Falha em GPUs da Nvidia afeta mineradores de criptomoedas

Gamers também estão correndo riscos com equipamentos e devem proceder à atualização de seus drivers.

Siga no
Placa-mãe pegando fogo, problemas com placas gráficas Nvidia
Placa-mãe pegando fogo

A famosa fabricante de placas gráficas, Nvidia, alertou para uma grave falha no software dos equipamentos. Desse modo, todas as pessoas que usam as GPUs afetadas devem atualizar os drivers o mais rápido possível.

Com as falhas, os usuários podem estar expostos a ataques hackers, comprometendo sistemas operacionais, entre outros. Os mineradores de criptomoedas, por exemplo, estão na lista dos possíveis alvos dos hackers.

Isso porque, como usam equipamentos para minerar criptomoedas, poderiam ser os alvos preferidos dos hackers. Algumas correções já foram lançadas pela Nvidia, outras só chegam a partir da próxima semana.

Confira o caso e a nota da Nvidia sobre os problemas encontrados.

Nvidia alerta para falha em placas gráficas que pode expor computador a hackers

É comum para quem já trabalha com computador manter os drivers sempre atualizados. Esses softwares são fundamentais para fazer com que hardwares e o sistema operacional funcionem.

Contudo, os drivers de funcionamento de placas gráficas da Nvidia foram comprometidos. A falha na segurança foi descoberta no último dia 11 de janeiro de 2021, de acordo com a fabricante.

“NVIDIA lançou uma atualização de segurança de software para NVIDIA® GPU Display Driver. Esta atualização aborda problemas que podem levar à negação de serviço, escalonamento de privilégios, violação de dados ou divulgação de informações.

Para proteger seu sistema, baixe e instale esta atualização de software na página de downloads do driver NVIDIA ou, para a atualização do software vGPU, no Portal de licenciamento NVIDIA.”, disse em declaração de segurança

De acordo com a Nvidia, usuários dos sistemas operacionais Windows e Linux estariam correndo perigo. Para corrigir os problemas, a Nvidia lançou correções de segurança para a falha para alguns dos chips gráficos.

Além disso, usuários dos sistemas operacionais virtuais Citrix Hypervisor, VMware vSphere, Red Hat Enterprise Linux KVM, Nutanix AHV também devem atualizar os drivers. A página de download de drivers Nvidia, inclusive, já foi atualizada com as novas versões.

Falha foi descoberta por pesquisadores chineses e reportada para empresa

Em nota, Nvidia agradeceu a pesquisadores chineses que enviaram para a empresa a descoberta da vulnerabilidade. Com esse relatório, a Nvidia conseguiu correr para corrigir as vulnerabilidades em suas placas.

Apesar disso, as correções das placas Tesla, uma das mais robustas produzidas pela Nvidia, só receberão correções nos próximos dias. A expectativa da empresa é que na semana do dia 18 de janeiro de 2021 os usuários já consigam atualizar esses drivers.

O problema nas placas gráficas Nvidia é sério e pode afetar gamers que são fãs da marca. Além disso, os mineradores de criptomoedas, principalmente aqueles que mineram altcoins, estão entre os afetados.

A Nvidia informou que um hacker que explorar as vulnerabilidades encontradas poderia até manipular o sistema operacional da vítima. Os dados pessoais também poderiam ser facilmente obtidos e divulgados, ou ainda, serem utilizados para práticas de extorsão virtual.

A falha de segurança deve ser corrigida por todos os usuários, o mais rápido possível. Por fim, a Nvidia pede que seus usuários reportem quaisquer problemas que encontrarem para a empresa, para que a correção seja feita o mais rápido possível.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Máquina de minerar Bitcoin

CEO do Twitter compartilha artigo que ensina minerar Bitcoin em casa

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, compartilhou com seus seguidores uma iniciativa que afirma que a mineração de Bitcoin caseira é rentável no mercado. A...
Jogador de Axie Infinity

Família venezuelana sobrevive nos últimos dias jogando Axie Infinity

Uma família da Venezuela sobreviveu nos últimos 15 dias graças ao Axie Infinity, um jogo popular em Ethereum que tem atraído atenção de gamers...
Preço do Bitcoin em alta

Com alta acumulada de 30% no ano, Bitcoin volta a ser o melhor investimento...

Carteira de investimentos com ativos financeiros volta a destacar o Bitcoin como melhor ativo do mês de julho e até do ano após nova...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias