Coronavírus: EUA consideram criar “dólar digital” para estimular economia

Os "dólares digitais" existiriam em uma "carteira digital", mantida por um banco do Fed em nome de qualquer pessoa

-

Siga no

Para tentar conter os estragos que o coronavírus está causando no mercado mundial, vários países estão propondo ações para tentar blindar suas economias.

O mundo está de olho principalmente nos passos que os EUA estão tomando. Isso acontece, sobretudo, pelo fato de que esta é uma das nações mais ricas do planeta.

E entre as várias medidas que o governo norte-americano tem tomado para minimizar os impactos da doença nas finanças, é abrir espaço para a possibilidade de usar dólar digital.

Trata-se de uma proposta apresentada pelo Comitê Democrático da Câmara dos EUA. Além de digitalizar a moeda, a ideia também inclui criar uma carteira virtual para armazenar os dólares.

A lógica é a mesma utilizada pelas criptomoedas e seu armazenamento de dados por meio da tecnologia blockchain. Assim, caso o plano seja colocado em prática, isso pode sinalizar um interesse crescente dos norte-americanos com a estratégia de digitalizar ativos.

A democrata Nancy Pelosi foi a responsável por apresentar a proposta. De acordo com ela, a expectativa é de que o “dólar digital” seja uma alternativa diante da crise enfrentada pelo país.

Presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi. Imagem: Flickr
Presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi. Imagem: Flickr

Ela destaca que tanto a Lei de Responsabilidade pelos Trabalhadores e Famílias quanto a Lei de Proteção e Assistência Financeira para Consumidores, Estados, Negócios e Populações Vulneráveis ​​dos EUA estariam asseguradas com essa medida.

Como funcionaria a estratégia dos democratas

Se a ideia fosse aprovada, o dólar digital funcionaria por meio do lançamento de contábeis digitais. O dinheiro seria registrado como passivos nas contas do fundo de reserva do país.

O ativo também estaria disponível em qualquer unidade eletrônica de valor por uma instituição financeira elegível.

A solução possibilitaria a realização de transações financeiras por carteiras digitais, vinculadas a contas virtuais nominais, tanto de pessoas quanto de entidades.

Esta medida beneficiaria todos os cidadãos elegíveis a ela. Caso aprovado, o dólar digital exigirá que todos os bancos que o distribuam tenham uma carteira digital.

Assim, essa medida se aplicaria tanto a entidades associadas ao Federal Reserve (FED), quanto bancos menores, como os estaduais.

Além disso, o serviço postal dos EUA ajudaria as pessoas não elegíveis a contar com este recurso, por meio de uma conta digital em dólar e caixas eletrônicos específicos.

Analistas acreditam que o dólar digital melhoraria a resiliência econômica do país no futuro. Porém, é importante que o governo não deixe de implantar fundos críticos de emergência durante a atual crise.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

O que compõe os 100 mil pontos do Ibovespa?

Sabemos que o Ibovespa é uma carteira com as ações que totalizam 85% do volume negociado na B3. Este Índice Bovespa é o indicador...
Compra de Imóveis com criptomoedas

Venda de imóveis com criptomoedas dispara no Brasil

No Brasil, a procura por imóveis durante a crise tem aumentado de acordo com especialistas do setor e dados recentes. Na visão de um...
Hathor

Blockchain Hathor registra grande crescimento

A blockchain Hathor ainda não é listada em nenhuma exchange, sendo assim, sua cripto (HTR) não tem um valor de mercado definido. Mas como...