Exchange de criptomoedas suspende saques e culpa ““condições extremas do mercado”

A CoinFlex também aponta que não possui ligação com empresas de empréstimo que podem estar sofrendo com insolvência, nomeando a Three Arrows Capital. De qualquer forma, a explicação é bastante evasiva.

Investidor de criptomoedas usando exchange.
Investidor de criptomoedas usando exchange.

Em comunicado oficial, publicado nesta quinta-feira (23), a exchange de criptomoedas CoinFlex anunciou o interrompimento de saques aos seus clientes. Como justificativa, apontou as “condições extremas do mercado”, criando desconfiança em alguns usuários.

Através do Twitter, alguns deles acusam a exchange de ser uma pirâmide financeira. Afinal, um serviço de intermediação teria a obrigação de manter o saldo de seus usuários sob segurança. Outros reagiram com ironia, conforme mostrado abaixo.

“Vocês também estão pausando os depósitos?”

Na nota, a CoinFlex também aponta que não possui ligação com empresas de empréstimo que podem estar sofrendo com insolvência, nomeando a Three Arrows Capital. De qualquer forma, a explicação é bastante evasiva.

Exchange possui duas criptomoedas próprias, as duas derreteram

Além de pausar saques, congelando os fundos de seus clientes, a situação da exchange CoinFlex parece ainda pior. Afinal a exchange possui duas criptomoedas próprias, a Flex Coin (FLEX) e a stablecoin flexUSD (FLEXUSD).

Apesar de também ter pausado as negociações da FLEX, a exchange não conseguiu segurar o valor da mesma. Cotada a 25 reais na semana passada, a criptomoeda da CoinFlex derreteu para R$ 7,50 após interromper os saques.

Preço da Flex Coin (FLEX). Fonte: CoinGecko

Além desta, a stablecoin flexUSD (FLEXUSD) também sofreu uma forte queda com a notícia, perdendo seu lastro com o dólar, assim como aconteceu com a TerraUSD (UST). No momento, a stablecoin está sendo negociada por US$ 0,83.

Preço da stablecoin flexUSD (FLEXUSD). Fonte: CoinGecko.

Devido a isso, alguns usuários lembraram que o CEO da empresa estava promovendo sua stablecoin há um mês, falando mal de outras moedas. Já outros apontam que este é o motivo do mercado precisar de regulamentação.

Exchange não é carteira

Portanto, este é mais um lembrete que exchanges não devem ser utilizadas como carteira. Afinal, você não tem nenhum controle sobre os fundos e talvez nem saiba se determinada exchange realmente possui seu dinheiro em mãos. O recomendado é utilizar uma carteira fria, que pode ser comprada na KripoBr.

Antes mesmo da queda, em abril, um minerador chegou a alertar que exchanges de criptomoedas estavam insolventes, pedindo empréstimos para conseguir honrar os saques dos clientes. Entretanto, muitos não levaram seus conselhos a sério.

Segundo a FlexCoin, a exchange voltará a processar saques o mais breve possível e o comunicado será atualizado na próxima segunda-feira (27). Contudo, sua reputação parece já ter desabado, assim como o preço de suas duas criptomoedas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias