que inclusive ainda não estão atentos aos golpes aplicados nosetor. No...
Condomínio Arte, em Miami, aceita Bitcoin como meio de pagamento

Condomínio de luxo em Miami passa a aceitar Bitcoin

Já pensou alugar um condomínio de luxo em Miami que aceita até Bitcoin como meio de pagamento? Muitas pessoas estão dispostas a morar no...
Tom Brady

Tom Brady adere ao Bitcoin e coloca foto com olhos a laser

A comunidade Bitcoin está alvoraçada com mais um fã da criptomoeda - Tom Brady (43). Ele, que é um famoso esportista, também é marido...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias