Durante o feriado do Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos, na última quinta-feira (28), o Exército da Salvação (The Salvation Army) anunciou que continua a aceitar doações em bitcoin para sua 134ª Campanha Red Kattle.
Parte do movimento de igrejas protestantes dos EUA e outros países como Brasil, o Exército da Salvação busca ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Além disso, atua em outros países para oferecer apoio em desastres e outros problemas, apoiando anualmente 27 milhões de pessoas.
Nesta edição, a campanha de arrecadação de fundos contou com apoio do Dallas Cowboys, que ganhou do New York Giants, além dos cantores Lainey Wilson e Jelly Roll.
Let’s kick off the giving season right! Find a Salvation Army Red Kettle near you or donate online to show love to your neighbors in need this holiday season and beyond. pic.twitter.com/cZ6rqY9ORj
— Dallas Cowboys (@dallascowboys) November 28, 2024
Exército da Salvação aceita doações em bitcoin desde 2020
Desde a edição de dezembro de 2020, quando o mundo enfrentava as barreiras sanitárias, o Exército da Salvação abriu as portas para as criptomoedas.
Assim, ao passar a aceitar bitcoin e ethereum como meio de doações, mostraram ao mundo que as moedas digitais descentralizadas vieram para ajudar a levar esperança para mais pessoas e famílias vulneráveis.
Como o maior provedor privado de serviços sociais do país, o Exército da Salvação enfrenta um desafio único neste ano de 2024. “Com cinco dias a menos de doação este ano, as doações são mais necessárias do que nunca para atender à crescente demanda por recursos essenciais, especialmente porque as famílias continuam a enfrentar desafios econômicos“, disse o comissário Kenneth Hodder, comandante nacional do Exército da Salvação. “O coração de Lainey Wilson por retribuir ressoa profundamente com o espírito da Campanha Red Kettle. Esperamos que sua performance inspire as pessoas a se unirem para apoiar aqueles que enfrentam dificuldades nesta temporada.”
Ações também ocorreram em empresas parceiras na última quinta, como Walmart, Sam’s Club, Kroger Family of Stores, Hobby Lobby, Mardel, Walgreens, Rite-Aid, Bass Pro Shops, Cabela’s, JCPenney e centenas de outras mais. Além de criptomoedas, o Exército da Salvação aceita doações em milhas aéreas, ações na bolsa, veículos, cupons de desconto e vários outros itens.
Criptomoedas como novas portas que facilitam doações rápidas e seguras
O fato de o Exército da Salvação aceitar doações em Bitcoin desde 2020 demonstra a crescente aceitação das criptomoedas como uma alternativa viável e moderna para transações financeiras, mesmo entre instituições tradicionais e filantrópicas.
Isso indica que organizações globais reconhecem o potencial do Bitcoin para alcançar doadores em escala internacional, superar barreiras bancárias e atrair uma nova geração de apoiadores que já utilizam tecnologias digitais.
Além disso, reforça a ideia de que as criptomoedas podem oferecer transparência, eficiência e custos reduzidos nas operações financeiras, características alinhadas aos objetivos das organizações que buscam otimizar recursos em prol de suas causas sociais.