Ethereum STARKs estreia na testnet: 550 tx/s nos primeiros testes

Siga no
Ethereum STARKs

Ethereum STARKs, desenvolvido pela equipe da 0x, é uma das possíveis soluções para aumentar a capacidade da rede Ethereum. O objetivo é fazer com que as exchanges descentralizadas no Ethereum sejam promissoras.

Recentemente, o protocolo desenvolvido pela 0x para exchanges descentralizadas foi testado na testnet do Ethereum, resultando em até 550 transações por segundo.

Matt Taylor, da 0x, disse:

“A StarkDEX é uma infraestrutura de exchange descentralizada que utiliza STARKs para remover a fragilidade da negociação sem custódia, permitindo que as exchanges ofereçam negociações em grande escala aos seus clientes, sem risco de contraparte. Hoje, o sistema com capacidade máxima pode conter 8.000 transações por bloco, ou seja, mais de 550 transações por segundo e ser 200 vezes mais barato em termos de custos de gas

Ethereum STARKs: compressão de transação para maior capacidade

Usando um modelo conhecido, onde os fundos são depositados em um contrato inteligente através de uma conta off-chain. Neste ponto, as provas baseadas em STARKs entram em ação, verificando se nenhum usuário está trapaceando.

A DEX (no Alpha é um simulador) envia um lote de ordens da 0x para o serviço da StarkDEX, gerenciada pela StarkWare. Este serviço verifica as assinaturas de cada transação no lote e sua validade. A StarkDEX armazena os dados off-chain e os adiciona ao serviço de rastreamento que está sendo executado.

A StarkDEX cria uma prova da validade de todo o lote e o envia junto com a última State Root para a verificação do contrato inteligente on-chain. Ela confere e verifica a prova de validade e envia a State Root para o contrato inteligente da DEX a ser arquivado na blockchain.

Neste ponto, a verificação do contrato inteligente conecta-se ao canal do contrato inteligente da 0x, que move o lote que precisa ser confirmado para a blockchain do Ethereum.

A verdadeira inovação nesse mecanismo é o uso do protocolo STARKs para a compactação das transações. De fato, até hoje, nenhum outro projeto usa um mecanismo similar.

Como resultado, foi encontrada uma maneira de explorar os zk-SNARKs sem a necessidade de um ponto de confiança para iniciar o processo. Desta forma o STARKs provou ser um novo mecanismo de prova de conhecimento-zero, oferecendo um método matemático capaz de provar algo sem revelar o quê. Por exemplo, isso significa que um endereço pode ter 1 ETH sem revelar se é 1.1 ou 1000 ETH.

Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum, disse:

“Os STARKs também são cerca de uma ordem de magnitude mais rápidos de criar”, do que os snarks, mas, de acordo com outro desenvolvedor do Ethereum, “as provas ocupam muito mais espaço e, computacionalmente, são mais exaustivas para verificar”.

Os resultados da simulação na testnet

Durante a simulação de uma exchange descentralizada baseada em STARKs na testnet, 0,12 ETH, equivalente a 28 dólares, foi usado em taxas para 1024 ordens, ou seja, transações reais.

Ao fazer dois cálculos rápidos, são 2 centavos por transação contra os 10 centavos por transação exigidos nos últimos dias. Todas as 1024 ordens consumiram 6.240.131 unidades de gas, perto do limite do bloco, que é de 8 milhões.

Transações simples chegam a um máximo de 21.000 unidades de gas, enquanto para tokens esse limite aumenta para 50.000. Assim, o aumento de capacidade fica entre um modesto 400% e um quase 1000%, mas, de acordo com a equipe do projeto, a capacidade máxima pode incluir cerca de 8.000 transações.

Isso resulta em um aumento na escalabilidade de cerca de cem vezes. Infelizmente, o Etherscan não mostra quantos bytes foram necessários para o arquivamento, mas parece haver uma compressão significativa das transações.

Ethereum STARKs poderia oferecer uma solução muito semelhante a uma segunda camada, mas sem o trade-off de canais, que são muito limitantes em exchanges descentralizadas.

Leia mais sobre:
Avatar
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.

CVM multa em R$ 250 mil JJ Invest e seu dono, Jonas Jaimovick

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil se reuniu na tarde desta terça-feira (1) para julgar três processos. Em um deles, a CVM multou...

“5000 bitcoins grátis”, Zangado tem canal hackeado com golpe de bitcoin

O Zangado, um dos maiores youtubers do Brasil e um dos mais icônicos criadores de conteúdo para o público gamer acabou de ter o...

Líderes de golpe com bitcoin são condenados a 11 anos de prisão

Os líderes de um dos maiores golpes com bicoin da história foram julgados e considerados culpados por fraudar milhares de investidores em 14,8 bilhões...

Últimas notícias

“5000 bitcoins grátis”, Zangado tem canal hackeado com golpe de bitcoin

O Zangado, um dos maiores youtubers do Brasil e um dos mais icônicos criadores de conteúdo para o público gamer acabou de ter o...

Líderes de golpe com bitcoin são condenados a 11 anos de prisão

Os líderes de um dos maiores golpes com bicoin da história foram julgados e considerados culpados por fraudar milhares de investidores em 14,8 bilhões...

“Você se arrependerá por escrever isso”, Daniel Fraga em 2013 sobre quem zombava do bitcoin

Quem comprou bitcoins antes de 2015 provavelmente está bem contente hoje (caso tenha mantido a moeda). Mas você sabia que tem muita gente que...