Evento próximo poderia derrubar o preço do Bitcoin

Uma possível queda de curto prazo?

-

Siga no
Gráfico de Preço do Bitcoin
Gráfico de Preço do Bitcoin
Anúncio

Um acontecimento que não é importante para o ocidente está marcado para o dia 25 de janeiro. Este evento que irá ocorrer na China, poderia derrubar o preço do Bitcoin segundo alguns, mas um especialista afirma que não há relação.

De fato que o Ano Novo Chinês é uma grande festa no país mais populoso do mundo. As festas variam de ano para ano, sendo em 5 de fevereiro em 2019. Este ano será o ano do rato, que teve sua última comemoração em 2008, ano da grande crise econômica dos EUA.

Tradicionalmente, o ano novo chinês ocupa os moradores da região, que se preparam para o movimento das festividades. Contudo, a liquidez do Bitcoin no país é apontada como baixa durante o período, segundo um levantamento do Bitcurate em 2019. Em 2018, uma reportagem brasileira comentou sobre os efeitos da queda dos preços do Bitcoin com o Ano Novo Chinês.

Anúncio

A análise apontou que, embora os sinais não sejam convincentes, poderia haver uma relação entre o ano novo chinês e queda de preços do Bitcoin. Para o analista que fez essa reportagem na época, o “Efeito Ano Novo Chinês” poderia ainda ser visto em outros mercados além do Bitcoin.

Evento é tão forte a ponto de derrubar o preço do Bitcoin?

Sim, o ano novo chinês é um forte evento que acontece no país, movimentando o comércio e as importações. O setor frigorífico brasileiro, por exemplo, poderá ter alta nas exportações nos próximos dias. Essa alta poderia impactar as ações das companhias do setor, que podem ter valorização com um maior volume.

Já o Bitcoin, considerado um dinheiro (investimento por outros), poderia ter uma menor procura. As preocupações certamente fazem um pouco de sentido, uma vez que a China é o principal “produtor” de Bitcoin no mundo.

Ou seja, uma baixa demanda no país pela sua população em festa, poderia impactar o preço. Cabe o destaque que por lá o governo mantém proibida a compra e venda de Bitcoin.

Para outro analista, entretanto, o Bitcoin não possui uma relação muito forte com esse evento a ponto de ter seu preço derrubado. Isso porque, em anos passados, houve anos em que a moeda digital ganhou valor, não apenas perdeu.

Dias anteriores ao evento poderia ser de cautela

De acordo com o criptoanalista Alex Krüger, os dados de anos anteriores não apresentam um cenário negativo. Para Alex, a verdade é que houveram anos em que o Bitcoin ganhou valor com o Ano Novo Chinês, ou seja, quem defende este como uma mola propulsora de queda nos preços poderia estar equivocado.

Preço do Bitcoin próximos ao Ano Novo Chinês
Preço do Bitcoin próximo ao Ano Novo Chinês – Reprodução/Twitter

O analista afirmou que caso sejam observados os retornos da semana anterior ao início do Ano Novo Chinês, o cenário histórico poderia ficar mais feio. Neste caso, em 2020, esse período daria entre 13 e 17 de janeiro.

Contudo, nesta última semana o Bitcoin ganhou cerca de 12% de valor. Ou seja, para Alex, 2020 pode ter passado ileso em uma possível desvalorização próxima ao Ano Novo Chinês. Para o analista, observar esse evento em 2021 poderá ser interessante para registrar na história novamente.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Baleia de Bitcoin

Baleia de Bitcoin promove competição que pode dar R$ 10 mil

Uma competição inusitada foi proposta nos últimos dias para testar uma nova funcionalidade da Bitfinex. Isso porque, uma famosa baleia de Bitcoin promove em...
Venezuela e Bitcoin

Quais os riscos da Venezuela minerar Bitcoin?

A Venezuela publicou um novo decreto mostrando que deve começar a minerar Bitcoin, mas alguns riscos podem envolver a prática. No país, há uma...
Nouriel Roubini

Nouriel Roubini ataca DeFi: “é um vaporware”

O termo DeFi toma as manchetes do mercado de criptomoedas e de economistas renomados em 2020. De acordo com o analista financeiro Nouriel Roubini,...

Últimas notícias

Quais os riscos da Venezuela minerar Bitcoin?

A Venezuela publicou um novo decreto mostrando que deve começar a minerar Bitcoin, mas alguns riscos podem envolver a prática. No país, há uma...

Nouriel Roubini ataca DeFi: “é um vaporware”

O termo DeFi toma as manchetes do mercado de criptomoedas e de economistas renomados em 2020. De acordo com o analista financeiro Nouriel Roubini,...

Justiça vai atrás de exchanges internacionais em ação de R$ 65 milhões contra a Atlas Quantum

A Justiça de São Paulo determinou que oito exchanges internacionais promovam o bloqueio de qualquer ativo digital depositado pela Atlas Quantum. A decisão foi proferida...