Executivo da JBS exalta blockchain para controle de gados

CEO da grande empresa apontou que graças a tecnologia do Bitcoin a empresa pode ajudar o meio ambiente com novo programa.

Siga no
Mundo Conectado via Blockchain do Bitcoin
Mundo Conectado via Blockchain
Anúncio

Uma das maiores produtoras de carnes do mundo, a JBS tem sido alvo de desconfianças nos últimos tempos. Na reação as críticas, o executivo da JBS, Gilberto Tomazoni, exalta o uso da tecnologia blockchain em um novo programa.

Lançado nessa quarta-feira (23), o programa Juntos pela Amazônia busca cuidar da floresta brasileira. A intenção da JBS é mostrar aos clientes nacionais e internacionais que sua operação é limpa de desmatamento.

Além disso, foi apresentado o projeto Plataforma Verde, uma inovação tecnológica da JBS. Ambos os lançamentos foram feitos ao mesmo tempo.

Anúncio

Conforme apontado pelo Livecoins em julho, a JBS foi acusada de comprar gado proveniente de áreas de desmatamento, mesmo que indiretamente. Na ocasião, a empresa se defendeu e afirmou que uma solução blockchain já estaria em estudos.

Ao lançar programa de preservação ambiental e climática, Executivo da JBS exalta uso da tecnologia blockchain

A JBS veio a público nessa quarta lançar dois novos programas, um deles, batizado de Juntos pela Amazônia. O lançamento vem em meio a uma desconfiança global de que o Brasil devasta com o meio ambiente.

De acordo com a Reuters, a JBS pretende criar um fundo de até R$ 1 bilhão para dar suporte aos biomas da maior floresta tropical do mundo. Desse valor, cerca de R$ 500 milhões poderão ser aplicados na causa de preservação ambiental já nos próximos dez anos.

Além disso, a empresa JBS afirmou que está lançando uma Plataforma Verde. Dessa forma, passará a monitorar, até 2025, todos os fornecedores indiretos de gado, algo que até então não era feito.

De acordo com o executivo da JBS, os desafios para uma solução dessa magnitude eram muitos, mas com a tecnologia blockchain passou a ser possível. O executivo apontou que com a Plataforma Verde a JBS passa a ter 100% de controle de seus fornecedores.

O executivo lembrou que ninguém no mundo faz isso hoje. Mesmo assim, destacou que sua empresa está dedicada ao assunto e deverá ser pioneira com a tecnologia.

Por fim, Gilberto avisa que até o final de 2020 já deverá ter os acessos de pecuaristas ao sistema blockchain. Até 2021 de fato será conduzido um projeto-piloto em Mato Grosso, estado com maior quantidade de pecuaristas. A JBS alegou por fim que essa inovação pode ser encurtada e 2025 seria o prazo máximo.

Supremo Tribunal Federal terminou audiência pública sobre clima no Brasil

O lançamento do programa da JBS que envolve a tecnologia blockchain vem um dia após uma audiência pública no STF. Convocada após uma ação do PT, PSOL e PSB contra o governo federal, o Ministro Luís Roberto Barroso é o relator do caso.

Os partidos entraram na justiça apontando que o governo atual negligencia o clima no Brasil. Dessa forma, acusaram o Brasil de entrar em retrocesso, principalmente nos anos 2019 e 2020.

Uma audiência pública foi chamada pelo Ministro do STF, que ouviu várias pessoas nos últimos dois dias. Ao final, Barroso defendeu que o Brasil “precisa da floresta de pé”, e apontou que a agenda de proteção ambiental deve ser eficiente.

Uma das preocupações, no entanto, é que o desmatamento afaste investidores e empresas internacionais do Brasil. Em seu discurso na ONU, o presidente Jair Bolsonaro defendeu que o país tem tido cuidados com a preservação ambiental. Na prática, muitos não concordam com a fala do presidente.

Mesmo assim, empresas como a JBS já adotam tecnologias e buscam provar, na prática, suas ações em prol do clima. No país, não só o desmatamento na Amazônia preocupa, mas também no Pantanal que até recebe doações em Bitcoin para ajudar no combate a incêndios.

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin e Direito criptomoedas e blockchain advogados

Criptomoedas estão em franca expansão, declara OAB

O mercado de criptomoedas está em alta nos últimos anos, mas em 2020 o momento é especial. De acordo com a OAB do Rio...

Aduanas do Mercosul já estão conectadas por blockchain

ObConnect, rede blockchain desenvolvida pelo Serpro para a Receita Federal do Brasil, começou a ser utilizada em outubro para conectar as aduanas do Brasil,...

Líderes da Minerworld são condenados por tentar enganar justiça

Réus envolvidos em uma ação coletiva contra a Minerworld são condenados pela justiça por terem fraudado credores e enganado o processo judicial através da...

Últimas notícias

Aduanas do Mercosul já estão conectadas por blockchain

ObConnect, rede blockchain desenvolvida pelo Serpro para a Receita Federal do Brasil, começou a ser utilizada em outubro para conectar as aduanas do Brasil,...

Líderes da Minerworld são condenados por tentar enganar justiça

Réus envolvidos em uma ação coletiva contra a Minerworld são condenados pela justiça por terem fraudado credores e enganado o processo judicial através da...

Investidor anjo do Uber e Twitter elogia bitcoin e diz que criptomoedas são uma das maiores invenções da história

Naval Ravikant, investidor anjo de grandes empresas como a Uber e o Twitter falou recentemente em um podcast porque acredita que o Bitcoin é...