Falso Satoshi Nakamoto quer processar desenvolvedores de Bitcoin por ferir seus direitos intelectuais

Mais um caso Faketoshi envolvendo processos na justiça!

Siga no
Faketoshi
Faketoshi - Imagem: Reprodução Youtube

Pelo visto o Faketoshi, de nome Craig Wright, está envolto em polêmicas com a comunidade. Desta vez, o falso Satoshi Nakamoto afirmou que vai processar os desenvolvedores de Bitcoin (BTC) e BCH.

Já alguns anos Craig afirma ser o criador do Bitcoin, conhecido pelo codinome Satoshi Nakamoto e nunca teve sua identidade revelada. Inúmeras provas já foram solicitadas para Craig provar ser Satoshi, mas nunca foram obtidas.

Como nunca conseguiu provar ser quem alega, o criador do Bitcoin SV passou a ser chamado de Faketoshi. Em janeiro de 2020, por exemplo, Craig confirmou não possuir acesso aos bilhões minerados por Satoshi Nakamoto. A moeda que Craig criou é o BSV, que tem sido acusado de fraude pela comunidade de criptomoedas.

O problema agora é com os desenvolvedores de Bitcoin (BTC) e Bitcoin Cash (BCH). Para Craig, os desenvolvedores dos projetos concorrentes ao seu tem utilizado um material que lhe pertence. O Faketoshi avisou que cabe processo quanto caso.

Falso Satoshi Nakamoto vai processar desenvolvedores de Bitcoin caso não parem de utilizar bancos de dados

De acordo com Craig Wright, o Bitcoin é uma tecnologia que possui ativos (tokens) distribuídos. Além disso, teria sua disseminação de forma descentralizada, com pessoas enviando moedas diretamente para outras, sem intermediários.

Contudo, o desenvolvedor acredita que o registro dessas transações, que é feito no banco de dados lhe pertence. Esse banco de dados também pode ser chamado de blockchain.

De acordo com o Faketoshi, os desenvolvedores do Bitcoin Core e do Bitcoin Cash tem utilizado a blockchain sem sua autorização. Com isso, como é o “único criador do Bitcoin“, afirmou possuir todos os direitos sobre o registro.

Se eu escrevesse um romance usando o Linux como sistema operacional e o OpenOffice como plataforma de edição, o software continuaria sendo de código aberto, mas o produto do meu trabalho não.

Para Craig, as “pessoas têm o direito de utilizar seu software e criar versões alternativas”, processo chamado como fork. Contudo, segundo Craig os desenvolvedores do BTC e BCH tem o desobedecido, ou seja, seram notificados judicialmente no decorrer de 2020.

Mas eles não têm direitos para alterar o protocolo usando o banco de dados subjacente. Fui explícito quando disse isso, apresentando razões para não bifurcar o banco de dados. […] Este ano, estou assumindo o controle e controle do meu sistema

 

Estátua da Justiça
Estátua da Justiça

Faketoshi pede que confiem nele antes que haja envolvimento de advogados

Na postagem em seu blog, Craig Wright ainda tirou um tempo para pedir confiança da comunidade. Essa confiança solicitada seria necessária antes do envolvimento com as notificações judiciais que serão emitidas em breve.

De acordo com Craig, os processos serão abertos pela jurisdição do Reino Unido. Além disso, o fundador do BitcoinSV afirmou que isso só será possível devido ao fato que o “Bitcoin não é um sistema que permite evitar o governo”.

Se esse for o seu objetivo, você deve evitar qualquer blockchain, porque todos os blockchains são rastreáveis.

Em outro ponto, Craig afirmou que a afirmação de que o Bitcoin é um sistema de emissão de moedas é falso. Contudo, o faketoshi afirmou que o Bitcoin é apenas um banco de dados distribuído, e como tal, provê direito de propriedade para seu criador, apesar de nunca conseguir provar ser de fato.

Como criador do Bitcoin, mantenho os direitos sui generis de qualquer cópia do banco de dados criada a partir do Genesis em janeiro de 2009. Não vou renunciar à propriedade. Vou licenciá-lo e já participei de um processo para que o protocolo Bitcoin original, que criei, hoje conhecido como Bitcoin SV, continue, não importa o que aconteça comigo.

Com o falso Satoshi querendo processar os desenvolvedores de Bitcoin, muitos que entram no mercado podem não entender de onde vem esta disputa. Entretanto, até que Craig Wright não comprove ser realmente Satoshi Nakamoto, o que é muito fácil, não terá o respeito que quer com suas, até então, falsas alegações.

Leva tempo para implementar a reparação legal. […] peço desculpas pelo atraso, mas se as pessoas não estivessem violando criminalmente certos Atos, tudo isso não seria necessário agora. 2020 parece ser um bom ano.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Bitcoin ganha novo impulso de alta e supera US$ 34 mil, entenda

O Bitcoin continua a se recuperar de sua queda no início da semana após várias empresas darem sinais que estão correndo para apostar no...
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock

Valor total de transações com bitcoin em 2021 deve superar PIB dos EUA

Pela primeira vez em menos de sete meses, o volume total de transferências com bitcoin ultrapassou US $ 15,8 trilhões. Como resultado, o volume...
CEFI vs DEFI

DeFi vs CeFi: Finanças Centralizadas vs Finanças Descentralizadas

Finanças descentralizadas (DeFi) são uma das fatias mais cobiçadas da indústria de blockchain hoje, mas a ideia em si tem origens muito mais humildes. Na verdade,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias