Fake News: criptomoeda da China não será criada?

Portal chinês afirma ser Fake News!

Siga no
Muralha da China e Criptomoeda Bitcoin (BTC)
Muralha da China e Bitcoin

O mundo tem visto uma imensa quantidade de criptomoedas (shitcoins), serem criadas nos últimos anos. Entretanto, um rumor espalhado pela mídia mundial parece ter sido apenas fake news, conforme apurou um portal de notícias chinês. Com isso, há indícios de que a criptomoeda da China não será criada em novembro, conforme apontaram algumas fontes.

De acordo com as primeiras informações, o banco central chinês estaria com a criptomoeda pronta para lançamento ainda em 2019. Além disso, as informações seriam de um funcionário do banco. Para o portal de notícias chinês Global Times, entretanto, tudo não passou de um boato.

Criptomoeda da China pode não ser criada nos próximos meses

O portal chinês Global Times disse nos últimos dias que a criptomoeda da China é uma “especulação imprecisa”. Certamente, com a postagem pelo Twitter, o portal afirmou ter refutado a teoria do lançamento desta criptomoeda.

Em meio a atual Guerra Comercial da China com os EUA, muito foi imaginado em cima deste caso. A nova divisa poderia, por exemplo, facilitar transações feitas pela China fora do dólar, esquivando de quaisquer problemas que essa última lhes traz.

Além disso, as grandes empresas chinesas fariam parte do projeto, sendo inclusive os primeiros a receber tais moedas. Dentre os principais favorecidos estariam Alibaba, Tencent e outras grandes companhias do país asiático. Após o recebimento, as empresas ajudariam a espalhar a nova moeda pelo mundo.

Essa moeda, que eventualmente poderia ser criada, seria utilizada ainda pela população chinesa, que é a maior do mundo atualmente. Com isso, o impacto de um eventual lançamento de uma criptomoeda por uma das principais economias do mundo caiu como uma bomba na mídia mundial.

Apesar do portal chinês desmentir a história, a Forbes não desvinculou sua matéria

No último dia 27, mesmo dia em que o Global Times negou a criação da criptomoeda chinesa, a Forbes havia publicado uma matéria sobre este assunto. Entretanto, a matéria da Forbes não foi alterada, mesmo com a negação do portal chinês sobre este caso.

Para a Forbes, a cripto da China será certamente lançada no dia 11 de novembro próximo, apoiada por sete empresas chinesas. Este modelo de lançamento de moeda está sendo visto também na Libra do Facebook, que criou uma associação para sua criptomoeda.

Finalmente, o caso parece estar sendo alvo de discussões pelo mundo, mas ainda não há uma confirmação oficial. Pode ser uma fake news ou não. Os próximos meses serão decisivos para mostrar quem estava certo afinal.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Glaidson dos Santos, líder da Gas Consultoria Bitcoin em Cabo Frio

Empresa do “Faraó dos Bitcoins” nega liberação de saques na próxima semana

A GAS Consultoria Bitcoin, empresa do "Faraó dos Bitcoins", Glaidson Acácio dos Santos, nega que vá liberar os saques aos clientes nesta próxima semana. Isso...
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin flerta com novo recorde de preço

O Bitcoin atingiu um novo recorde de mais de 62 mil dólares na semana passada, e o sentimento de alta continua aumentando enquanto os...

A Euforia já toma conta do mercado? Sinais na rede Bitcoin dizem ainda não

pesar da Extrema Ganância indicada pelo index medo/ganância, análise em cadeia ainda mostra sinais positivos de acumulação. Historicamente nas altas de preço parabólica nos mercados...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias