Falsa extensão do Google Chrome rouba 1,4 milhão de criptomoedas

Siga no

Os golpes virtuais para roubar criptomoedas continuam se multiplicando, e parecem ter ganhado força depois da pandemia provocada pelo coronavírus.

Desta vez, hackers estão utilizando uma extensão falsa da carteira virtual Ledger Live, no Google Chrome, para roubar a criptomoeda XRP dos usuários.

De acordo com uma série de tweets do perfil Xrplorer Forensics, mais de 1,4 milhões de tokens do ativo foram roubados.

No momento em que o usuário baixa a suposta extensão da carteira e cadastra seus dados, o aplicativo coleta as senhas das pessoas.

O malware está disponível para download por meio de pesquisas no Google, e os dados das vítimas são coletados pelo Google Docs.

Desta forma, o perfil está fazendo um apelo para que as pessoas não realizem o download deste tipo de ferramenta sem ser de sites oficiais. Há grandes riscos de se fazer parte de golpes.

Apesar do alerta, existem algumas extensões falsas relacionadas a criptomoedas que ainda estão disponíveis no Google Store.

Porém, estas estão com várias críticas negativas, o que torna mais fácil identificar o fato de serem falsas. Ao que tudo indica, esta carteira falsa já estava em operação há algum tempo, uma vez que o próprio Ledger alertou sobre o golpe em 05 de março.

Um alerta para detentores de critpomoedas

Somente em 2019, mais de 4 bilhões de dólares em criptomoedas foram roubados no mundo todo. E devido ao quadro complicado que a economia e as pessoas estão vivendo neste ano, a tendência é de que haja ainda mais crimes desta natureza.

Assim sendo, há uma série de alertas para que as pessoas que negociam ativos digitais fiquem atentas aos diversos tipos de esquema que existem para rouba-las ou chantageá-las em troca de dinheiro.

Dentro deste contexto, a melhor opção é para que as pessoas continuem armazenando suas criptomoedas em carteiras digitais.

Mesmo com o que aconteceu com a Ledger Live este é o método mais seguro. Isto porque, até as Exchanges mais populares já foram hackeadas, o que trouxe grandes prejuízos para seus usuários. Naturalmente tudo é uma questão de confiança e perspectiva, por isto vale a pena avaliar quais as melhores opções para você.

Além de tomar estas precauções, também é importante tomar cuidado com promessas que parecem boas demais para ser verdade.

Há vários golpes focados em promoções, prêmios e falsos websites, além de extensões e aplicativos suspeitos. Diante deste quadro, o que mais importa é manter-se em alerta para qualquer tipo de situação suspeita ou muito fantasiosa.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".
Montes de Bitcoins e Dólares em negociação transação compra venda

Empresa que rastreia criptomoedas desde 2014 compra Bitcoin pela primeira vez

Uma empresa que rastreia criptomoedas para governos desde 2014 anunciou nesta terça-feira sua primeira compra de Bitcoin como reserva de valor. Em 2021, muitas empresas...

Rússia pode usar Bitcoin para evitar sanções dos EUA

Alexander Pankin, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, falou ao Interfax sobre os caminhos que seu país pode tomar para evitar sanções americanas, considerando...
Pop it e distrações criptomoedas alternativas altcoins

Quatro altcoins que são distrações para investidores, na visão do admin do Bitcoin.org

Para o administrador do site Bitcoin.org, as quatro criptomoedas alternativas (altcoins) Shiba Inu, Cardano, Dogecoin e Solana são distrações para os investidores. O discurso acompanha...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias