Falso Satoshi Nakamoto quer processar desenvolvedores de Bitcoin por ferir seus direitos intelectuais

Mais um caso Faketoshi envolvendo processos na justiça!

-

Siga no
Faketoshi
Faketoshi - Imagem: Reprodução Youtube
Anúncio

Pelo visto o Faketoshi, de nome Craig Wright, está envolto em polêmicas com a comunidade. Desta vez, o falso Satoshi Nakamoto afirmou que vai processar os desenvolvedores de Bitcoin (BTC) e BCH.

Já alguns anos Craig afirma ser o criador do Bitcoin, conhecido pelo codinome Satoshi Nakamoto e nunca teve sua identidade revelada. Inúmeras provas já foram solicitadas para Craig provar ser Satoshi, mas nunca foram obtidas.

Como nunca conseguiu provar ser quem alega, o criador do Bitcoin SV passou a ser chamado de Faketoshi. Em janeiro de 2020, por exemplo, Craig confirmou não possuir acesso aos bilhões minerados por Satoshi Nakamoto. A moeda que Craig criou é o BSV, que tem sido acusado de fraude pela comunidade de criptomoedas.

Anúncio

O problema agora é com os desenvolvedores de Bitcoin (BTC) e Bitcoin Cash (BCH). Para Craig, os desenvolvedores dos projetos concorrentes ao seu tem utilizado um material que lhe pertence. O Faketoshi avisou que cabe processo quanto caso.

Falso Satoshi Nakamoto vai processar desenvolvedores de Bitcoin caso não parem de utilizar bancos de dados

De acordo com Craig Wright, o Bitcoin é uma tecnologia que possui ativos (tokens) distribuídos. Além disso, teria sua disseminação de forma descentralizada, com pessoas enviando moedas diretamente para outras, sem intermediários.

Contudo, o desenvolvedor acredita que o registro dessas transações, que é feito no banco de dados lhe pertence. Esse banco de dados também pode ser chamado de blockchain.

De acordo com o Faketoshi, os desenvolvedores do Bitcoin Core e do Bitcoin Cash tem utilizado a blockchain sem sua autorização. Com isso, como é o “único criador do Bitcoin“, afirmou possuir todos os direitos sobre o registro.

Se eu escrevesse um romance usando o Linux como sistema operacional e o OpenOffice como plataforma de edição, o software continuaria sendo de código aberto, mas o produto do meu trabalho não.

Para Craig, as “pessoas têm o direito de utilizar seu software e criar versões alternativas”, processo chamado como fork. Contudo, segundo Craig os desenvolvedores do BTC e BCH tem o desobedecido, ou seja, seram notificados judicialmente no decorrer de 2020.

Mas eles não têm direitos para alterar o protocolo usando o banco de dados subjacente. Fui explícito quando disse isso, apresentando razões para não bifurcar o banco de dados. […] Este ano, estou assumindo o controle e controle do meu sistema

 

Estátua da Justiça
Estátua da Justiça

Faketoshi pede que confiem nele antes que haja envolvimento de advogados

Na postagem em seu blog, Craig Wright ainda tirou um tempo para pedir confiança da comunidade. Essa confiança solicitada seria necessária antes do envolvimento com as notificações judiciais que serão emitidas em breve.

De acordo com Craig, os processos serão abertos pela jurisdição do Reino Unido. Além disso, o fundador do BitcoinSV afirmou que isso só será possível devido ao fato que o “Bitcoin não é um sistema que permite evitar o governo”.

Se esse for o seu objetivo, você deve evitar qualquer blockchain, porque todos os blockchains são rastreáveis.

Em outro ponto, Craig afirmou que a afirmação de que o Bitcoin é um sistema de emissão de moedas é falso. Contudo, o faketoshi afirmou que o Bitcoin é apenas um banco de dados distribuído, e como tal, provê direito de propriedade para seu criador, apesar de nunca conseguir provar ser de fato.

Como criador do Bitcoin, mantenho os direitos sui generis de qualquer cópia do banco de dados criada a partir do Genesis em janeiro de 2009. Não vou renunciar à propriedade. Vou licenciá-lo e já participei de um processo para que o protocolo Bitcoin original, que criei, hoje conhecido como Bitcoin SV, continue, não importa o que aconteça comigo.

Com o falso Satoshi querendo processar os desenvolvedores de Bitcoin, muitos que entram no mercado podem não entender de onde vem esta disputa. Entretanto, até que Craig Wright não comprove ser realmente Satoshi Nakamoto, o que é muito fácil, não terá o respeito que quer com suas, até então, falsas alegações.

Leva tempo para implementar a reparação legal. […] peço desculpas pelo atraso, mas se as pessoas não estivessem violando criminalmente certos Atos, tudo isso não seria necessário agora. 2020 parece ser um bom ano.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Rede social Twitter e Bitcoin (Blockchain)

Blockchain é o futuro do Twitter, afirma Jack Dorsey

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, participou nessa sexta-feira (25) do Oslo Freedom Forum 2020. Durante a conversa, Jack deixou claro que a tecnologia...
DeFi pode ser scam?

DeFi Leaks denuncia golpe, investidor pode ter perdido 10 mil DAI

Uma pessoa que detinha pelo menos 10 mil moedas DAI pode ter perdido tudo. Depois que um novo golpe foi denunciado pelo DeFi Leaks,...
Corretora de Bitcoin e criptomoedas Binance

Site da Binance é banido na Rússia

Nesta última quinta-feira, 24, o site da Binance (maior corretora de criptomoedas do mundo) foi bloqueado e colocado na em uma lista negra da...

Últimas notícias

DeFi Leaks denuncia golpe, investidor pode ter perdido 10 mil DAI

Uma pessoa que detinha pelo menos 10 mil moedas DAI pode ter perdido tudo. Depois que um novo golpe foi denunciado pelo DeFi Leaks,...

Site da Binance é banido na Rússia

Nesta última quinta-feira, 24, o site da Binance (maior corretora de criptomoedas do mundo) foi bloqueado e colocado na em uma lista negra da...

Spotify, Epic Games e Tinder se unem contra Apple

Um grupo de empresas está se reunindo contra a App Store, pois sua política tem sido considerada injusta. Dessa forma, empresas como Spotify, Tinder...