Estimativas ajudam a entender próximo halving do Bitcoin

Evento em maio de 2020!

Siga no
Halving do bitcoin
Halving do bitcoin

O halving do Bitcoin é um dos eventos mais esperados de 2020, sendo que um perfil do Twitter compartilhou algumas estimativas sobre este.

De fato, o cenário é um pouco confuso para quem passou a acompanhar este mercado recentemente. Mesmo assim, com a pauta em alta na comunidade Bitcoin, muitos querem entender mais sobre este.

O halving é um evento programado por Satoshi Nakamoto quando este criou o Bitcoin, ainda em 2009. Este é fundamental para o controle inflacionário do Bitcoin, que possui uma emissão diária no mercado.

Atualmente, a emissão de Bitcoin é feita através do processo de mineração, que busca encontrar blocos de transações válidos na rede. Para essa atividade, são utilizadas máquinas específicas, que além de encontrar os blocos fazem a segurança da rede. O algoritmo que realiza a mineração é o Proof of Work, considerado o mais seguro até aqui.

Ao encontrar 210 mil blocos, a recompensa que os mineradores obtém por bloco cai pela metade. Ou seja, a emissão diária é menor a cada período, deflacionando a moeda, processo que se chama halving do Bitcoin.

Estimativas para o próximo halving do Bitcoin podem ajudar traders a ser prepararem para impacto

Ainda que poucos saibam realmente o impacto que este poderá ter no criptomercado, um perfil do Twitter compartilhou estimativas sobre o halving do Bitcoin.

Certamente, o cenário poderá ser de grande volatilidade nos preços, uma vez que os mineradores irão concorrer por menores recompensas. De acordo com o Bitcoin Charts, o evento poderá acontecer em 8 de maio de 2020.

Essa estimativa dá conta da duração média de tempo em que um bloco é encontrado na rede, que é cerca de 10 minutos. Contudo, a regra dos dez minutos não é uma medida exata, mas sim uma média. Ou seja, quanto mais a média for desviada, mais cedo ou tarde o halving poderá começar.

Segundo informações, os blocos gerados na rede, com diferença em segundos, poderia impactar o início do halving em até cinco dias. As estimativas compartilhadas pelo perfil indicam que o evento poderá variar entre os dias 7 e 12 de maio. Com isso, restam de 99 a 104 dias para que este aconteça.

Estimativas do Halving do Bitcoin
Estimativas do Halving do Bitcoin – Reprodução/Twitter Bitcoin Charts

Próximo halving poderá ser o mais importante de toda a história do BTC

Com a diminuição da inflação, o próximo evento poderá ser muito importante, segundo um especialista que fez a afirmação recentemente. Isso porque, com a menor inflação, o Bitcoin terá destaque em relação aos EUA e sua moeda, o Dólar.

De fato, ao se comparar a moeda digital com a principal economia do mundo, que emite a divisa mais utilizada pelos países, percebe-se que este evento possui uma certa magnitude para o Bitcoin.

Em outro ponto, a diminuição da emissão de Bitcoin fará a moeda mais escassa. Cabe o destaque que mais que 86% de todos os Bitcoins já foram criados até aqui. Apenas 21 milhões de BTCs serão emitidos em toda a história, com mais que 18 mi já em circulação.

Em resumo, a partir de maio a inflação do Bitcoin cairá para meados de 1,8% ao ano, o que poderá dar mais destaque a tecnologia de pagamentos.

Porque é importante saber a data exata do halving para traders?

Os traders de criptomoedas, principalmente aqueles de curto prazo, precisam se preparar para o impacto do halving. O evento deixa a rede com um funcionamento instável por uns dias, até que se ajuste novamente.

Isso certamente fará com que no início de maio, quem precise utilizar a rede, possa ter alguns atrasos. Aqueles traders que fazem arbitragem com Bitcoin, por exemplo, poderão ser alguns que serão afetados.

Com isso, saber a conta exata de quando o halving do Bitcoin acontecerá é algo fundamental para estes. Ferramentas como a brasileira Halving e a estrangeira BitcoinBlockHalf podem ajudar a se preparar para este impacto.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Bitcoin, altcoins e tokens ganham código próprio no IRPF2021

Olá Bitcoiners! Chegou aquela época do ano à qual temos que passar de qualquer forma, momento de dor para alguns, mas também de alívio para...

Elon Musk pode levar Dogecoin à Lua, literalmente

Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, tem muita criatividade e dinheiro sobrando, algo que geralmente acaba em ideias malucas. Em um...

Elite do bitcoin gasta fortunas para comprar memes colecionáveis

Os tokens não-fungíveis, também chamados de NFT, são conhecidos no mercado de criptomoedas desde 2017, quando surgiram os CryptoKitties. A febre foi tão grande...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Elon Musk pode levar Dogecoin à Lua, literalmente

Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, tem muita criatividade e dinheiro sobrando, algo que geralmente acaba em ideias malucas. Em um...

Elite do bitcoin gasta fortunas para comprar memes colecionáveis

Os tokens não-fungíveis, também chamados de NFT, são conhecidos no mercado de criptomoedas desde 2017, quando surgiram os CryptoKitties. A febre foi tão grande...

Governantes estão assustados com o Bitcoin, diz Robert Kiyosaki

Em várias publicações pelo Twitter nos últimos dias, Robert Kiyosaki defendeu o Bitcoin como um ativo seguro. Segundo ele, os novos ataques dirigidos por...

Coluna do TradingView: Criptomoedas começam forte correção, é motivo para se preocupar?

Analistas trazem seu ponto de vista sobre os movimentos corretivos iniciados nessa semana com foco no Bitcoin. Confira as análises do TradingView: Crypto Investidor O Bitcoin deve buscar...

Agora você pode comprar galinha caipira com Dogecoin

Uma granja de galinhas caipiras começou a aceitar criptomoedas como pagamento no Brasil, sendo a Dogecoin uma das opções. De início, a operação até...