Autor de fake news sobre Walmart e criptomoeda pode ser preso

Caso o autor da fake news seja encontrado, ele pode ir a julgamento e cumprir uma pena de até 5 anos de prisão por cada acusação, além de multas que podem chegar a 5 milhões de dólares.

Walmart
Walmart

Na segunda-feira, 13 de setembro, um falso comunicado foi publicado pela Globe Newsire anunciando que o Walmart havia fechado uma parceria com a criptomoeda Litecoin. Apesar do mercado de criptomoedas ter pouca regulação, a fake news envolveu o Walmart, empresa listada na bolsa americana, onde leis sobre manipulação são rígidas.

No comunicado de imprensa, o autor do artigo escreveu citações de Doug McMillon, CEO do Walmart, porém elas eram falsas:

“[…]Nós estamos muito animados em trabalhar junto com a Litecoin Foundation, e continuar inovando nossos negócios. A partide de 1º de outubro, todas as lojas de comércio eletrônico terão implementado a opção ‘Pague com Litecoin'”

A falsa notícia rapidamente se espalhou, sendo replicada até mesmo pelo Twitter oficial da Litecoin que logo apagou o tweet após um porta-voz do Walmart desmentir a notícia. Todavia, este tempo já foi suficiente para que o preço do LTC aumentasse mais de 35%, além do volume de negociações.

Preço do LTC sobe 35% em 15 minutos após fake news. Fonte: TradingView

O autor também fez citações falsas de Charlie Lee, CEO da Litecoin Foundation, que cuida do desenvolvimento da moeda:

“[…]Nós estamos emociados e extremamente entusiasmados porque a nossa criptomoeda agora é aceita pelo Walmart, abrindo mais oportunidades para qualquer comerciante aceitar Litecoin no futuro.”

Segundo Lee, também conhecido como Satoshi Lite, em comunicação com a Reuters por e-mail, ele possui apenas 5 LTC e tem bem poucos motivos para ter participado da fake news.

Já o Globe Newsire, site onde a fake news foi publicada, relatou que está pronto para trabalhar com as autoridades na investigação e a encontrar o criminoso.

Além disso, o site postou uma nota sobre a notícia entre a parceria entre Walmart e Litecoin, dizendo para que ela fosse ignorada pelo público e outros jornalistas.

Embora o preço das ações da Walmart pareça não ter sofrido nenhuma alteração, a criação de notícias falsas envolvendo empresas para tentar manipular o mercado financeiro, ao induzir outras pessoas a comprarem ou venderem determinada ação, é um crime sério.

Caso o autor da fake news seja encontrado, ele pode ir a julgamento e cumprir uma pena de até 5 anos de prisão por cada acusação, além de multas que podem chegar a 5 milhões de dólares.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias