Ex-desenvolvedor do Ethereum é condenado a 5 anos de prisão

O advogado de defesa de Griffith chegou a dizer que está desapontado com a condenação, mas que viu positivamente o fato de que o juiz reconheceu o compromisso de Virgil em seguir em frente com sua vida de forma produtiva e que ele é uma pessoa talentosa que tem muito a contribuir para a sociedade no futuro.

Virgil Griffith é um nome conhecido dentro da comunidade do Ethereum, além de ser um dos desenvolvedores da segunda maior criptomoeda do mundo, Griffith acabou se envolvendo em uma grande investigação sobre suas atividades, sendo acusado de ajudar a Coreia do Norte a driblar sanções econômicas.

O caso começou após Griffith ir até à Coreia do Norte dar uma palestra sobre criptomoedas e especificamente sobre o Ethereum. Durante a sua palestra ele chegou a comentar sobre como os criptomoedas podem ser usadas para driblar diferentes tipos de sanções financeiras.

Quando a notícia dessa palestra começou a circular o mundo, logo autoridades dos EUA e até mesmo da Rússia acusaram Griffith de estar conspirando com a Coreia do Norte para ajudar o país e escapar de suas sanções. Até mesmo o FBI iniciou uma investigação contra Griffith que obrigou o desenvolvedor do Ethereum a se declarar culpado. 

O resultado dessa investigação foi anunciado recentemente, com Griffith sendo condenado a 5 anos de prisão por causa do seu “aconselhamento” à Coreia do Norte em como burlar as sanções impostas por outras autoridades.

Segundo as informações da NBC, Griffith admitiu que em 2019 falou em uma conferência de criptomoedas em Pyongyan sobre as vantagens desse mercado, apesar da proibição das autoridades dos EUA.

Os promotores dizem que ele aconselhou mais de 100 pessoas na conferência, incluindo vários funcionários e oficiais do governo da Coreia do Norte. Além disso, os documentos judiciais também afirmam que o programador desenvolveu uma infraestrutura com equipamentos de criptomoeda na Coreia do Norte

“Griffith é um cidadão americano que optou por evitar as sanções de seu próprio país para prestar serviços a uma potência estrangeira hostil. ele fez isso sabendo que o governo – a Coreia do Norte – era culpada de atrocidades contra seu próprio povo e fez ameaças contra os Estados Unidos citando suas capacidades nucleares.”, diz os documentos judiciais assinados por promotores.

Com isso, Griffith foi condenado a 63 meses de prisão, cerca de 5 anos, o que não é ideal para o seu advogado de defesa, mas é bem melhor do que o máximo de 20 anos que ele poderia ter sido condenado de acordo com leis dos EUA.

O advogado de defesa de Griffith chegou a dizer que está desapontado com a condenação, mas que viu positivamente o fato de que o juiz reconheceu o compromisso de Virgil em seguir em frente com sua vida de forma produtiva e que ele é uma pessoa talentosa que tem muito a contribuir para a sociedade no futuro.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias